Halloween em Toronto: como comemorar com as crianças

O Halloween é uma das minhas festas preferidas aqui no Canadá. Para mim a data é sinônimo de curtição. Um motivo para usarmos fantasias, brincar de monstros, dar boas risadas e comer muito chocolate. Depois que tive as meninas, descobri que a festa podia ser ainda mais legal do que antes, pois pude aproveitar tudo junto com elas, especialmente sair de porta em porta pedindo doces.

Todos os anos eu compartilho no blog fotos das nossas fantasias e como foi a nossa noite de Halloween. Mas nunca escrevi, de uma forma mais ampla, detalhes sobre como a ocasião é comemorada. Então, como algumas pessoas me perguntaram sobre onde ir pegar doces, comprar fantasias, como a festa é celebrada na escola e eventos para crianças, resolvi preparar esse post.

Onde ir para pegar doces

Bem, não existe um lugar específico na cidade para ir pegar doces. As crianças geralmente vão nas ruas próximas de onde moram. O único porém é que nem todo mundo gosta de Halloween e participa da festa, então nem todas as ruas tem a mesma animação.

Quando eu morava no centro todas as ruas ficavam cheias de crianças, mas aqui no subúrbio a minha rua é completamente sem graça. Quando as meninas eram menores saíamos aqui mesmo e elas não se importavam. Agora descobrimos uma rua bem mais animada a alguns quarteirões daqui, onde todas as crianças da escola delas vão pedir doces. Então acabamos sempre indo para lá.

Se você não conhece a região que está morando, olhe ao redor e procure uma rua onde a maioria das casas estão decoradas. Isso significa que as pessoas curtem e participam mais ativamente do Halloween. Consequentemente essa rua vai ser mais movimenta na noite do dia 31 de outubro.

Outra forma de saber se batemos na porta de uma casa ou não na noite do Dia das Bruxas, é olhar se a luz da varanda está acesa. Essas são as casas que vão participar da festa. Não é uma regra, mas um bom indicativo e também recomendado que as crianças só batam em casas com a luz acesa. Assim que escurece, a festa começa.

E não esqueça de levar uma sacola para coletar os doces, pode comprar uma ou levar um saco normal mesmo. As minhas filhas carregam uma sacolinha pequena ou um balde com o tema Halloween e eu levo um saco plástico para ir coletando tudo e elas não ficarem sobrecarregadas com o peso.

Onde comprar fantasias

Nessa época achamos fantasias em praticamente qualquer lugar, mas aqui deixo algumas dicas de lojas que conheço e possuem uma boa seleção de fantasias. Só não deixe para a última hora porque senão vai ficar sem opção.

Em todos os Halloween que passei aqui, estava frio e tivemos que colocar casaco nas meninas ou algo mais quente por baixo. Então pense nisso na hora de escolher a fantasia.

Fantasias DIY

Tem muita gente que prefere fazer a própria fantasia, ao invés de comprar. Antes não me importava muito mas de 3 anos para cá me rendi ao DIY e resolvi confeccionar minha fantasia. A primeira foi de Ana do Frozen, que deu um pouco mais de trabalho. Veja o passo-a-passo aqui.

A segunda foi a Mavis, do Hotel Transilvânia. Na verdade não fiz, apenas tive a ideia de montar o look. Comprei um vestido preto básico de $10 na H&M, uma meia calça listrada na Dollarama e uma peruca preta no Value Village. Veja mais detalhes desse Halloween e da festinha da escola aqui.

A do ano passado também foi super fácil e fiz de última hora usando roupas que tinha em casa para me transformar num espantalho. A única coisa que comprei foi duas saias havaianas na Dollarama para enrolar no braço, na cintura e nas pernas.

Se você vai participar de algum concurso de melhor fantasia, fique sabendo que eles só premiam as pessoas que se destacam com algo diferente e DIY. Então tem que se aventurar e tentar fazer alguma coisa que não seja vendida em lojas.

Como é a comemoração nas escolas

Na escola é comum os alunos mais novos trocarem lembrancinhas em datas importantes e o Halloween é uma delas. Nada demais, apenas coisas como lápis, adesivos, um livro de colorir, etc. Por causa de alergias muitas escolas não permitem chocolates ou guloseimas, mas cada lugar tem suas própria regras. Pergunte a professora o que é aceitável levar. No Kindergarten e no Grade 1 muitas crianças levam mas depois disso quase ninguém faz.

Eu também gosto de mandar uma caixinha de chocolates para a professora para agradar ou quando tenho tempo faço biscoitos ou brigadeiros. Elas ficam super felizes!

No dia do Halloween todos vão fantasiados para escola. Aqui onde as meninas estudam tem um baile com DJ e concurso de fantasias. Não é obrigatório se fantasiar mas quem não vai pode se sentir meio peixe fora d’água se todos os colegas estão vestidos. Tem gente que não gosta da festa e escolhe não mandar os filhos para escola nesse dia.

No concurso de melhor fantasia, eles premiam os melhores de cada série. E para ganhar tem que ser bem criativo. O vencedor ganha um presente simbólico. Eu ajudo a orgaizar a festinha da escola e fico besta com as fantasias que aparecem. Já vi escova de cabelo, água viva, prato de macarrão, copo de café do Starbucks e por aí vai. A minha filha ano passado foi vampira vendedora de sorvete e levou o prêmio do Grade 2.

Eventos de Halloween para crianças

No mês de outubro tem vários eventos direcionados para crianças. Veja alguns bem legais:

Canada’s Wonderland – o maior parque de diversões do Canadá oferece atividades para crianças em todos os fins de semana de outubro. Elas acontecem na área infantil e o evento chama-se Camp Spooky (leia o post para saber mais). Para os maiores de 13 anos tem o Halloween Haunt, que acontece à noite e é pago a parte. Nunca fui nesse mas falam que eles transformam completamente o parque e assustam a galera para valer.

Centros comunitários – vários centros comunitários na cidade fazem festinha no fim de semana antes do dia 31/10 e distribuem doces para a criançada. É preciso se informar diretamente no centro do seu bairro porque eles não postam isso online. Algumas festas são gratuitas, outras cobram um valor simbólico.

Pumpkinfest in the Junction – evento gratuito com várias atividades para toda a família. Mais aqui.

Night of the Dread – evento criado pela companhia de teatro Clay & Paper, onde o público confecciona puppets e máscaras para depois desfilar pela vizinhança. O ingresso é pay-what-you-can. Mais informações aqui.

Kreepy Kortright – esse evento é direcionado para famílias com crianças até 12 anos e tem atividades, casa e caminhada mal assombrada pelo parque. Acontece entre os dias 26 e 28 de outubro. Mais informações aqui.

Retro Halloween Family Drop-in at Todmorden Mills – celebrando o dia das bruxas como antigamente no Todmorden Mills. Tem histórias, atividades e doces. Acontece dia 28/10, mais informações aqui.

Pumpkin Parade – depois dondia 31/10 é comum as pessoas levarem seus Jack-o-lanterns para um desfile, o melhores designs geralmente levam algum tipo de prêmio. Aqui tem um mapa com todos os desfiles que rolam em Toronto.

Halloween nas atrações da cidade – há eventos especiais para famílias na AGO, no ROM, no Bata shoe Museum e na Legoland,

Cuidados importantes

Algumas dicas de segurança:

  • Acho que não precisa dizer mas com o tanto de crianças na rua, é preciso dirigir com muito cuidado.
  • Evite fantasias longas por causa do risco da criança tropeçar.
  • Na hora de comprar, procure uma fantasia que seja flame resistant para evitar que ela pegue fogo facilmente se entrar em contato com alguma vela que as pessoas colocam dentro das abóboras.
  • Certifique-se que máscaras, chapéus e outros acessórios não estão obstruindo a visibilidade da criança, pois elas podem atravessar uma rua sem ver um carro, ou esbarrar em alguma coisa.
  • Oriente o seu filho a não comer nada antes de você checar se está tudo em ordem. Infelizmente tem doido para tudo e já houve casos de gente que coloca agulhas em chocolate ou distribui doces estragados. É muito importante checar todas as embalagens para ver se não foram violadas.

Happy trick-or-treating!


Foto da capa: Shutterstock

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário