Pancake Tuesday, o dia de comer panquecas

Com exceção de Quebec, não se comemora carnaval no resto do Canadá. Em compensação, a véspera da quarta-feira de cinzas é um dia especial onde a tradição é comer panquecas. No Canadá eles chamam a terça-feira de carnaval de Shrove Tuesday, Fat Tuesday ou simplesmente Pancake Day.

Pancake Tuesday - dia de comer panquecas

Por que panquecas?

Historicamente a tradição começou com os cristãos, que no dia antes de iniciarem a quaresma faziam uma terça-feira gorda e comiam tudo que tinham direito. Para colocar de uma forma simples e resumida, a quaresma (40 dias que precedem a Páscoa) é um período onde os cristãos refletem sobre seus pecados, fazem penitência e deixam de comer certos tipos de comida.

Em países como o Inglaterra, Canadá, Austrália e Irlanda era tradição fazer panquecas para ter uma última refeição calórica e também gastar os ingredientes que eles tinham na despensa. O costume de fazer panquecas se espalhou nesses países e muitas pessoas continuam comendo até hoje, independente da religião. Afinal, vale qualquer desculpa para comer coisa gostosa né?

Como as minhas filhas estudam em escola católica, todos os anos eles servem panquecas para as crianças. E a pequena ainda pediu para fazer aqui em casa também. Haja panqueca! Curiosamente muitas pessoas seguem o costume de comer no jantar, sendo literalmente a última vez que enfiarão o pé na jaca antes da quaresma.

Em algumas províncias como Newfoundland, é comum colocar moedas dentro das panquecas e eles dizem que os sortudos que pegam as panquecas premiadas ficarão ricos. Em Toronto não tem nada disso, o costume é só comer mesmo!

Restaurantes em Toronto que servem panquecas deliciosas

Praticamente todos os restaurantes de Toronto que servem café da manhã ou brunch oferecem panqueca no cardápio. Alguns que recomendo são:

Receita de panqueca estilo canadense

Para quem quiser fazer em casa, essa é a receita que uso:

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 3 1/2 colheres de chá de fermento
  • 1 colheres de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 1/4 xícara de leite
  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida

Bato tudo no liquidificador e faço as panquecas despejando um pouco da massa numa frigideira antiaderente. Para servir coloco frutas e muito maple syrup.

Como eu sabia que as meninas iam pedir panquecas para a Pancake Tuesday, fiz no domingo e congelei. Com a correria da semana não ia conseguir fazer. Aqueci na torradeira e ficaram ótimas!

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário