Como é morar em Toronto, Ontário – Perguntas e respostas

Com o intuito de ajudar quem está planejando se mudar para o Canadá, ou procurando mais informações sobre uma determinada cidade canadense, resolvi fazer um novo projeto no blog. Criei um questionário com algumas das perguntas que recebo com mais frequência e convidei algumas pessoas, que moram em outras cidades para responder.

Assim ficará fácil ler todos os depoimentos e comparar como é a vida em cada cidade.

Todas as respostas são baseadas na vivência e opiniões de cada um. Fique à vontade para deixar uma pergunta ou contribuição na caixa de comentários, abaixo.

Vou começar falando sobre como é morar em Toronto. Os próximos posts do projeto serão sobre as cidades de: Mississauga (ON), Bathurst (NB) e Victoria (BC). Fiquem ligados!

Morar em Toronto

Se apresente:

Eu sou a Livi, moro em Toronto desde 1998. Inicialmente viemos para cá estudar porém acabamos gostando da cidade e imigrando.

Moro com meu marido, duas filhas (10 e 8 anos) e um gato.

Fale um pouco sobre a sua cidade

Toronto é a capital da província de Ontário e maior cidade canadense.

É uma cidade diversa e multicultural, onde qualquer pessoa pode se sentir em casa.

Toronto tem vida agitada, corrida, estressante, mas ao mesmo tempo divertida. Não faltam opções de entretenimento e lazer, além de muita área verde.

A cidade também oferece segurança para seus moradores. Isso para mim é o mais importante de tudo. Posso andar na rua tranquila, levar minhas filhas num parquinho e não ter grades nem muros na frente da minha cada.

A oferta de emprego na cidade é muito boa, principalmente nas áreas de: finanças, tecnologia, administração, atendimento ao cliente, comércio, vendas e construção. A indústria de filmes também é forte aqui.

Toronto é a cidade onde as novidades aparecem, onde os eventos ficam sempre lotados e onde você aprende a se planejar com muita antecedência.

Morar em Toronto

Como é o clima de Toronto?

Toronto tem um verão quente e inverno frio. Mas por causa de sua proximidade com o lago, ela acaba sendo mais úmida no verão e menos fria do que cidades logo ao norte, como Barrie.

O inverno é longo, frio e vai mais ou menos de novembro até março. Nessa época, a cidade recebe em média 1,5m de neve, distribuídos ao longo dos meses. Mas de vez em quando cai bem mais do que isso!

Chove mais na primavera e no outono. No verão temos umas tempestades doidas com raios e trovões mas logo passa. Outono e primavera são estações lindíssimas, coloridas e com clima muito agradável!

Mas não pense que aqui não faz calor no verão. Temos temperaturas na casa dos 30 e poucos graus e até alguns dias super quentes com temperaturas de 40°C, ou mais!

Para resumir:
De dezembro a fevereio – friozão
Março e abril – friozinho
Maio e junho – agradável
Julho e agosto – calor
Setembro e outubro- agradável
novembro – friozinho

Veja a temperatura média na cidade mês a mês.

Por que você escolheu essa cidade para morar? Caso tenha morado em outra cidade canadense antes, o que te levou a se mudar?

Na época que viemos, escolhemos Toronto por ser a maior cidade, por ter mais opções de escolas, mais oportunidades de empregos e a facilidade de voos para o Brasil.

Gosto muito de morar em Toronto e sou feliz com a escolha que fiz. Nunca morei em outra cidade canadense.

Qual o tipo de imóvel você mora? Foi difícil encontrar?

Atualmente, moramos numa casa semi detached, ou seja, ela é colada com outra de um lado. A casa tem aproximadamente 165m², 3 quartos, 2 banheiros e 3 andares, incluindo o basement (subsolo). Nós mudamos para cá em 2008 e na época não foi difícil encontrar. A cada é própria e não alugada.

Qual é o preço médio de aluguel de um imóvel similar ao seu?

Nos dias de hoje, se fôssemos alugar um imóvel similar a esse, no mesmo bairro, o preço do aluguel seria em torno de $2800 à $3000 por mês, bem mais do que eu pago de prestação ($1800 por mês). Claro que esse preço vai depender do estado em que se encontra o imóvel. O nosso está todo novinho, tem fogão, geladeira, máquina de lavar louças, microondas, lavanderia e basement acabado.

Como é o transporte público da sua cidade? Dá para se virar sem carro?

