Nomes de remédios comuns no Canadá, que são vendidos sem receita

Nas duas últimas semanas ficamos todos doentes aqui em casa. Muitas visitas a médicos e alguns remédios depois estamos todos bem. Eu já moro aqui a algum tempo e sei o que comprar quando preciso mas quem está viajando ou é recém chegado fica meio perdido na farmácia. E isso é uma coisa que as pessoas sempre me perguntam, principalmente mães. Então aproveitei  e fiz logo um post com os nomes em inglês de alguns remédios comuns que usamos no Brasil e explico o que dá para comprar sem receita nas farmácias.

Antes de qualquer coisa queria deixar bem claro que não sou médica. Fiz a lista apenas como uma referência porque as pessoas ficam na dúvida de como se chama tal remédio aqui para substituir o que trouxeram e que foi receitado por um médico no Brasil. Então por favor não tome remédios sem consultar um médico ou profissional capacitado (veja abaixo). 

Quem tiver sugestões de outros remédios é só deixar um comentário que eu atualizo a lista.

Remédios com ou sem receita médica

Basicamente, aqui temos duas categorias de remédios: over the counter e prescription.

Nas farmácias os remédios que são vendidos nas prateleiras ou que você pode pedir ao farmacêutico sem receita são chamados de over the counter. Geralmente são remédios para problemas mais simples, que as pessoas usam no dia-a-dia. Dor de cabeça, febre, alergias, enjôos, tosse, etc. Detalhe que mesmo não precisando de receita, alguns ficam do outro lado do balcão como é o caso do suplemento de ferro e o xampu de piolho. Então se não encontrar o que procura nas prateleiras pergunte se pode ser comprado sem receita.

Remédios, como antibióticos e anticoncepcionais, não são vendidos avulso e precisam de receita médica (prescription). Uma dica é que no Costco esse tipo de remédio é vendido mais barato e qualquer pessoa pode comprar, mesmo não membros. Quando entrar no Costco e eles pedirem o cartão de membro, basta dizer que vai na farmácia.

As duas maiores redes de farmácias em Toronto são Shoppers e Rexall, mas há outras farmácias dentro de supermercados, no Walmart e na rua também.

Conselho médico gratuito na província de Ontário

Em Ontário existe um serviço chamado Telehealth, onde qualquer pessoa pode ligar (mesmo não residentes) para pedir conselhos sobre problemas simples de saúde. Ao ligar falamos diretamente com uma enfermeira, explicamos o problema e ela aconselha que fazer. Se for uma coisa simples ela diz o remédio e a dose que precisamos tomar ou dar para as crianças. Se o problema for mais complicado eles vão dizer para procurar um médico. Vale também se você está na dúvida da dosagem ou como aplicar um remédio. É preciso saber falar inglês ou francês. O número é 1-866-797-0000.

Esse mesmo aconselhamento genérico pode ser dado em farmácias, pelo farmacêutico responsável.

Nome dos remédios vendidos sem receita

Coloquei primeiro o nome em português ou a finalidade e depois o que encontramos aqui no Canadá.

Tylenol (paracetamol)

O Tylenol (acetaminophen) é vendido aqui com o mesmo nome. ATENÇÃO: a dosagem é diferente da brasileira, especialmente no caso de crianças. Então fique atento a indicação da embalagem ou siga a orientação do médico.

Alivium (Ibuprofeno)

Motrin e Advil (Ibuprofen). ATENÇÃO: mesma coisa do Tylenol em relação a dosagem.

Alergias

Benadryl, Allegra, Claritin, DayQuil, Aerius (Desloratadine).

Antissépticos e pomadas para machucados

Polysporin Heal Fast e Poly to Go (Polymyxin B, bacitracin zinc, gramicidin, lidocaine).

Assaduras (Hipoglós ou Bepantol)

Sudocrem (meu preferido), Penaten, Desitin e Aveeno Diaper Rash Cream. Assadura em Inglês chama-se rash.

Azia

Tums, Zantac e Pepto-Bismol são os mais comuns.

Diarréia

Imodium (loperamide), Kaopectate (attapulgite ) e Pepto-Bismol (bismuth subsalicylate).

