Tempestade de gelo e o que fazer se ficar sem luz no inverno

Em 2013, no fim de semana antes do Natal, aconteceu umas das maiores tempestades de gelo da história de Toronto.

NIK_8475Esse tipo de tempestade acontece quando a temperatura das nuvens está maior que zero e no chão está mais frio. A medida que a chuva cai, congela e vai formando uma camada de gelo em tudo. Esse gelo é muito mais difícil de limpar e causa mais transtorno do que a neve mas em compensação a paisagem fica linda.

20131226-231757.jpgFoto: Paty Tavares

20131226-132845.jpgFoto: Paty Tavares

20131226-133332.jpgFoto: Paty Tavares

20131225-231046.jpgFoto: Paty Tavares

20131226-231818.jpgFoto: Paty Tavares

20131226-231844.jpgFoto: Paty Tavares

Foram três dias seguidos com essa chuva congelante e tudo ficou coberto com uma camada de mais de dois dedos de gelo. Parecia cena de filme, daqueles de fim do mundo 🙂

Na noite de sábado para domingo muitas árvores não aguentaram o peso dessa camada de gelo e começaram a se partir. Muitos galhos cairam e levaram junto os fios de luz. Os próprios fios também não suportaram o peso e se quebraram. O resultado foi um blackout que deixou meio milhão de pessoas no sul de Ontário sem luz, 250 mil delas em Toronto, inclusive nós. Ficamos no escuro na véspera da viagem para o Brasil.

20131226-133112.jpgFoto: Wikipedia

NIK_8474

NIK_8480

A falta de luz no inverno é bem mais complicada que no verão, já que ficamos sem aquecimento na casa. Além do desconforto de ficar no frio e no escuro, a falta de aquecimento pode fazer com que a água congele nos canos e eles se quebrem.

NIK_8477

O que fazer em caso de blackout no inverno

Em situações como essa é sempre bom estar prevenido e saber o que se deve ou não fazer. Aqui vão algumas dicas:

– tenha em casa um kit de emergência com lanternas e pilhas de reserva, caixinha de primeiros socorros, isqueiro, velas, cobertores, água e alimentos não perecíveis de fácil preparação.

– se não puder ir para outro lugar, escolha um pequeno cômodo da casa para ficar. Feche a porta e evite ficar circulando, é mais fácil manter o calor numa pequena área do que na casa inteira. Utilize sacos de dormir ou até mesmo uma barraca de acampamento, se possuir. Fazer uma cabana de cobertores também ajuda.

– na maioria das vezes, mesmo sem luz ainda temos água quente na torneira. Encha garrafas com água fervendo e coloque sob os cobertores, isso vai te aquecer um pouco.

– se utilizar geradores ou aquecedores com combustível, certifique-se de que os equipamentos estejam funcionando num ambiente arejado para evitar envenenamento por monóxido de carbono. O mesmo vale se resolver ficar dentro do carro ligado, nada de lugares fechados!

– mantenha as torneiras do basement (porão) abertas e bem fraquinha, água corrente demora mais para congelar. A melhor opção é fechar o registro geral e drenar a água dos canos. Foi o que fizemos antes de viajar mas também não é 100% garantido.

Até o momento da nossa viagem, na madrugada de domingo para segunda, ainda estávamos no escuro e não deram previsão de quando a luz seria restaurada.

Cozinhamos na churrasqueira, do lado de fora e arrumamos malas a luz de velas. Viajamos bem preocupados sem saber se a casa estaria inteira ao retornarmos. A energia só foi completamente restaurada na cidade uma semana após a tempestade.

Leia mais sobre o inverno

Como se preparar para um inverno em Toronto

Dicas para prevenir irritações na pele, nariz e boca, comuns no inverno

Como dirigir no inverno, com ou sem neve

Dicas para sobreviver ao inverno

12 lugares para esquiar ou fazer snowboard próximos de Toronto

Melhores lugares pra brincar de escorregar na neve em Tronto

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. isabella disse:

    Caraca, os fios tombados me deixaram de boca aberta!!! Espero que esteja tudo resolvido a essa altura e que a casa receba vocês funcionando a todo vapor. 🙂
    Que aperto, hein!!

    • Livi disse:

      Pois é Isa, foi uma coisa louca de ver. Agora tá tudo bem sim, pedimos a um amiga para checar nossa casa e está tudo certo, ufa! Beijos

  2. Patricia disse:

    Nossa, to no blog da Livi!! To muito chique!!

Deixe um Comentário