A Catedral abandonada de Cathedraltown

Com certeza todos que andarem na highway 404 não deixarão de notar uma enorme e imponente catedral ao norte da Major Mackenzie Dr. Até as minhas filhas notaram! No nosso passeio de ontem passamos bem próximos e, como tenho uma queda pela arquitetura de igrejas, decidi chegar mais perto para olhar. As meninas ficaram doidas gritando “castelo, castelo, castelo…vamos lá ver se tem princesa”. Aproveitei para explicar pela enésima vez a diferença entre castelo e igreja. 😉

NIK_95879-webA catedral estava fechada, a imagem acima da porta foi raspada e seu interior cheio de andaimes que podiam ser vistos através das enormes janelas. Aquilo me deixou bastante curiosa e precisava saber por que aquela igreja tão grandiosa estava assim com aspecto de abandonada.

image

Não foi difícil encontrar a história da Slovak Cathedral of the Transfiguration. Uma catedral que nasceu de um sonho, inspirou o nome de uma comunidade (Cathedraltown), já serviu de cenário de filme de terror e que hoje está fechada.

A catedral começou a ser construída em 1984 e foi consagrada pelo Papa João Paulo II. O projeto foi um sonho de Stephen B. Roman, um imigrante eslovaco que se tornou magnata da mineração. Ele cedeu o terreno e gastou mais de 10 milhões de dólares do próprio bolso para dar o pontapé inicial na construção da igreja. A arquitetura foi inspirada na catedral de sua cidade natal Velky Ruskov, na Eslováquia. Após sua morte em 1988, começou uma disputa pela posse da catedral entre a diocese da igreja Católica Bizantina Eslovaca e a filha de Roman, que ficou responsável pela conclusão da obra.

NIK_9584-web

Em 1995 o exterior da igreja foi usado como cenário no filme de terror “In the Mouth of Madness” (“A beira da Loucura” no Brasil). A permissão de filmagem foi dada pelo padre que ocupava a catedral na época e mediante ao pagamento de $10.000 para a diocese. No filme a catedral foi descrita como Black Church, casa de uma criatura da escuridão (demônio), um lugar de dor e sofrimento. A família não gostou nem um pouco. O padre alega não ter lido o roteiro.

mmbsab7

Um dos posters do filme com a igreja ao fundo

Em 2006 a comunidade de Cathedraltown foi estabelecida próxima a catedral. No mesmo ano, sem chegar a um acordo com a filha de Roman o bispo da igreja Católica Bizantina Eslovaca removeu o Santíssimo Sacramento do altar e proibiu a celebração de missas na igreja. A filha deseja concluir o projeto de acordo com o sonho de seu pai e só depois repassar para a diocese.

Hoje, quase 30 anos depois do início da obra e com mais de $30 milhões gastos, a catedral ainda está incompleta. A última vez que a igreja foi aberta ao público foi em 2008, para um concerto de Natal.

Se estiver passando na região não deixe de dar uma paradinha para apreciar essa obra tão grandiosa, mesmo que só pelo lado de fora.

NIK_9585-web

 

Curiosidades sobre a catedral

– O arquiteto que planejou o interior da igreja foi Donald Buttress, que ajudou na restauração da Westminster Abbey, na Inglaterra.

– Os domos da igreja são de ouro 22 quilates.

– O conjunto de sinos é o maior do mundo.

– O mosaico do interior possui aproximadamente 5 milhões de pedaços.

– A catedral tem 70 metros de altura, 70 de comprimento e cabe mais de 1000 pessoas.

NIK_9588-web

image

– Website da Slovak Cathedral of the Transfiguration – http://cathedral.latorica.com

– Endereço: 10350 Woodbine Ave. – Markham, ON, L6C 1H9 Canada

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Mirella disse:

    Que legal Livi,
    Já vi essa igreja de longe! Adorei saber mais dela…
    Muito legal esse negócio de explorar nosso hood, né? 🙂

    bjos

  2. gina disse:

    Muito linda! Despertou minha curiosidade em conhecê-la!Parece até um “castelo de princesa”, rsrs.

  3. Juliana disse:

    Muito legal! Sempre que passo por ela tenho curiosidade de saber mais detalhes. Mas sempre esqueco de procurar. Valeu pelo post!

Deixe um Comentário