Como se preparar para o inverno em Toronto

Hoje é dia de post do projeto #VidaemTO e dessa vez trazemos dicas valiosas de como se preparar para o inverno em Toronto

Eu já escrevi sobre algumas regrinhas básicas para sobreviver ao inverno então no post de hoje vou tentar explicar melhor alguns pontos que não falei antes e também ensinar alguns cuidados que precisamos ter com a casa. Vamos lá!

inverno-9

Arrume o guarda-roupa

As roupas e calçados que usamos durante o inverno fazem toda a diferença. A coisa mais importante para não passar frio é ter um bom casaco. Os que são recheados de pluma (down filled) são os melhores e eles não custam barato. Planeje gastar pelo menos uns $100. Lojas como a Winners ou outlets vendem bons casacos a preços melhores.

Também é preciso ter uma bota de qualidade, impermeável e que aguente as baixas temperaturas.

Além disso tem os acessórios como: luvas, cachecóis, calça térmica e gorro. A calça impermeável é obrigatória para quem quer brincar ou fazer esportes na neve.

Ah e não espere o inverno chegar para começar a procurar essas coisas. O frio pode dar o ar da graça em outubro ou novembro e você não terá o que vestir20140109-193433.jpg

Cuide-se

A nossa pele, nariz e lábios sofrem bastante por causa do frio e do ar seco. Lábios partidos, sangramento no nariz, ressecamento e machucados na pele são alguns dos inconvenientes que o inverno rigoroso nos traz.

Para não sofrer use hidratantes, protetor labial e compre um bom umidificador para a casa. Todos esses produtos e explicações mais detalhadas sobre os  cuidados básicos que precisamos ter estão nesse post.

Hidratantes-inverno

Carro

Eu tenho um post cheio de dicas de como se preparar e dirigir no inverno. Tudo que eu faço está explicadinho lá e sugiro a leitura para quem tem ou pensa em alugar um carro nessa época.

inverno-2

 

Temperatura em Toronto

Eu não preciso dizer o quanto é importante saber qual a temperatura que vamos enfrentar.

Nos meses que precedem o inverno já começa a esfriar e não é incomum termos dias com temperaturas próximas ou abaixo de zero no fim de outubro e novembro. Durante os meses de dezembro a março a temperatura geralmente fica abaixo de zero, podendo chegar a -25ºC ou mais frio se tiver inflação.

Eu chamo de inflação o tal do wind chill, que em português significa índice de resfriamento. O wind chill é a sensação térmica que sentimos na pele de acordo com o vento. Quanto mais vento mais frio fica e quanto menor a temperatura maior a inflação. Então a temperatura pode estar somente -5ºC mas a inflação faz com que a sensação térmica esteja -8ºC,-10ºC, -15ºC… Quanto está -25ºC qualquer ventinho faz descer pra -30ºC, -32ºC… O pior que já peguei em Toronto foi quase -50ºC com a inflação. Não quero assustar mas isso acontece quando aparece um polar vortex da vida.

Para acompanhar a friaca baixe um app sobre previsão do tempo e vista-se de acordo.

inverno-3

Preparando a casa para o inverno

Nós moramos em casa e é preciso ter alguns cuidados que quem mora em apartamento, por exemplo, não precisa ter. E tentamos não deixar as coisas pra última hora.

A primeira coisa que fazemos é guardar os brinquedos, a churrasqueira do marido e os vasos de plantas na garagem.

Depois drenamos todas as mangueiras e fechamos a transmissão que leva a água lá para fora. Água parada em um cano ou mangueira vai congelar, expandir e danificar tudo.

Também é importante olhar se está tudo em ordem do lado de fora, se não há nenhum vazamento, infiltração ou outro problema qualquer. Melhor arrumar antes do inverno do que durante.

Do lado de dentro precisamos ter detetores de fumaça e monóxido de carbono, que são obrigatórios por lei.

inverno-1

A máquina de aquecimento é sua melhor amiga!

Todas as casas aqui possuem um sistema de aquecimento. Na minha casa temos uma furnace, ou máquina de aquecimento, que mantém a temperatura interna mais aconchegante que a do lado de fora. É super importante que ela esteja funcionando 100% para não me deixar na mão.

Por isso, uma vez por ano chamamos um técnico para dar manutenção na nossa furnace. Pagamos uns 3 dólares por mês na conta de gás para ter esse serviço. Trocamos também o filtro da máquina sempre que necessário. Filtros são vendidos no Canadian Tire, Home Depot, Lowes, Walmart, etc.

De vez em quando também chamamos uma empresa pra limpar os dutos por onde saem o ar quente, para evitar o acúmulo de poeira.

Uma coisa que muita gente não entende é que mesmo que não tenha ninguém em casa, o aquecimento precisa estar ligado. Você pode diminuir bem a temperatura quando sair pra trabalhar ou for viajar mas nunca desligue o aquecimento. Se a temperatura interna da casa chegar a zero a água dentro dos canos vai congelar, expandir e partir os canos. Acredite, já vi isso acontecer!

Durante a tempestade de gelo de 2013 nós ficamos sem aquecimento por uns dias e tivemos que fechar as transmissões para não deixar água parada nos canos.

image

Limpeza da neve

Em Toronto existe uma lei que obriga todos os proprietários ou ocupantes a limparem a calçada em frente à sua casa em até 12 horas depois de uma nevasca. É preciso também aplicar sal ou outro produto similar para evitar que o chão fique escorregadio. Quem não fizer pode levar multa de $125.

E se alguém cair na sua calçada porque você deixou de fazer, você será processado. Em algumas áreas a prefeitura é responsável pela limpeza. Para escadas e acesso à propriedade temos 24 horas. Se o caminho até a sua porta estiver cheio de neve o correio não entrega as cartas, por exemplo.

Como nós temos uma área grande, investimos numa máquina de tirar neve, além da pá que todo mundo precisa ter. Essas máquinas não são baratas mas se esperar até o fim do inverno vai conseguir descontos ótimos. Foi assim que compramos a nossa.

inverno-5

Se você possuir um driveway longo ou tem jma área grande pra limpar melhor investir numa máquina de tirar neve, além da pá que todo mundo precisa ter. Afinal não há braço que aguente.

Infelizmente rssas máquinas não são baratas mas se esperar até o fim do inverno vai conseguir descontos ótimos. Foi assim que compramos a nossa.

NIK_4422-web

Prepare-se psicologicamente

Por último, mas não menos importante é se preparar psicologicamente para enfrentar meses de frio e pouca luz do sol.

Confesso que fico meio down e tento sempre buscar coisas diferentes para fazer. Apesar da vontade enorme que eu tenho de hibernar e ficar em casa até o fim da friaca eu me forço a sair, faço atividades de inverno, reuno os amigos, vou em restaurantes diferentes, organizo brincadeiras para as crianças.

Enfim, o importante é focar em todas as coisas positivas que podemos aproveitar e seguir em frente. Bom inverno para vocês!

 #VidaemTO

Agora vamos dar uma olhadinha nas dicas das outras blogueiras que estão participando do projeto #VidaemTO.

image

Mirella | Blog Casal Mikix

Gabriela | Gaby no Canadá

Mariana | Virei Canadense

Carina | Outside Brazil

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Gabriela disse:

    Adorei Livi. Muito importante falar sobre os cuidados com a casa – a gente mora em Townhouse e todos os cuidados de inverno estão inclusos nas taxas mensais (ufa! hehehe). Beijos

Deixe um Comentário