Dor de ouvido

Polysporin Ear Treatment, Auralgan e Similasan. Para remover cera: Cerumol e Murine

Dor muscular (pomada, gel e adesivo)

RUB-A535, Myoflex, Salonpas (gel e adesivos), Voltaren

Dramin (dimenidrinato)

Gravol (Dimenhydrinate). Ele é vendido em dosagem para crianças e adultos.

Floratil

Florastor. Outros probióticos comuns aqui são o Culturelle Probiotic (Lactobacillus rhamnosus GG) e o Align (B. infantis 35624). Eles tem a composição diferente do Floratil.

Luftal (Simeticona)

Ovol (simethicone)

Nenê dent

Baby Orajel. Tem um remédio homeopático indicado pra quando os dentes do bebê estão nascendo, chamado Camilia. Ele é pra beber, não é uma pomada.

Neosoro e similares

Otrivin (xylometazoline hydrochloride), funciona para a mesma coisa mas a substância ativa é diferente.

Pomadas/ Sprays para aliviar coceira de picadas de insetos

Benadryl spray, Polysporin Itch Relief e After Bite, OFF! bite and itch relief pen.

Repelentes

Apesar de não ser um remédio eu coloquei pois várias pessoas me perguntam o que indico. Uma coisa bem curiosa é que o repelente as vezes fica perto dos produtos de limpeza, como no Walmart por exemplo (vai entender a lógica). Existem várias marcas mas a que nós usamos mais é a OFF! Aqui no Canadá tem mosquito nos meses de verão, especialmente nos parques. Para quem vai para o mato sugiro comprar o OFF! Deep Woods, da embalagem verde.

Soro caseiro para diarréia

Pedialyte líquido ou em pó. Ele é vendido em vários sabores, o mais comum é laranja. Aqui não tem a colher medida na farmácia para fazermos em casa, então se quiser traga uma.

Soro/ solução salina para o nariz

Hydrasense. Vendido em spray e marcado com cores diferentes de acordo com a idade e força do jato de soro. Tem uma embalagem que vem com ampolas pequenas, ótima para usar em viagens e levar no avião.

Xarope para tosse

Benylin, Robitussin, Buckley’s (Dextromethorphan Hydrobromide).

Aqui os médicos não recomendam xarope para tosse para crianças menores de 6 anos. O único que eu conheço e que a pediatra falou que podia tomar é o Helixia (Hedera helix L), para crianças a partir de 1 ano. Em casos mais graves eles receitam um remédio.

Outras dicas importantes

  • Assim como no Brasil muitos remédios também são vendidos com marcas genéricas nas grandes farmácias. Nesse caso o nome da substância fica em destaque na caixa.
  • Na hora de comprar para adultos e crianças é só ver a versão Infant (bebês), Kids (crianças) e Adults (adultos) de cada remédio.
  • Vários remédios infantis são vendidos em versão supositório.
  • Dipirona (Novalgina) não é vendida no Canadá.
  • No Canadá é permitido trazer remédio para uso pessoal porém algumas substâncias são controladas e nesse caso é obrigatório trazer a receita médica junto. Para evitar qualquer mal entendido eu sugiro sempre trazer.
  • Imprevistos acontecem e se precisar ir a um médico no Canadá vai pagar caro por isso. Então minha sugestão é sempre ter um Seguro Saúde para Viagem. Eu indico e compro para minha família quando eles vem visitar na Real Seguros. Eles fazem a cotação em várias seguradoras e escolhemos a que tiver o melhor preço.
  • Nos EUA alguns remédios tem nomes diferentes então sugiro olhar essa lista da Luciana Misura, no blog Colagem.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. May disse:

    Olá! Estou em Quebec (meu noivo mora aqui) e acabou meu anticoncepcional. Descobri que posso receber meu anticoncepcional pelo correio já que estou no meu tourist vida, desde que a pessoa que me envie o medicamento envie junto algum tipo de documentação que esse remédio é para mim. Mas como no Brasil não é preciso receita pra comprar anticoncepcional, o que seria essa documentação? Se ela enviar junto do medicamento uma foto do meu passaporte, isso seria suficiente? Obrigada! Gostei muito do seu website.

    • Livi disse:

      Oi May,

      Eu nunca recebi remédio por correio mas imagino que você precise colocar a documentação, incluindo receita médica. Então seria bom entrar em contato com sua médica no Brasil e pedir.

      Se não me engano você pode também pedir para enviar como bagagem desacompanhada pela Air Canada. A pessoa despacha no Brasil e eles te entregam aqui no aeroporto. Não sei quanto custa o serviço.

  2. Letícia disse:

    Oi, Livi! Eu gostaria de saber se é possível comprar remédios para cólica menstrual sem receita aí nas farmácias… o que eu tomo aqui no Brasil se chama Ponstan… eu morro de cólica todos os meses e tenho medo de não conseguir comprar… obrigada

    • Livi disse:

      Oi Letícia,

      Esse remédio é vendido com o mesmo nome aqui ou como Mefenamic Acid. Porém precisa de receita médica daqui. Então você terá que falar com um médico local.

      Sem receita só opções naturais, ibuprofen e naproxen.

      Dependendo do tempo que você vai ficar aqui, melhor trazer do Brasil. Traga a receita do seu médico daí, assim caso perguntem no aeroporto você mostra a receita para comprovar que é de uso pessoal.

  3. Paulo Flausino disse:

    Amei este blog . muito completo. pretendo migrar com minha esposa para o Canadá e este blog apareceu pra mim na hora certa. Muito obrigado e parabéns pelo teu trabalho!

  4. Gabi disse:

    Oi Livi! Excelente teu blog! Dicas super valiosas! Estou planejando ir ano que vem pra estudar em Toronto e vou colar aqui rsrsrs.Tomo medicamentos de uso contínuo e já pensei em levar um estoque, junto com a receita é claro, mas queria saber se existe aí também: omeprazol, levoide (para tireoide), vitamina D (pode comprar vitaminas, polivitaminicos sem receita?) e buscopam. Obrigada!!! Abração!

    • Livi disse:

      Oi Gabi,

      Pode colar aqui e sempre que tiver dúvidas pode perguntar. Vitaminas e buscopan são vendidos sem receitas mas os remédios não. Então minha recomendação seria vir comum estoque e trazer a receita do seu médico aí do Brasil, explicando que é de uso contínuo. Só um lembrete o buscopan (mesmo nome aqui) tem que pedir ao farmacêutico pois fica guardado, mas não precisa de receita.
      Beijos

  5. Roberta disse:

    Oi Livi, vou passear agora em fevereiro/2018, tomo medicação tarja preta para dormir e continua para enxaqueca. Meu medico me deu a receita descrevendo, mas ele nao faz a mão, é impressa, assinada e carimbada. Sera que tem problemas? Seu post foi o melhor de todos que achei na net, parabéns, esta melhor explicado que sites oficiais. Grande abraço.

  6. Patrícia disse:

    Ótimo post, super útil! Parabéns!
    Eu queria apenas saber se a receita médica que temos que levar (no caso de remédios como a dipirona)…essa receita pode ser em português mesmo, ou tem que levar traduzida em inglês? (tradução juramentada tb, ou não? rs). Tenho essa dúvida, pois preciso da dipirona…e pretendo imigrar nesse ano. Muito obrigada, Livi!

    • Livi disse:

      Não precisa ssr tradução juramentada não. Minha prima toma remédio controlado e trouxe a receita em português mesmo. Só pediu que o médico escrevesse de forma legível o nome dela e o do remédio. Beijos

  7. Maria daGloria Jardim Siqueira disse:

    Adorei seus comentários da um pouco paz estou passando uma temporada com minha filha que vai ter bebê

  8. Joseane disse:

    Liv, que beleza de post. Com certeza ele será muito útil para os visitantes.
    Obrigada mais uma vez!
    Beijo

  9. Ana disse:

    Livi,
    Esse post certamente vai ajudar muitas pessoas!
    Muito obrigada, me sinto bem mais segura com essas informações.
    Beijos

  10. Vanessa Baião disse:

    Uma coisa q sempre tenho quando vou para lugares muito frios é herpes, passei um perrengue em NY uma vez por causa disso. Suas dicas são muito boas mas relaxantes musculares aqueles q tomamos para quando estamos exausto e com a coluna gritando d tanto andar, conseguimos comprar sem receita? Estou indo a passeio em março. Adoro seu blog, bjs.

    • Livi disse:

      Oi Vanessa,

      Os que encontramos aqui são Aleve (Naproxen), RobaxIn (methocarbamol), outros a base de ibuprofeno (iboprofen) e paracetamol (acetaminophen). Beijos

Deixe um Comentário