Projeto Mães no Canadá: Expectativas e planos para 2020

Expectativas para 2020, dentro do contexto maternidade, é o tema do Projeto Mães no Canadá desse mês. Mas sabe quando a sua vida está tão corrida, mas tão corrida, que você não tem tempo nem de planejar o dia seguinte quem dirá o próximo ano? Confesso que estou assim.

Expectativas

De qualquer maneira, não sou aquela pessoa que faz listas com resoluções para o Ano Novo. Não me entendam mal, tenho muitos planos para o futuro! Porém quando sinto vontade de mudar algo na minha vida ou quero me programar para alguma coisa, não espero nenhuma data específica para fazer isso. Ao meu ver, o Ano Novo não é mais, ou menos adequado do que o hoje.

Então eu tenho expectativas de vida, independente da época. Em 2020 planejo seguir com as expectativas atuais e no post listo algumas delas.

Que a minha família continue com saúde

Primeiramente que as meninas estejam sempre com saúde. Em em segundo lugar, que eu e o marido tenhamos saúde para cumprir nosso papel e acompanhar o crescimento das nossas filhas.

Infelizmente isso é um desejo que não depende 100% de mim para se concretizar. Mas o que eu posso fazer para ajudar na nossa saúde é viver um estilo de vida mais saudável. Incentivar todos a comerem bem, a se exercitarem, a terem mais contato com a natureza, etc.

Que eu saiba lidar com cada fase da vida das minhas filhas

As minhas filhas estão com 8 e quase 11 anos. E a cada ano que passa, uma novidade. Eu achava que ficaria mais fácil a medida que eles fossem crescendo e se tornando mais independentes. Me enganei terrivelmente.

Sim elas tomam banho, se arrumam, comem e vão dormir sozinhas. Mas também tem vontade própria e parte da vida independente do meu controle. Quando eram bebês eu estava totalmente no comando, podia protegê-las de tudo e de todos. Era mais fácil fazê-las feliz.

Agora, posso oferecer apoio mas não consigo evitar que elas se magoem e cada vez que elas aprendem uma lição dolorida, dói 10 vezes mais no meu coração. Mas eu sei que faz parte de crescer e espero saber lidar com cada uma dessas novas fases, para guiá-las no caminho certo.

Que eu consiga parar de me sobrecarregar

Eu tenho uma mania terrível de aceitar mais responsabilidades do que eu dou conta de fazer. Então fico sobrecarregada e estou sempre reclamando que não tenho tempo para nada, principalmente para mim.

A minha médica sugeriu que eu fizesse um teste para avaliar minhas funções cognitivas (por outro motivo) e deu que tenho problemas para priorizar as coisas. Fiquei surpresa na época mas realmente faz todo o sentido. Preciso aprender a priorizar as coisas mais importantes e aceitar que não sou capaz de dar conta de tudo, alguma coisa vai ficar sem fazer.

Estou trabalhando nisso mas não é fácil quebrar um círculo vicioso. Devagar eu chego lá!

Expectativas

Continuar não medindo o meu sucesso tomando outras pessoas como base

Eu já falei isso aqui mas vou repetir. A internet está cheia de pessoas perfeitas que vivem uma “vida de contos de fadas”, acordam lindas, mantém suas casas parecendo de revista, investem 40h da sua semana (ou até mais) numa carreira profissional de sucesso e de alguma forma arrumam tempo para serem supermães. Bom para elas!

Mas o problema é que gente acaba medindo nosso sucesso como pessoa tomando como base um patamar irreal. Isso é tóxico. Então a melhor coisa que posso fazer para mim mesma é ignorar esse modelo e ser feliz como eu sou, com o que tenho e com o que posso alcançar. É um trabalho constante e espero poder ensinar isso a minhas filhas desde cedo!

E você, quais as suas expectativas de vida ou para o Ano Novo?

Projeto Mães no Canadá

Esse post faz parte do Projeto Mães no Canadá, onde eu e outras blogueiras/Youtubers brasileiras, contamos nossas opiniões e experiências sobre um mesmo tema.

Passa lá nos outros blogs/canais para conferir as expectativas das outras mães:

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Gloria Berredo disse:

    Nossa! Amei ler esse post! Nossos objetivos são muitíssimo parecidos! E que todos eles se cumpram! Amém!

  2. Elane Dutra disse:

    Ei Livi! Boa tarde!
    Que Deus abençoe todos os seus planos!

    *** Penso como você à respeito do Ano Novo, é só mais um dia que muda. Meus planos no geral não dependem de uma data… porém há coisas que dependem dos outros então… tenho que seguir datas.

    Bjs! E sucesso! E sucesso é ser Feliiiizzz!!!!

    • Livi disse:

      Verdade, as vezes dependemos das datas em função dos outros mas fazer o que né? O importante é não nos prendermos somente a datas para começar uma mudança na vida.
      Beijo grande!

  3. Dani Vidal disse:

    Você é incrível Livi!!! Amei seu post!

  4. Joseane disse:

    Excelente objetivos Livi! Desejo que vc atinja todos eles.

Deixe um Comentário