Centros comunitários: recreação ao alcance de todos

Uma coisa bem bacana aqui no Canadá são os centros comunitários. Existem mais ou menos 134 somente em Toronto. Toda cidade, por menor que seja, conta com um. É um lugar onde cidadãos de um bairro podem buscar informações, se reunir para eventos sociais, educacionais e praticar atividades recreativas. É especialmente valioso para recém chegados pois é uma forma de conhecer pessoas com os mesmos interesses e facilitar a integração na nova cidade ou país. Estudantes e intercambistas também podem aproveitar para praticar inglês.8527095269_e32b5a14ac_z

Gostaria de ter começado a frequentar os centros comunitários logo que cheguei, especialmente os programas recreativos, que são subsidiados pela prefeitura e por um preço bem baixo é possível praticar esportes em grupo, natação, dança, ginástica aeróbica, patinação, etc. Só fui usar depois que as meninas nasceram.

 

As atividades

Todas atividades disponíveis são listadas num guia, que sai duas vezes por ano. Em agosto sai o guia outono/ inverno e outro em fevereiro o primavera/ verão. Sai uma versão impressa e outra digital, ambas gratuitas. Como Toronto é muito grande eles dividem em 4 guias.

image

No início de setembro começam as matrículas para os cursos oferecidos no outono e inverno. E em março para os que começam na primavera e verão. veja as datas nos links do fun Guide acima. Há atividades de lazer para todas as idades, de bebês a idosos. O tipo de programa oferecido vai de acordo com o tamanho e infraestrutura de cada centro. Tudo fica agrupado por faixa etária. Tem para adultos também viu!

O meu programa favorito para as crianças de 2,5 a 4 anos é o Creative Playtime. É organizado para preparar as crianças para a escola. Os pequenos tem uma rotina parecida com a que terão no jardim de infância. Cantam músicas, fazem trabalhos artísticos, lancham e depois praticam atividades físicas. Passam 2 horas lá, com 3 professoras. No ano que vão para escola há uma graduação no fim do programa.

Como se matricular

Antes de fazer a matrícula é preciso se cadastrar preenchendo um formulário e enviando por email para pfrcustomerservice@toronto.ca ou por fax (416) 392-1551, ou ligando para (416) 338-4386, de 8:30h às 16:30h. Pelo telefone recebemos o Family e Client Number na hora. Depois é só entrar no Fun Online e fazer a matrícula. É legal fazer pelo menos um dia antes para ter tudo em mãos na hora que começa a matrícula.

A única ressalva é que os programas são disputados por mais de 2,7 milhões de habitantes então é preciso fazer o login as 7 da manhã no primeiro dia da matrícula, especialmente para natação, dança, esportes, camps e qualquer coisa relacionada a atividades de inverno. A maioria dessas vagas se esgotam na primeira hora. O sistema fica bem sobrecarregado e ficamos clicando que nem loucos para conseguir entrar no site 🙂 A prefeitura anunciou uma melhora no site a partir de setembro/2016 que promete facilitar a nossa vida.

Preços

Residentes de Toronto pagam mais barato pelos programas do que os residentes de cidades vizinhas. Por exemplo, para crianças de 3 a 5 anos 21 aulas de ballet (30 minutos cada) com recital no fim do curso (num teatro), custa $86 para residentes e $126 para residentes de outras cidades. Geralmente no dia do recital contamos com a ajuda de voluntários para fazer o cabelo das meninas e ajudar na organização. O futebol para a mesma faixa etária custa $38 e $77 para residentes e não residentes, respectivamente, 9 aulas (1h cada).

image

Programas em outras cidades

As cidades vizinhas também oferecem programas recreativos em seus centros comunitários. Já fizemos natação em Vaughan, mesmo não morando lá. Veja nos links abaixo o que algumas cidades vizinhas tem a oferecer.

Acostume-se a frequentar  centros comunitários

Como disse antes, além de programas os centros comunitários promovem a união da comunidade. Então tem sempre algum evento acontecendo neles. Aproveite para sair e conhecer pessoas.

Uma coisa que já virou tradição aqui em casa é ir nas festas de Halloween do centro aqui perto. Eles enfeitam tudo e distribuiram doces para a criançada.

image

Perto daqui de casa acabaram de inaugurar um centro que tem academia, quadra esportiva, pista de corrida e piscina coberta. Tudo de graça para a população aproveitar.

Essa é a minha dica para os recém chegados e famílias que procuram atividades para seus filhos, procure o centro mais próximo da sua casa e aproveite tudo que ele tem a oferecer.

Foto no início do post de Tai Viinikka via Flickr Creative Commons

 

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Sara disse:

    Muito bom Esse post. Me inscrevi esse ano e estou doida para começar com minha Bebe. Só ficou uma duvida, talvez voce possa ajudar. Me inscrevi em 3 horarios diferentes (Como sugerido no site) por não saber qual estaria disponivel. Agora não sei em qual fui aceita. Qdo faço login OS 3 horarios aparecem. Sera q consegui OS 3? Caso sim vou querer abrir mao para outros poderem participar…

    • Livi disse:

      Olá Sara,

      Se você pagou a taxa quando fez a inscrição então está nos três mas quando as vagas se esgotam aparece escrito “waitlist”, que quer dizer lista de espera. Nesse caso eles entram em contato se alguém desistir e tiver vaga para você. Abraços

  2. Ana disse:

    Centros comunitários são tudo de bom mesmo! Aqui em Vancouver a gente usa direto também, e desde que chegamos, porque a mais velha era bem pequena. Realmente pra criança tem muita opção de atividades.

    Achei curioso essa taxa diferenciada para residentes de outras cidades. Eu já matriculei as minhas em cidade diferente e pagamos sempre o mesmo que os residentes. Talvez porque a região de Vancouver seja bem menor que a de Toronto?

    As vagas aqui se esgotam super rápido também, principalmente para festas de aniversário! Se deixar pra marcar em cima da hora, não acha vaga nenhuma.

    • Livi disse:

      Que legal que aí não há diferença para moradores de outras cidades. Pelo menos aqui eles não são tão criteriosos para verificar o endereço, eu tenho cadastro em Toronto com meu endereço e outro na cidade vizinha com o endereço de uma amiga, um monte de gente faz a mesma coisa hahaha.

      No fim era melhor ser como em BC, né? 😀

Deixe um Comentário