Summer camps no Canadá: dicas, onde procurar, custo e como economizar

Durante os meses de julho e agosto os alunos estão de férias e é comum os pais matricularem os pimpolhos num summer camp. Mandar os filhos nesses programas é ao mesmo tempo um costume e uma necessidade. Essa é a única alternativa para os pais que trabalham fora e não tem com quem deixar os filhos, mas também é uma oportunidade deles fazerem algo diferente e se divertirem. Os summer camps costumam ser cheios de atividades, inclusive muitos deles organizam passeios pela cidade. As minhas filhas já foram em programas de meio período e elas amaram a experiência.

Já recebi inúmeras perguntas de pessoas recém chegadas no Canadá, ou planejando uma mudança que não sabem nem por onde começar a procurar os tais dos summer camps. Então vou tentar passar essa informação de uma maneira bem simplificada.Summer camps

Tipos de Summer Camps

Existem camps para todos os gostos e geralmente eles são meio que temáticos ou focados num tipo de atividade. Por exemplo: esportes, arte, dança, Legos, ciências, música, teatro, passeios e tudo que você possa imaginar. É só escolher o que combina com os interesses de cada um.

Os camps podem ser de meio período ou tempo integral e geralmente são pagos semanalmente. Isso nos dá bastante flexibilidade para escolhermos diversos programas diferentes e não ficar repetitivo.

Como procurar summer camps

A principal dúvida das pessoas é onde procurar. Mas não tem muito segredo pois os summer camps são oferecidos em praticamente todos os lugares, como centros comunitários, museus, escolas, creches e organizações especializadas. O difícil não é procurar e sim escolher.

Como seria impossível eu listar nesse post todas as opções para quem busca um programa de summer camp para os filhos, vou dar a dica dos sites Our Kids e Camps.ca. Ambos possuem informações de programas no Canadá inteiro, com muita ênfase em Toronto e região. A vantagem de olhar nesses sites é poder fazer uma busca por idade, local, nome do programa, etc, e visualizar uma lista com preços. Super prático.

Outro local que recomendo olhar são os centros comunitários de cada cidade, pois eles oferecem os programas com o melhor custo benefício. Em Toronto o site é esse aqui. Nesse post sobre os programas de recreação explico como fazer para se matricular. A matrícula em Toronto começa dia 03/03/2018 às 7am e como esses programas são super concorridos por causa do baixo custo, recomendo não esperar muito.

Verifique também na escola do seu filho. Aqui já recebi um email com a programação e o preço até que não é tão caro.

Custo e como economizar

Segundo o site Our Kids, um day camp (aqueles que as crianças passam o dia e voltam para casa) custa em média entre $35 e $500 por semana. Os overnight camps (que as crianças passam a noite) custam a partir de $300 por semana, podendo chegar a $1000. Lembrando que os programas mais baratos serão os mais concorridos, como por exemplo, os oferecidos pelas prefeituras de cada cidade. Quanto mais diferenciado, mais caro será o camp.

Existem basicamente 3 formas de economizar nos summer camps. A primeira é matriculando o mais cedo possível para tirar vantagens dos descontos que alguns lugares oferecem (normalmente até abril). A segunda é o desconto de irmãos, para as famílias que matriculam mais de um filho. E a terceira é o subsídio. Isso é oferecido para famílias que se qualificam, porém é preciso dar entrada no pedido de ajuda até fevereiro ou março, no máximo.

O subsídio pode ser oferecido pelo governo, pelo camp, por algumas ONGs ou empresas privadas. Alguns exemplos de empresas e ONGs que ajudam são YMCA, Kids in Camp, Toronto Star Fresh Air Fund, Canadian Tire Jumpstart, Tim Hortons Children’s Foundation, Angel’s Foundation (dica da Mônica R.) e Salvation Army. No site do Ontario Camps Association tem uma lista mais completa.

Fiz uma busca e encontrei summer camps gratuitos oferecidos nos centros comunitários de Toronto, onde podemos deixar as crianças. Porém para conseguir as vagas é preciso se registrar assim que abre a matrícula. Conheço também outros programas gratuitos porém os pais precisam acompanhar os filhos, como esse aqui da Indigo, ou esse na Assembléia Legistativa de Ontário.

Os residentes legais tem direito a descontar uma parte do dinheiro gasto com os summer camps no imposto de renda, através dos tax credits federal e provincial. Lembrando que para qualificar, o curso precisa preencher determinados requisitos. Para saber mais visite o site relacionado a cada um dos créditos oferecidos;

Sugestões de camps na GTA

Como já disse antes, não dá para listar tudo mas selecionei algumas opções interessantes aqui na GTA:

É isso pessoal, se vocês tiverem outras dúvidas específicas sobre o assunto, manda bala aí nos comentários


Foto inicial: Shutterstock

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Milany disse:

    Livi muito obrigada pelas informações…. Grande abraço

  2. ginapsi disse:

    Amei o post e fiquei doida para conhecer alguns deles. Bj

Deixe um Comentário