Brasileiros com dupla nacionalidade não precisam de passaporte do Brasil para entrar/sair do país

Gente, tô passada! Sempre achei que mesmo tendo dupla nacionalidade, era obrigatório ter passaporte brasileiro para entrar e sair do Brasil. Mas segundo o site da Polícia Federal, não precisa. Eu postei essa informação inicialmente na minha página do Facebook mas resolvi colocar aqui também pois fica mais fácil para encontrar depois.

O site da Polícia Federal é claro e explica que “na condição de brasileiro(a) com dupla nacionalidade, sugere-se que seja apresentado, também, o passaporte brasileiro (mesmo que vencido) OU outro documento que comprove a nacionalidade brasileira.” No meu caso, que tenho o passaporte canadense, fico dispensada de apresentar o passaporte brasileiro se tiver outro documento como minha identidade ou certidão de nascimento.

Aqui no Canadá, quando precisamos tirar ou renovar o passaporte brasileiro pagamos CAD$180 por adulto, CAD$120 para crianças de 4 à 17 anos e CAD$ para menores de 4 anos. Sendo que o documento infantil tem validade menor que o do adulto. Para minha família são 600 doletas minha gente! Dói profundamente no bolso.

Confesso que mesmo sabendo que isso é lei, fiquei pensando se teria problema para embarcar, já que o procedimento padrão é apresentar o passaporte brasileiro válido. Mas alguns leitores lá na página relataram que não tiveram problemas. De qualquer forma, acho válido imprimir essa notinha da Polícia Federal e levá-la comigo quando viajar ao Brasil. Além de chegar cedo no aeroporto para ter tempo de explicar tudinho para o agente de check-in, caso necessário.

Será que somente eu não sabia disso ou a informação é pouco divulgada?

Lembrando que se estiver viajando com menor(s) de nacionalidade brasileira e um ou ambos os pais estiverem ausentes, só será permitida a saída do Brasil se apresentar uma autorização de viagem. Aqui em Toronto tiramos no Consulado do Brasil. Aqui tem um manual da Polícia Federal com todas as informações importantes para quem vai viajar com menores. Uma carta ou documento similar poderá ser exigido também para sair do Canadá ou do país que você reside.


Fotos: Shutterstock e site da Polícia Federal.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário