Coisas Do Canadá: Noite polar e o sol da Tropicana

O fabricante de suco de laranja Tropicana tem um comercial que acho fantástico e me faz pensar como muitas vezes não nos damos conta do mundo ao nosso redor e da importância de coisas triviais. Como a luz do sol, por exemplo. O comercial foi gravado numa cidade canadense chamada Inuvik,  nos Territórios do Norte. Lá onde o vento faz a curva. No inverno, a cidade passa por um fenômeno chamado noite polar e foi isso que inspirou o grupo a fazer a gravação lá.

image

O Que é Noite Polar

Inuvik está dentro do círculo polar ártico e portanto, durante o inverno, passa mais de 1 mês sem sol. Isso é chamado de noite polar. Tem lugares mais para o norte ficam sem sol de Novembro a Janeiro. Imagine passar tanto tempo no escuro e num frio que pode chegar a -56°C (gente eu já peguei -45°C e é bizarro, congela até a alma).

Quem vive no Canadá, ou em outro país onde existe inverno mais rigoroso, sabe que esse longo período de dias frios e pouco sol nos deixa meio deprimidos. A proposta da Tropicana foi levar um pouco de  luz para tentar animar os moradores de Inuvik.

O comercial

A Tropicana resolveu fazer uma ação de marketing em Inuvik e ficou na cidade durante o mês da escuridão. No 31º dia eles iluminaram a praça central da cidade com um balão de hélio de 11 metros,  que, segundo eles, emitiu a mesma quantidade de luz que o sol (na proporção é claro). A temperatura no dia era de -42°C. Essa ação de marketing rendeu vários comerciais no estilo documentário e o meu favorito é o do Artic Sun.

Lembro que na época que fizeram essa propaganda um canal de TV acompanhou a gravação ao vivo e entrevistou as pessoas. Foi emocionante ver a reação delas! Acho que todos que já pegaram um inverno longo vão entender.

No verão a região do círculo polar passa pelo fenômeno oposto, chamado de dia polar ou sol da meia noite. Passam mais de 1 mês sem noite. Acho que é uma forma que a natureza tem para compensar. 🙂

Aqui em Toronto não ficamos sem sol mas o dia fica mais curto e o nosso corpo sente. Sempre me emociono ao assistir esse comercial porque me coloco no lugar dessas pessoas e penso como eu me sentiria se não visse o sol por mais de um mês.

A imagem de chamada do post é de divulgação da Tropicana

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário