Programa New to Canada facilita compra de imóvel para recém-chegados no país

Todas as pessoas que imigraram para o Canadá nos últimos 5 anos, são chamadas de newcomers, ou recém-chegados. A maioria desses novos imigrantes acreditam que não se qualificam para obterem um financiamento imobiliário para comprarem a sonhada casa própria. Porém isso não é verdade, um novo residente poderá se qualificar para uma mortgage através de um programa de financiamento chamado de New to Canada.

New to Canada

Como eu não sou especialista no assunto, convidei a mortgage broker Flávia da Silva para explicar. Ela é uma profissional brasileira especialista em financiamento imobiliário, e atua no mercado canadense há mais de 10 anos. Ela é autora do livro “Credit Score: O guia prático e fácil”“Credit Score: O guia prático e fácil”, à venda na Amazon, e já fez outros posts convidados aqui no blog, com dicas valiosas sobre crédito e financiamento imobiliário (links no fim do artigo).

O que é New to Canada mortgage?

Ter um bom crédito é importante para obter uma mortgage convencional porém se você chegou aqui faz pouco tempo e ainda não conseguiu construir seu crédito, nem tudo está perdido. Como falei antes, há programas de financiamento com critérios diferenciados, que podem garantir sua mortgage.

Os programas New to Canada foram feitos para eliminar barreiras que separam os novos residentes do sonho da casa própria. Eles são oferecidos pela Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC), Genworth Financial e Canada Guaranty. No momento, o que oferece a menor porcentagem de down payment para quem tem work permit permit é o da Genworth e é sobre ele que falaremos a seguir.

O que é necessário para se qualificar?

Há uma série de critérios e documentos usados para avaliar o perfil e determinar se uma pessoa qualifica ou não para uma mortgage New to Canada.

Preparamos abaixo uma lista, separada por categoria, com alguns pré-requisitos básicos.

Tempo de residência

Ter imigrado ou relocado para o Canadá nos últimos 60 meses (5 anos).

Status do comprador

Pessoas que possuem uma permissão de trabalho válida ou residência permanente poderão se qualificar para comprar um imóvel dando down payment mínimo de 5%, dependendo do valor do imóvel.

Vale lembrar que algumas cidades e regiões do Canadá, como por exemplo Toronto e Vancouver, cobram uma taxa extra de 15% do valor de imóvel para não residentes. Para ver a lista completa das cidades que cobram clique aqui e aqui.

Emprego

Mínimo 3 meses de emprego em tempo integral no Canadá – as pessoas transferidas no âmbito de um programa de realocação corporativo estão isentas.

Crédito

Se o novo imigrante ainda não tiver construído um crédito bom suficiente no Canadá, para conseguir o financiamento do imóvel numa mortgage convencional, ele poderá apresentar os seguintes documentos como alternativa:

– 2 fontes de crédito que demonstram pagamentos pontuais (sem atraso) nos últimos 12 meses. Essas fontes precisar ser obrigatoriamente um histórico de pagamentos de aluguel e uma conta como hydro, gás, água, telefone, TV a cabo e seguro de carro.

– Carta de referência de uma instituição financeira OU 6 meses de extratos bancários da sua conta corrente.

Valor do imóvel

O imóvel poderá custar no máximo CAD$1,000,000 e o tempo máximo de financiamento será de 25 anos.

O valor do down payment será calculado da seguinte forma:

– Se o imóvel custar até CAD$500,000 – a entrada será de 5%.

– Se o imóvel custar até CAD$1,000,000 – a entrada será de 5% nos primeiros CAD$500,000, mais 10% do valor restante. Por exemplo, se o imóvel custar CAD$800,000, o down payment será CAD$25,000 (5% de 500 mil) mais CAD$30,000 (10% do valor restante).

Eu sei que muitas pessoas irão argumentar que casas em Toronto ou Vancouver custam geralmente mais do que 500 mil, porém lembrem-se que existem outras cidades, ao redor delas, com opções numa faixa de preço menor.

Então, se ainda não dá para comprar uma casa em Toronto, por exemplo, considere um condo ou um imóvel numa cidade vizinha. O importante é você comprar o primeiro imóvel. Depois dele, tudo ficará mais fácil. No futuro, nada impede que você troque por um maior ou numa localização diferente. Acho que qualquer ajuda ou facilidade é bem vinda, concordam?

Outras vantagens

– Pessoas que compram imóvel residencial pela primeira vez poderão se qualificar para um desconto de até CAD$4000 na land transfer tax (taxa de transferência de imóvel).

– Lembra do incentivo financeiro que o governo canadense dá para quem compra a primeira casa? É possível também usufruir desse benefício junto com o programa New to Canada, para ganhar 10% do valor de um imóvel novo e 5% se não for uma nova construção. Para saber todos os detalhes sobre esse incentivo leia esse post.

Crédito no Canadá

Contato da Flávia da Silva

Para saber mais detalhes sobre credit score, programas de financiamento imobiliário ou falar direto com a Flávia, seguem os contatos:

Telefone: (416) 804-7705

Email flavia@flaviadasilva.com

Website www.flaviadasilva.com.

Instagram @_flaviadasilva

Facebook

Ela irá fazer uma palestra no dia 24 de janeiro de 2020 sobre a compra do primeiro imóvel no Canadá. Os detalhes serão divulgados em suas mídias sociais.

Leia outros posts sobre crédito e financiamento imobiliário

– Financiamento de imóveis no Canadá- perguntas e respostas

– Dicas para quem pretende comprar a primeira casa no Canadá

– Governo Canadense vai dar ajudinha para comprar a primeira casa no país

– Dica de livro em português, que ensina sobre crédito no Canadá

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário