A Biblioteca de Toronto

IMG_1369O sistema de bibliotecas públicas do Canadá é um dos melhores do mundo e é de grande valia para quem mora aqui e, principalmente, para os recém chegados. Toda cidade, por menor que seja, possui pelo menos uma. Atualmente a cidade de Toronto conta com 98 bibliotecas, incluindo duas móveis e o serviço a domicílio para quem está doente ou tem dificuldade de locomoção. A biblioteca também atende hospitais e asilos.

Para ter direito a usar os serviços basta ter um cartão que pode ser feito por qualquer um que tenha uma identidade e comprovante de endereço. Crianças também podem fazer, só precisa ter um adulto responsável. A biblioteca oferece gratuitamente livros para todas as idades e todos os gostos, DVD’s, Cd’s, revistas, ebooks, passes para atrações da cidade e acesso a internet. Eles posuem computadores e impressoras a disposição mas paga-se uma pequena taxa para imprimir algo.

Uma coisa fantástica é que temos a conveniência de poder pedir um título que está numa biblioteca do outro lado da cidade e recebê-lo na filial do seu bairro. Somos avisados quando o título está disponível por email ou telefone. A reserva pode ser feita online ou diretamente na biblioteca. Ah e para quem não sabe inglês eles oferecem livros e revistas em todos os idiomas, todos! E vários para quem está estudando para o TOFEL ou similares. Mesmo quem não qualifica para pegar um livro emprestado pode ler e estudar os títulos lá mesmo.

Além de títulos temos acesso a diversos programas para a família e desenvolvimento cultural. Programas para ajudar com o dever de casa, ou aprender inglês, atividades para mães e bebês, enfim, tanta coisa que nem dá para enumerar.

Podemos utilizar o website (http://www.torontopubliclibrary.ca/) para solicitar os títulos, renovar materiais e buscar informações dos programas que estão sendo oferecidos no momento em cada biblioteca. Podemos ter em mãos até 50 títulos de uma vez.

A única exigência é entregar os títulos no prazo correto, ou pagar a multa se atrasar, perder ou danificar o material. A devolução pode ser feita em qualquer biblioteca da cidade, e a qualquer hora, pois do lado de fora tem o book drop, um lugar que parece uma caixa de correio com um buraco na parede onde você pode jogar os livros e os bibliotecários dão baixa no outro dia. E ninguém mete a mão para roubar os livros!

E você ainda não tem o cartão? Então corre lá!

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário