NORAD: brincadeira para rastrear o Papai Noel

Você sabia que é possível rastrear o Papai Noel na noite de Natal para saber onde ele está e quantos presentes já foram entregues? Pois é, eu também não. A dica foi da leitora Nina S., que me mandou por mensagem no Facebook o link para o site do NORAD. A sigla significa Comando Norte-Americano de Defesa do Espaço Aéreo.

Essa é uma organização militar americana e canadense, responsável por vigiar e controlar os espaços aéreo e marítimo da América do Norte. No dia 1 de dezembro eles colocam no ar o site www.noradsanta.org que monitora os passos do bom velhinho e oferece uma série de atividades para as crianças, como: jogos, filmes, biblioteca, músicas, arquivos secretos do Papai Noel e explicações sobre o funcionamento do NORAD. O site é fofo e está disponível em 8 idiomas, inclusive português.

Como eles conseguem rastrear o Papai Noel?

Os satélites usados na defesa do espaço aéreo são capazes de detectar o sinal infravermelho emitido pelo nariz brilhante da rena Rodolfo. Então, logo que o Papai Noel decola no Polo Norte ele já aparece nos radares. Além disso, o NORAD tem caças que escoltam o trenó do Papai Noel nos céus do Canadá e EUA e câmeras especiais espalhadas em todo o mundo, que são usadas apenas no dia 24 de dezembro para fotografar e filmar o Papai Noel assim que ele entra em um país.

Quando a tradição começou

Na verdade a tradição começou por causa de um erro, na cidade de Colorado Springs nos EUA. Em 1955, a loja Sears colocou um anúncio no jornal para que as crianças telefonassem para Papai Noel. Só que o número de telefone publicado do anúncio estava errado e todos que ligaram foram atendidos pelo chefe de operações do CONAD. O cara foi fantástico, atendeu todas as ligações e aproveitou para checar nos radares a localização exata do Papai Noel naquele momento. Daí em diante, eles continuaram fazendo isso todos os anos.

Em 1958, os governos americano e canadense se uniram para formar o NORAD e eles decidiram continuar a tradição. Várias pessoas dedicam seu tempo, como voluntários, para responder telefonemas e emails de crianças do mundo inteiro. Além disso, agora os passos do Papai Noel podem ser acompanhados em tempo real, pela internet. Eles são a única fonte confiável de informações sobre a grande viagem do dia 24 de dezembro.

A coisa toda é patrocinada por empresas privadas.

Qual é o roteiro de viagem do Papai Noel?

Geralmente, o Papai Noel começa sua grande viagem pelo sul do Oceano Pacífico, Nova Zelândia e Austrália. Em seguida ele vai para o Japão, cruza a Ásia em direção a África, segue para a Europa, Canadá, Estados Unidos, México e para a Américas Central e América do Sul. O roteiro pode ser modificado de acordo com o clima e o humor do Papai Noel. Mas lembre-se, por causa do fuso horário, para quem está no Brasil ou na América do Norte, a contagem começa um dia antes.

Contagem regressiva para a partida do Papai Noel

Ah e para as crianças que querem saber exatamente qual a próxima casa a ser visitada, isso é impossível saber. O NORAD sabe o roteiro mas não tem como prever em que casa ele vai passar. O Papai Noel só vai entrar na sua casa se as crianças estiverem dormindo. Se ele passar e a gurizada estiver acordada, ele volta mais tarde. 😉

Contato e como acompanhar

Adorei o site e achei uma coisa bem divertida para fazer com as crianças. Podemos aproveitar a oportunidade para explicar sobre geografia, fuso horários e falar sobre o Natal em diferentes partes do mundo (tem um livrinho interativo na biblioteca deles sobre isso).

Quando o relógio lá em cima zerar você pode ligar, mandar email ou acompanhar no mapa abaixo (que vai entrar no ar assim que o Papai Noel decolar). Esse mapa está disponível no site deles ou no aplicativo do NORAD.

  • Telefone: 1-877-44-66723 (o número é americano mas pode ligar pelo Skype)
  • Email: noradtrackssanta@outlook.com

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário