7 coisas que mudaram em Toronto desde que cheguei, em 1998

Eu me mudei para Toronto em 1998. A cidade tinha um ar de cidade grande mas ao mesmo tempo, de interior. As pessoas eram mais amigáveis, menos apressadas, o trânsito mais tranquilo, o transporte público menos saturado, muitas lojas de rua não abriam no domingo e os shoppings fechavam às 17h, no fim de semana. São tantas coisas, que eu poderia escrever um livro!

Então escolhi apenas 7 mudanças e curiosidades para contar para vocês, sobre Toronto.

1- A pequena Toronto virou uma mega cidade

Eu cheguei no ano em que a mega cidade de Toronto nasceu. No dia 1 de janeiro de 1998 aconteceu a fusão dos municípios Toronto, York, Etobicoke, North York, East York e Scarborough, virando a Toronto que conhecemos hoje. As pessoas ainda estavam confusas sobre a fusão e muitos reclamavam sobre o assunto. Até hoje, muita gente escreve o endereço e coloca North York ou Etobicoke, como cidade, mas basta usar apenas Toronto.

Claro que atualmente não passa pela cabeça de ninguém desfazer essa união.

No mapa abaixo dá para ver os limites de cada município.

TorontoWikipedia

2- A silhueta da Toronto

A mudança mais óbvia é, sem dúvida, a cara de Toronto e o número de prédios em downtown.

Em 1998, o centro de Toronto era dominado de um lado pela CN Tower com Skydome (explico abaixo) e do outro, por meia dúzia de prédios, a maioria comerciais.

Hoje, quando estamos na ilha, a vista é totalmente diferente. Vejam essas fotos comparando a skyline (quase) atual com a 1998.

TorontoToronto Skyline em 1998 quando cheguei aqui – CBC News (Lampo Professional Fotos)

E em 2016 (faz tempo que não vou na ilha)

Olhem a vista da CN Tower antes e depois.

Toronto

3- O estádio Rogers Centre

Até janeiro de 2005 o Rogers Centre era chamado de SkyDome. O nome original foi escolhido num concurso, onde a população deu sugestões e o prêmio que a ganhadora recebeu foi escolher assentos gratuitamente, para o resto da vida.

 

O nome foi mudado quando a Rogers Communications comprou o estádio.

 

Até hoje, ainda me atrapalho e chamo SkyDome, de vez em quando. Assim como eu, muitos moradores continuam chamando o estádio de SkyDome. Então, da próxima vez que você ouvir esse nome, saberá  exatamente onde é!

4- A fachada do ROM

A fachada do museu ROM como conhecemos hoje, foi inaugurada em 2007. Uns amaram, outros odiaram.

Antes disso, não existia essa estrutura chamada Crystal. Para quem chegou aqui depois disso, é difícil imaginar como era antes e até encontrar imagens, pois quase ninguém tirava fotos daquele lado. A entrada principal do ROM era localizada na University Avenue e não na Bloor. No lugar onde agora está o cristal, haviam algumas árvores e uma pequena praça. Fotos antigas, cortesia do ROM.

Você pode ver um time lapse da construção nesse vídeo.

5- O Canada’s Wonderland

O Canada’s Wonderland pertenceu a Paramount até 2006 e muitas de suas atrações tinham nomes de filmes, como a atual Flight Deck, que era chamada de Top Gun. Se você olhar a decoração dela, dá para perceber que foi inspirada no filme.

Até hoje não tem quem me faça chamar de Flight Deck. Acho que tenho problemas com mudança de nomes… Ah, e naquela época ela era a montanha russa da vez!

Não existia detetor de metais na entrada. Eles foram adicionados em 2003 por causa de uma briga que acabou em tiro e morte de uma pessoa.

6- Ontario Place

Quando cheguei aqui, havia um parque de diversões no Ontário Place, assim como um parque aquático. E bem lá na frente ficava parado o destróier HMCS Haida, que hoje está em Hamilton.

7- A fachada da AGO

A fachada atual da galeria de arte AGO, foi inaugurada em 2008 e confesso que é difícil para mim lembrar, com detalhes, como era antes, porque eu não passava muito por ali. O prédio era comum, quadrado e sem muita expressão.

Foto: Galinsky

Apesar de ainda ter dificuldade em acostumar com a mudança de nomes de algumas atrações, eu não consigo imaginar como seria Toronto sem nada disso.

E se você quiser ver fotos antigas da Toronto e como os lugares estão hoje, confiram esse post sobre a história da cidade em fotos.

Projeto VidaEmTO

Toronto está em constante evolução e há muitas outras coisas que mudaram na cidade de 98 até agora. Confira o post das outras participantes do projeto #VidaEmTo para descobrir mais algumas mudanças:

Gabriela | Gaby no Canadá
Paula | Brasileira em Toronto

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Sil disse:

    Que post incrível Livi.
    Fiquei pasma com a nítida diferença visual, especialmente do skyline da cidade.
    Bjão.

  2. Ana disse:

    Estive em Toronto a primeira vez em 2008 e retornei esse ano, fiquei impressionada como a cidade mudou! Principalmente ali na região de downtown, próximo a Roger Arena, H2TO Park… Mas que bom que a cidade Cresceu e evoluiu.

Deixe um Comentário