Como tirar a carteira de motorista em Ontário + material de estudo

Se você está de mudança para Ontário ou vai ficar morando aqui vai precisar fazer provas para tirar a carteira de motorista de Ontário, mesmo se já possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Aqui o processo para tirar uma carteira de motorista tem 3 etapas. Primeiro é preciso fazer um teste teórico para adquirir a G1 e ter o direito de aprender a dirigir acompanhado de um motorista experiente ou instrutor. Depois de 12 meses (ou 8 se fizer um curso numa auto escola credenciada) pode fazer o teste de rua para receber a G2, que dá direito a dirigir sozinho com algumas restrições. Após mais 12 meses de prática podemos finalmente fazer outro teste de rua e se passarmos receberemos a carteira definitiva (full licence) G. Ou seja, o processo completo vai durar pelo menos 20 meses.

Porém, quem possui experiência dirigindo em outro país não precisa esperar todo esse tempo, se preencher certos requisitos como ter uma carteira válida a pelo menos 2 anos. Portanto se você tem a  Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida pode marcar o teste para fazer a G após adquirir a G1. Para usufruir desse direito é preciso validar a carteira de motorista brasileira perante ao consulado do Brasil em Toronto. A legalização do documento demora 10 dias úteis e custa CAD$22.50. Veja as instruções de como pegar esse documento no site do Consulado Brasileiro em Toronto. Pegue esse documento antes de dar entrada para fazer o teste teórico da G1.

Alguns locais exigem também que a CNH seja traduzida por um tradutor juramentado. Então se informe antes de ir a um Drive Test Centre. O meu marido não precisou de tradução nenhuma, eu tive que fazer todo o processo pois não tinha carteira no Brasil.

Para iniciar o seu processo e obter a carteira de motorista de Ontário, siga os seguintes passos:

1- Estude para o teste teórico

Estude para o teste teórico usando o livro The official MTO Driver’s Handbook. Ele está disponível gratuitamente online no site do MTO ou pode ser adquirido por $ 14.95 + HST online, nos drive test centres, Canadian Tire, Walmart e algumas livrarias. A biblioteca de Toronto também tem cópias para emprestar. Se você ainda não possui um cartão da biblioteca veja aqui como fazer, é gratuito.

Outros materiais de estudo que recomendo são:

  • Apostila em português de Portugal, disponível aqui.
  • MTO Driver’s Handbook em Português, disponível aqui.
  • Baixe o aplicativo G1 Genius Ontario (iTunes | Google Play) que tem simulados com questões da prova, para mim é o melhor de todos.

Para quem não sabe o teste teórico pode ser feito em 20 idiomas, inclusive português.

2- Dirija-se a um Drive Test Centre

Vá a um Drive Test Centre e leve um documento de identidade onde conste nome completo, data de nascimento e assinatura. O passaporte brasileiro válido serve. A lista completa dos documentos que eles aceitam para comprovar a identidade está aqui. Apresente também a carteira de motorista legalizada pelo consulado, caso possua.

Faça o exame de vista lá mesmo e pague a taxa de $158.25 (se tiver que fazer todas as etapas da carteira) e $105.75 (se for apresentar a CNH).

Pode pagar em dinheiro, cartão, money order, certified cheque e até travel cheque.

3- Faça a prova para tirar a G1

O teste teórico não precisa ser marcado com antecedência, ele é feito logo após apresentar a sua documentação. Ele geralmente é realizado num computador mas alguns lugares tem provas escritas. O knowledge test possui 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 sobre legislação e 20 sobre placas de sinalização. É preciso acertar pelo menos 16 de cada tipo para poder passar no teste. Não há limite de tempo então dá para fazer o teste com bem calma. O resultado sai imediatamente.

Se passar receberá a G1 provisória na hora. Esse papel é válido por 90 dias, a G1 definitiva chegará em casa pelo correio em poucos dias. Quem não passar no teste pode pagar $15.75 e tentar novamente.Carteira de motorista de Ontário

4- Marque os testes de rua

Quem não possui CNH brasileira, vai ter que seguir os prazos normais exigidos pelo Ministério do Transporte de Ontário.

Quando sentir que está pronto para fazer o teste da G2 ou G é só ir no site https://drivetest.ca, pagar a taxa e marcar o teste de rua.

O preço para fazer o road test da G é $89.25. Quem apresentou a carteira de motorista quando fez a G1 pode entrar no site e marcar logo, sem precisar esperar.

A diferença entre o road test para pegar a G2 e a G é a dificuldade. Eles são muito mais exigentes com quem vai tirar a G. No teste da G precisamos entrar na highway, fazer uma ultrapassagem, mudar de faixa e sair. Eu fiz o meu em Downsview, desci a Dufferin St, entrei na 401, sentido oeste, e saí na Keele St. Ambos os testes incluem baliza, 3 point turns, estacionamento de ré e virar a esquerda ou direita no semáforo.

Em Ontário quem vai fazer o teste de rua precisa levar o carro então algumas pessoas alugam com a carteira do Brasil ou fazem o pacote para tomar aulas e depois usar o carro da auto escola. Mesmo se você já tiver experiência dirigindo no Brasil, eu recomendo fazer umas 2-3 aulas em uma auto escola para pegar os macetes para passar no teste daqui. Os examinadores avaliam certos comportamentos como por exemplo, checar o ponto cego olhando por cima do ombros, coisa que no Brasil não fazemos.

Eles olham vários pequenos detalhes e vão marcando, então se tiver muitos errinhos corre o risco de ser reprovado. Além disso existem algumas ofensas que se você cometer é reprovado na hora, como passar direto numa placa de STOP. Quando há uma placa de STOP precisamos parar completamente (não vale rolar), olhar para um lado, para o outro e só depois seguir em frente.

Basicamente é isso que precisamos fazer para tirar a carteira de motorista de Ontário. Qualquer dúvida é só deixar um comentário aí embaixo.

Leia também

Dicas para quem vai dirigir em Ontário

Dicas para quem vai dirigir no inverno


Todos os valores e regras mencionadas no post são válidos em Fevereiro de 2018.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Mariana disse:

    Oi Livi,

    Parabéns pelo post! Muito úteis as informações que você colocou aqui.
    Uma dúvida: quando você agendou o teste de rua, havia datas próximas para a realização do teste ou você teve que esperar bastante entre o agendamento e o teste? Se sim, mais ou menos quanto tempo você esperou?

  2. Cecilia Paes disse:

    Eu nao sabia que dava pra fazer a prova pratica em outras linguas. Ja tenho da G1, mas me apavoro soh de pensar em saber os nomes dos equipamentos do carro em ingles… por isso ainda nao fiz o road-test… rsrr. Obrigada pelas dicas.

    • Livi disse:

      Oi Cecilia,
      Dá para fazer apenas o teste teórico em outro idioma. O road test é em inglês mas é super tranquilo pois eles falam apenas os comandos tipo turn right, turn left, change lanes, take the next exit, park here, etc. Pode ir sem medo! Beijos

Deixe um Comentário