Teste de cidadania canadense

canadian-citizenshipNo canadá, todo imigrante legal que completa 3 anos (1095 dias) morando no país pode pedir cidadania canadense. Basta preencher o formulário, pagar a taxa ($200) e enviar a papelada. Depois o setor de imigração irá marcar uma entrevista e um teste de conhecimentos gerais sobre o Canadá.

Detalhe: Nos últimos 4 anos você tem que ter morado no Canadá por no mínimo 3 anos. São contados apenas os dias que você estava dentro do país, se saiu do país não conta. Salvo algumas excessões, mais informações aqui.

É muito importante manter um diário com as datas de entrada e saída do país. Você precisará colocar todas essas informações no formulário de solicitação de cidadania e elas terão que bater com as informações fornecidas na declaração que preenchemos toda vez que cruzamos a fronteira (declaration card).

Demos entrada no nosso processo em dezembro do ano passado, menos de dois meses depois recebemos o livro para estudar (Discover Canada) e uma carta com o número do processo (para poder acompanharmos o andamento da coisa). Nos meses seguintes o tal livro ficou esquecido num canto da estante e quando nem lembrávamos mais que tínhamos dado entrada no tal processo, recebemos a intimação amarela para comparecermos no escritório de imigração da St. Clair, em Toronto, dia 24 de novembro às 13h para fazer a entrevista e teste. A carta chegou exatamente um mês antes do teste, mas já ouvi casos de pessoas que receberam uma semana antes, imagine…

Tivemos tempo para dar uma lida no livro e ainda fazer uns simulados online (coloquei uns links no fim do texto). Como sempre, fiquei s-u-p-e-r ansiosa, nem podia acreditar que estava chegando a hora.

No dia do teste ficamos numa sala com mais umas 60 pessoas e 3 oficiais de imigração, todas mulheres. Antes de começar uma delas explicou que primeiro iriam entrevistar um a um e checar os documentos e só depois aplicariam o teste. Depois mostraram como marcar as respostas no gabarito, que é igual aqueles de vestibular. A entrevista para testar os conhecimentos do idioma foi bem fácil para quem não tem nenhum problema em bater um papo em inglês. Para mim ela soltou logo “tell me about yourself” e fez mais umas perguntas bobas do tipo “você trabalha?” e “o que você faz no tempo livre?”. Elas chamam de um em um para sentar na mesa delas, os outros não escutam a conversa. Quer dizer…eu, como tenho ouvido de tuberculoso unido ao dom de ler lábios, escutei uma das mulheres quase mandar 2 homens embora pois não falavam inglês suficiente para conversar (e falar um dos idiomas oficiais é pré requisito para ser cidadão – só estão dispensados disso pessoas com mais de 55 anos). Ela chamou os caras 3 vezes e por fim só deixou eles fazerem o teste pois o intérprete de um deles quase implorou. A oficial foi muito educada, disse que eles precisavam praticar mais e ainda deu chance para que se acalmassem.

Uma hora e quarenta minutos depois, começamos o teste. São 20 questões de múltipla escolha, vários tipos de provas e todas as pessoas que vieram juntas precisam se sentar bem distante umas das outras. Para passar, temos que acertar no mínimo 15 questões. Achei o teste super fácil, mas é preciso ler o livro para saber algumas particularidades do Canadá. Algumas perguntas que cairam nas nossas provas: “o que é Victoria Cross?”, “como é escolhido o primeiro ministro?”, “quantos canadenses morreram na segunda guerra?”, “qual o partido está no poder em Ontário?”, “qual as duas pimeiras frases do hino nacional?” e “as duas primeiras linhas do poema In Flanders Fields”.

Depois é só entregar o gabarito, esperar a oficial conferir se o computador consegue ler nossa marcação e se ela der o thumbs up você pode ir embora. Disseram que receberíamos a resposta do teste e a convocação para a cerimônia de cidadania em até 3 meses.

Acho que passamos…tomara né…já pensou…ia ser motivo de muita chacota! Ah e se um dos membros de uma família perder, o que passou tem que esperar até o outro infeliz comparecer em frente ao juiz de imigração para refazer o teste de conhecimento, desta vez oral!

Links para simulados do test de cidadania canadense:

Apna

V-soul

Toronto Public Library

Canadian Citizenship Test

Posts Relacionados

I am Canadian!

Museu de graça para novos canadenses

PS.: Depois que escrevi o post houveram mudanças no processo e pré-requisitos para se tornar cidadão canadense. A informação mais atual está no site oficial Citizenship and Immigration Canada.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Fernando Espindola disse:

    Olá ,boa tarde
    Ter morado 3 anos no Canadá , más como ,como turista serve ?
    obrigado
    Fernando

    • Infelizmente não Fernando. Você precisa completar o tempo exigido depois que receber a documentação de imigrante. Antigamente se você recebesse o status de imigrante morando aqui dentro do Canadá podia usar uma parte dos anos que residiu aqui, antes de ser permanent resident, na contagem. Não sei se ainda é assim.

  2. celmartin disse:

    Ói eu de volta!! menina, que chic! Cerimônia de cidadania!!! Claro que vocês passaram. Adorei o ouvido de tuberculoso herdado do papai, rs. Estou na torcida também! bjs

  3. Jorge disse:

    Estou torcendo por voces. Quanto ao ouvido de tuberculoso voce teve a quem puxar: eu. Beijão a todas e abraço no menino. Estou realmente torcendo para que tudo dê certo para voces e, para variar, estou contando dias…

Deixe um Comentário