O sistema integrado de transporte público de Toronto dispõe de metrô, ônibus e bonde. O transporte público de Toronto está bem sobrecarregado e precisa de mais investimento porém funciona e dá para se locomover numa boa, sem precisar de carro.

Em Toronto, assim como outras cidades canadenses, nós podemos usar um cartão chamado Presto Card, para colocar passes mensais ou pagar a passagem individual. Com esse cartão, temos a vantagem de ter transporte ilimitado para qualquer direção, por duas horas, quando usamos o Presto. Então, quando precisamos sair para resolver coisas rápidas, conseguimos ir e voltar pagando somente uma vez.

Além disso há a possibilidade de se conectar com as cidades vizinhas através do GoTrain ou GoBus.

No inverno é mais inconveniente se locomover de transporte público mas não é impossível.

Como é o custo de vida?

Como é de se esperar de uma metrópole, o custo de vida em Toronto é alto, principalmente em relação a moradia, quando comparamos com outras cidades canadenses.

Alguns exemplos de preços de produtos do dia a dia:
– Pacote de pão de forma: $2.99
– 1 dúzia de ovos: $2.99
– 2l de leite: 3.99
– Pacote de pão de queijo Yoki:$4.99
– Arroz (kg): $4
– Feijão (kg): $4.99
– Picanha (kg): $17.50
– Passagem de ônibus/metrô: $3.25
– Passe mensal para o transporte público: $151.15
– Gasolina (L): $1.20

Os preços vão depender muito do supermercado. Geralmente o Frills, Food Basics e Freshco tem preços melhores do que Loblaws, Metro, Fortinos ou mercados de bairro, por exemplo.

O que acha das escolas ou creches? Foi difícil a adaptação das crianças.

As minhas minhas nunca foram para a creche e elas nasceram aqui, então não houve problemas com adaptação.

Apesar de muitas vezes não gostar do método de ensino (principalmente da matemática), eu acho que no geral as escolas daqui são boas. Porém vai depender muito da localização, do professor e do diretor.

Sim, um diretor faz toda a diferença! Aqui as escolas mudam de diretor a cada 4-5 anos, e toda vez que ocorre essa mudança, reflete na maneira como a escola funciona. A escola que as meninas estudam funcionava melhor com o diretor antigo. Os professores continuaram os mesmos, porém o rendimendo dos alunos caiu quando entrou a nova direção. A nova diretora muitas vezes prioriza coisas que eu acho que não são tão importantes e acaba faltando dinheiro do orçamento para comprar um livro ou recurso para a sala de aula, por exemplo. É sempre uma briga nas reuniões com o conselho de pais…

A gente consegue ter uma ideia de como anda o desempenho de uma escola, olhando os resultados de testes como EQAO e Fraser, como já expliquei aqui. Porém esses testes são apenas um pequeno indicativo e não mostram o cenário completo. A gente só vai descobrir mesmo conversando com outros pais e no dia a dia escolar.

Se você puder, se envolva com o conselho de pais e participe das decisões que são tomadas. Assim você saberá exatamente tudo que está acontecendo.

Leia esse post contando a minha opinião sobre o sistema educacional canadense.

Foi muito difícil encontrar trabalho?

Eu cheguei aqui com 19 anos e só possuia uma formação técnica, na área de química. O meu marido tem um diploma de engenharia de processos petroquímicos. No começo foi difícil encontrar trabalho, especialmente na nossa área, por não ter experiência canadense. Então resolvemos trabalhar no primeiro lugar que aparece, só para conseguir experiência e referência profissional.

Diante da dificuldade em achar emprego nas nossas áreas, acabamos mudando de área. Eu fiz um curso no college na área de administração e foi bem fácil achar um trabalho depois.

Mais a frente fiz outro na área de design gráfico e atualmente trabalho como freelancer, em paralelo com a agência de intercâmbio que abri no ano passado. O marido também é autônomo.

Pontos positivos e negativos sobre morar nessa cidade.

Positivos:

– Toronto é uma cidade grande, multicultural, com muitas oportunidades profissionais e educacionais.

– Encontramos praticamente tudo em relação a alimentos e produtos do brasileiros (e de outros países também!).

– Temos uma ótima infraestrutura de lazer, acesso a cultura, bibliotecas públicas, museus, piscinas etc.

– Mesmo estando dentro de uma metrópole, temos muita área verde e parques, para ficarmos em contato com a natureza.

– Temos um aeroporto internacional, de onde parte diariamente um voo direto para o Brasil.

Negativos:

Toronto tem problemas de cidade grande, como por exemplo, engarrafamentos, sistema de transporte público sobrecarregado, pessoas mais impacientes, etc.

