Crawford Lake e Rattlesnake Point, dois parques lindos pertinho de Toronto.

Não é preciso ir muito longe de Toronto para encontrar um parque lindo para passar o dia, fazer trilhas e aproveitar a natureza. Na região de Halton, por exemplo, tem 8 parques com ótima infraestrutura e com a vantagem de que o ingresso funciona como um day pass. Ou seja, serve para visitar todos eles no mesmo dia. Claro que seria difícil conhecer todos mas numa tarde conseguimos conhecer dois, o Crawford Lake e o Rattlesnake Point. As fotos abaixo foram tiradas numa visita feita no outono mas adoramos as atividades de verão e inverno também.

Update: por causa do COVID-19 agora é preciso comprar o ingresso online, com dia e hora marcada. Esses ingressos são válidos para visitar apenas 1 parque. O website para compra do ingresso está no fim do post.

Crawford Lake Conservation Area

A nossa primeira parada foi no Crawford Lake, uns 60km de Toronto.

O parque é super organizado, possui áreas para picnic e trilhas com vários níveis de dificuldade. Escolhemos a trilha mais curta e fácil, de apenas 1km, que leva ao lago. Ela está marcada em azul no mapa.

A primeira parte da trilha, começa atrás do centro de visitantes e é enfeitada com várias esculturas de bichos. São todas espécies nativas cuja a população vem diminuindo bastante nos últimos anos.

crawford-lake-halton-9 crawford-lake-halton-10

Em menos de 5 minutos já chegamos na beira do lago, de água incrivelmente transparente.

crawford-lake-halton-14crawford-lake-halton-12

A partir daí há um enorme calçadão de madeira que dá a volta completa no lago. A caminhada é super tranquila, tinha gente até com carrinho de bebê. Porém tem algumas escadas.

crawford-lake-halton-13crawford-lake-halton-16 crawford-lake-halton-15

A primeira vista o Crawford Lake parece apenas um lago qualquer mas ele tem um diferencial bem curioso e raro, é meromítico. Ele é muito fundo, para seu tamanho e portanto, as camadas de água no fundo não se misturam com a da superfície. Isso faz com que o ambiente no fundo seja bem inóspito, até para a maioria das bactérias. Isso gerou interesse dos cientistas em estudar o que estava no fundo do lago.

crawford-lake-halton-11

Quando os cientistas examinaram os sedimentos no fundo desse lago, acharam indícios de que o povo Iroquois que habitou aquela região no século 15. Por causa disso eles começaram a buscar outras evidências na região ao redor e acabaram descobrindo o local onde ficava a antiga vila Iroquois.

Hoje, há no parque três réplicas de cabanas, chamadas longhouses, construídas exatamente no mesmo lugar onde elas existiam há mais de 600 anos atrás!

crawford-lake-halton-2 crawford-lake-halton-8 crawford-lake-halton-3crawford-lake-halton-4

Dentro de cada uma das três cabanas podemos aprender um pouco mais sobre a história dos povos nativos. Uma delas abriga um mini museu, a outra um local de escavação arqueológica e a última recria a parte interna com artefatos e itens que eles usavam. Há vários funcionários do parque explicando coisas e tirando dúvidas. Pelo preço do ingresso que pagamos realmente não esperava que fosse tão bem estruturado.

Para quem tem filhos a partir do Grade 3, é uma ótima oportunidade de ver de perto algo que eles aprendem na escola.

crawford-lake-halton-1 crawford-lake-halton-6 crawford-lake-halton-7 crawford-lake-halton-5

Como não fizemos picnic nem outras trilhas, gastamos apenas umas 2 horas lá e deu tempo para irmos em outro parque.

Rattlesnake Point

O Rattlesnake Point fica pertinho do Crawford Lake, numa região mais alta, que proporciona uma vista incrível do Niagara Escarpment.

De lá de cima também dá para ver a silhueta dos prédios de Toronto e Mississauga. Como eu já tinha o ingresso do outro parque não precisei pegar a fila para pagar e entrei direto pelo portão do lado.

As árvores estavam com as cores bem mais vibrantes do que no outro parque.

rattlesnake-point-halton-9 rattlesnake-point-halton-10

Escolhi a Vista Adventure trail com 1,5km que leva aos mirantes. Ela está marcada em vermelho no mapa. Como estamos em cima de uma montanha de pedras, o caminho é meio irregular. As folhas cobriam o chão e algumas vezes eu tropecei, mas nada demais.rattlesnake-point-halton-8rattlesnake-point-halton-11

Nessa trilha há vários pontos de observação e a vista das fazendas parece uma pintura.rattlesnake-point-halton-2 rattlesnake-point-halton-4 rattlesnake-point-halton-1 rattlesnake-point-halton-3 rattlesnake-point-halton-5

Perto de um dos mirantes tem uma escada onde podemos descer e ver o paredão de pedras de perto.

rattlesnake-point-halton-7 rattlesnake-point-halton-6

Também gastamos em torno de 2 horas nesse parque. Não fizemos muito esforço, só apreciamos a paisagem e tiramos muitas fotos.

Atividades o ano inteiro

Todos os parques de Halton ficam abertos o ano inteiro e oferecem atividade de acordo com a estação. Vale a pena conferir!

Informações Úteis

Website: http://www.conservationhalton.ca

Investimento: Adultos (15-64): $6.50 | Crianças (5-14): $5 | Idosos (65+): $5 | Abaixo de 5 anos: Free.

Veja outros posts sobre parques próximos de Toronto

Mountsberg Conservation Area

Forks of the Credit Provincial Park

Elora Conservation Area

Belfountain Conservation Area

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Mariana disse:

    Para quem mora perto vale a pena o family pass, se não me engano custa $115, acabamos indo mais vezes rs. Pra quem tem criança o Kelso é legal, tem uma praia, simples mas boa pros pequenos.
    Agora precisamos ir no Crawford, vi seu post e descobri que nunca fomos… acabamos indo sempre nos mesmos rs. Bjos!

  2. ginapsi disse:

    Muito lindo esse parque. Vou botar na minha lista! Bjs

Deixe um Comentário