Destróier HMCS Haida, em Hamilton

Quando eu era criança, meus pais costumavam me levar pra visitar navios da marinha brasileira sempre que eles apareciam no porto de Salvador. Eu achava super divertido e quando descobri que aqui bem pertinho de Toronto tinha um destróier, fiz questão de levar as meninas. Após visitarmos as cachoeiras Webster e Tew, seguimos para o HMCS Haida, ancorado no porto de Hamilton.

Um pouco da história do HMCS Haida.

O HMCS Haida é o navio de guerra mais famoso e condecorado do Canadá pois nenhum outro, até hoje, conseguiu bater seu récorde de navios afundados. Ele ficou em serviço entre 1943 e 1963.

Ele chegou em Toronto em 1964, onde ficou até 2002, sob os cuidados do governo da província. Eu lembro de tê-lo visto ancorado perto do antigo Ontario Place, meio que abandonado logo que cheguei aqui. Mas logo depois ele foi rebocado para um estaleiro, onde passou por uma grande reforma antes de ir para sua nova casa, em Hamilton.
navio-hmcs-haida-hamilton-28navio-hmcs-haida-hamilton-25

HMCS Haida agora serve como um navio museu, aberto para visitação somente de maio a outubro. Ele foi tombado como patrimônio histórico canadense e é administrado pelo Parks Canada.

Curiosidade: todos os navios da frota principal da marinha canadense tem o prefixo HMCS, que significa Her Majesty’s Canadian Ship.navio-hmcs-haida-hamilton-10

A visita

O nosso passeio foi divertido do começo ao final. Ao comprarmos o ingresso recebemos um cartão com o nome da família e a quantidade de tripulantes. No verso do cartão tinha escrito que éramos “sparkers” e durante a visita tínhamos que descobrir qual a função desempenhada por eles.

Dentro do HMCS Haida, além das informações escritas há diversos funcionários para responder perguntas e dar explicações sobre o navio. Muito diferente das experiências nos navios brasileiros, onde entramos e ninguém explica nada.

O caminho é marcado com setas azúis e podemos explorar praticamente tudo. As meninas adoraram e ficaram super curiosas para saber o que era e como funcionavam as coisas, só ficaram com um pouco de medo na hora de subir e descer as escadas.

navio-hmcs-haida-hamilton-4 navio-hmcs-haida-hamilton-5 navio-hmcs-haida-hamilton-8 navio-hmcs-haida-hamilton-7 navio-hmcs-haida-hamilton-6 navio-hmcs-haida-hamilton-14navio-hmcs-haida-hamilton-9 navio-hmcs-haida-hamilton-13 navio-hmcs-haida-hamilton-16 navio-hmcs-haida-hamilton-17 navio-hmcs-haida-hamilton-15O alvonavio-hmcs-haida-hamilton-12Os dois canhões ali atrás ainda estão ativos e são usados apenas em demonstraçõesnavio-hmcs-haida-hamilton-11Na proanavio-hmcs-haida-hamilton-2Girando a manivela do lançador de torpedos, com a ajuda de um marinheironavio-hmcs-haida-hamilton-3 navio-hmcs-haida-hamilton-20

Dentro do HMCS Haida há 4 mascotes escondidos, cada um deles é acompanhado de uma pequena história relacionada ao navio. Isso estimula as crianças a explorarem o navio. No fim, quem achar os 4 ganha uma tatuagem ou adesivo.

navio-hmcs-haida-hamilton-21navio-hmcs-haida-hamilton-22navio-hmcs-haida-hamilton-23Aprendendo a escrever o próprio nome em código morsenavio-hmcs-haida-hamilton-24

No final do tour, descobrimos a função dos sparkers e na saída ganhamos uma fita de cetim preta, chamada cap ribbon, que os marinheiros costumavam amarrar em seus chapéus. Na fita tem o nome do navio onde os marinheiros serviam. A nossa era do HMCS Labrador, o que nos incentivou a pesquisar um pouco sobre a história dele também.navio-hmcs-haida-hamilton-31

É um programa super legal para adultos e crianças!

Informações Úteis

Website: http://www.pc.gc.ca/eng/lhn-nhs/on/haida/index.aspx

Endereço: HMCS Haida National Historic Site – Pier 9, 658 Catharine St N, Hamilton ON  L8L 8K4

Estacionamento: Gratuito

Custo: $3.90 adulto e $1.90 crianças de 6 à 16 anos. Ingresso familiar $9.80 e inclui até 7 pessoas (máximo 2 adultos).

Banheiros: Ficam do lado de fora, perto da bilheteria. Não há trocadores.

Outros passeios para fazer na região

O belo Dundurn Castle em Hamilton

Cachoeiras Webster e Tew, em Hamilton

Um pouco da França e Holanda no sul de Ontário

Niagara-on-the-Lake, a cidade mais charmosa de Ontário


Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte, Instagram @Livi_Souza, Twitter @BaianosNoPN e Google Plus Livi Souza

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. ginapsig disse:

    Humm, maravilha esse passeio em Hamilton! Tudo explicadinho, gostei!

Deixe um Comentário