Mas em minha opinião, os pontos negativos que mais pesam, principalmente para quem está chegando, é o alto custo de vida e a dificuldade de encontar moradia.

Morar em Toronto

Que conselho(s), ou dica(s), você daria a alguém que esteja pensando em morar nessa cidade.

Se você pretende mudar para Toronto, aqui vão algumas dicas essenciais:

– Muitas pessoas preferem se mudar no verão, além disso, a cidade fica mais cheia de estudantes nessa época. Portanto entre os meses de junho e agosto, há uma demanda ainda maior para alugar imóveis. Essa é a época mais difícil para arranjar acomodação. Os preços de aluguel, hotéis e Airbnb, também estarão no auge. Se você tiver flexibilidade, recomendo vir um pouco antes, ou depois.

– Se você vem sozinho, considere dividir o apartamento com alguém, pelo menos no primeiro ano.

– Quanto mais perto do centro da cidade, mais caro o aluguel. Então procure opções um pouco mais distantes do centro, mas que sejam relativamente próximas do metrô, para facilitar sua locomoção.

– Se você tiver filhos, busque bairros que tenham boas escolas e sejam mais kid-friendly. Já falei sobre os bairros aqui e sobre as escolas aqui.

– A melhor forma de se locomover para o centro de Toronto é usando o transporte público. Estacionamento no centro é caríssimo e o trânsito, um pesadelo.

– Procure o centro comunitário mais perto da sua casa e veja qual o tipo de atividades eles oferecem para adultos e crianças. Os centros oferecem atividades com baixo custo e a oportunidade de conhecer outras pessoas que moram em seu bairro. A lista de programas também está disponível online, como expliquei nesse post.

– Lembre-se que é proibido beber na rua.

– Comece a procurar o seu médico de família assim que chegar pois as vezes demoramos um pouquinho para encontrar um que esteja aceitando novos pacientes. Saiba mais sobre isso aqui.

– Tome cuidado na hora de fechar um aluguel para não tomar um golpe. Infelizmente acontece muito. Veja minhas dicas e informações sobre aluguel.

– Eu sei que o alto custo de vida assusta as pessoas que pretendem morar em Toronto mas uma coisa muito importante a ser colocada na balança é que aqui há muito mais oportunidades profissionais do que em qualquer outro lugar no Canadá. E se o preço de moradia está pesado, considere morar numa das cidades vizinhas (GTA) e trabalhar em Toronto. Você terá o melhor de dois mundos.

É isso gente, se tiverem outras dúvidas e perguntas sobre morar em Toronto, deixem aí embaixo.


Se você mora em alguma outra cidade canadense e gostaria de participar desse projeto, me manda um email no baianosnopolonorte arroba gmail ponto com (escrevi assim senão fico recebendo um monte spams). Vou dar preferência a quem possui um blog, canal no Instagram ou YouTube, sobre o Canadá. Mas não é obrigatório.

Outros posts já publicados:

– Como é morar em Mississauga (ON)

– Como é morar em Bathurst (NB)

Como é morar em Victoria (BC)


Esse projeto foi inspirado em outros posts similares, que recomendo a leitura

– Blog Colagem – Como é morar nos EUA
– Blog Canadiando – Imigração Canadense: Você conhece  bem o país que deseja morar?
– Expat Arrivals – Q & A about moving to Toronto
– Morar em Portugal – Perguntas e respostas sobre morar em Portugal.
– Blog Mapa de Londres – Como é morar em Londres

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Paulo Haroldo disse:

    Entre “o melhor de 2 mundos” existe 1h30 de transporte público, se você mora em alguma cidade da GTA, como Markham (a minha), Richmond Hills ou Vaughan. É o caso de se pensar entre isso e ter um carro. Mas muitas vezes o trânsito em downtown é um inferno mesmo, e se não achar vaga em estac. municipal (nem sempre possível e barato), vai pagar por volta de $25 num estac. particular.

  2. Adorei a matéria! Muitas dicas boas e esclarecedoras! Estivemos em Toronto recentemente e adoramos a cidade!!

  3. Danilo disse:

    Adorei o artigo!!
    Mas fiquei com uma dúvida, o que é GTA?

  4. Amei o artigo e as dicas, cada dia mais eu penso em ir morar fora do Brasil, Canadá com certeza está no topo da minha lista mas meu marido esta sempre relutante. Pelo menos para viajar eu sequestro ele e dou uma passadinha ai.

Deixe um Comentário