Festas de aniversário infantil no Canadá

As festas de aniversário infantil no Canadá são muito diferentes do que nós brasileiros estamos acostumados a fazer. Aqui geralmente a coisa toda é mais simples e focada nas crianças. E justamente por isso, acho que elas se divertem muito mais.

Quando as minhas filhas eram pequenas eu fazia a festinha nos moldes brasileiros, com decoração e comidinhas da nossa terra. Mas depois que elas foram para a escola isso mudou porque elas já escolhem o que querem.

aniversário-5Candyland

Por causa da limitação de espaço, do clima ou simplesmente por conveniência, no Canadá é comum fazermos festas em locais específicos para tal. Esses locais cobram um valor por criança ou fazem um pacote com um limite máximo de convidados.

Mesmo com opções alternativas, do lado de fora, a grande maioria das pessoas preferem um local fechado. No verão as pessoas até fazem festas nos parques mas no inverno não tem como. A última festa que fiz do lado de fora foi no aniversário de 2 anos da minha mais nova e quase choveu. Nunca mais arrisquei, imagina perder a festa por causa da chuva. #medo

A comida

Sabe aquela mesa de bolo enorme, toda decorada e cheia de doces? Canadenses não tem esse costume. Além das festas de brasileiros, só vi isso 2 vezes, em festa de filipinos e de uma amiguinha de Trinidad & Tobago. A comida que eles geralmente oferem é um bolo (na maioria das vezes de sorvete), pizza, prato de frutas, prato de verduras e chips. Os petistos e as bebidas não alcoólicas ficam na mesa a disposição de quem quiser.

Nas minhas festas, além da comida de canadense, como eu chamo, tem sempre um toque brasileiro como brigadeiro, beijinho, coxinha, empada, etc. Apesar de nunca ter visto nenhuma criança canadense se aventurar a comer, os pais ficam doidos 😉

Mas confesso que nos últimos aniversários nem fiz docinhos brasileiros pois convidei apenas as crianças.

aniversário-3PC Cooking School

Nem todos os locais permitem que a gente traga a comida então gosto sempre de checar antes. No Legoland, por exemplo, não podemos levar nada, eles fornecem bolo, pizza e a bebida. E por falar nisso, é proibido servir bebida alcoólica nos parquinhos, mesmo levando, não pode!

Como a festa é para as crianças, a prioridade é brincar ou fazer alguma atividade lúdica apropriada para a idade. As crianças só sentam para comer a pizza e cantar o parabéns mais ou menos 1 hora ou 45 minutos antes de terminar a festa. Depois de comer, todo mundo vai embora. Simples assim.

Regras de boa conduta

No Brasil, ao receber um convite de aniversário, automaticamente entendemos que é extensivo para toda a família. Aqui, por causa da limitação de espaço, ou do valor cobrado nos locais de festa, a coisa é mais restrita. O convite só é extensivo aos irmãos se o nome deles estiver no convite. Caso contrário é só o amiguinho. Da mesma forma, se você quer convidar os irmãos do(a) amiguinho(a) do(a) seu filho(a), inclua o nome no convite, ou simplesmente “siblings are welcomed”.

Quanto aos pais, depende. Alguns convites vem escrito “drop-off”, ou seja, você deixa a criança e volta para buscar no fim da festa. Se não estiver escrito nada, assume-se que um dos pais vai ficar com a criança.

aniversário-6Playcious

Todos os convites vem com uma data para RSVP, que quer dizer responda por favor se você pretende ir ou não. Dessa forma fica mais fácil para os pais planejarem a comida e lembrancinhas da festa.

As festinhas tem hora para começar, terminar e duração média de 2-3 horas, por isso pontualidade é muito importante.

Ah, e por favor, na hora do happy birthday lembre-se de não bater palmas – eu não sei de onde vem esse nosso costume mas aqui eles não tem. Eu acho meio sem graça mas…quando em Roma faço como os romanos. E me controlo porque o impulso é bater palmas.

Claro que estou falando de uma forma bem generalizada. Quando fazemos a festa em casa ou temos uma certa intimidade com as pessoas, as regras são mais flexíveis.

Onde fazer a festa

Várias pessoas me pedem recomendações sobre lugares para fazer festas de aniversário ou indoor playgrounds na região de Toronto. Como tenho duas filhas em idade escolar posso dizer que já tenho uma certa experiência no assunto, então vou fazer posts, periodicamente, contando como são as festinhas em cada lugar. Todos os posts dessa nova seção do blog ficarão marcados como Festas e Indoor Play.

aniversário-2Princess Fables, com princesas que trabalham nos cruzeiros da Disney

Só para vocês terem uma idéia, segue uma listinha de alguns lugares que conheço e irei falar no blog, a maioria deles não são exclusivos para festas de aniversário, alguns funcionam como parquinho ou oferecem atividades que qualquer criança pode fazer mediante o pagamento de uma taxa.

Independente de onde seja a festa, o que importa é que as crianças se divertem muito e os pais se estressam menos. Quando moramos fora aprendemos que não é preciso uma mega festa para fazer uma criança feliz.

Comemoração nas escolas

A comemoração nas escolas também é bem simples. Geralmente não é permitido fazer festinha na sala. O costume é mandar uma lembrancinha para cada coleguinha da sala (loot bag).

Algumas escolas permitem que os aniversariantes levem cupcakes nut free ou outras guloseimas para distribuir também. Outras só permitem a lembrancinha e nada comestível por causa de alergias. Portanto, verifique com a professora antes.

aniversário-7Playcious

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Ludmilla disse:

    Ola !!! Estou grávida e resolvi fazer a festa das minhas duas filhas juntas por conta do nascimento do bebê . o problema disso q ficou muita criança e vou fazer a festa no quintal . ja pensei no clima de vancouver e vamos comprar uma tenda para caso de chuva o q nao havia pensado era na acomodaçao dos convidadoa . nao tenho mesa nem cadeiras e nao tenho ideia de xomo seria uma festa . o tema é a pequena sereia . pensei q xomo o aniversário é cedo de colocar cangas para todos ficarem confortaveis com as crianças , ja q tera personagem com contos da historias da princesa . vc acha q ficaria ruim ? Qual sujestao me daria ?

    • Livi disse:

      Oi Ludmilla,

      Acho que as cangas combinam com o tema da festa e acho que vai ficar bem legal, o único problema é se chover, mesmo com a tenda todo mundo vai entrar na sua casa. Você já pensou em fazer num centro comunitário? Pelo menos tem uma área grande e mesas com cadeiras. Outra opção é alugar um salão de festas. Se você conhecer alguém que more em prédio podia tentar. Mas relaxa, vai ficar bom sim, mesmo em casa. Beijos

  2. Bruna Monteiro disse:

    Oi Livi, tudo bem? Estou indo agora em JULHO pro Canadá, e no dia 18, aniversario da minha filha de 5 anos, estaremos em TORONTO. Queria sugestão de um local, playground, para comemorarmos. Que aceitem crianças e pessoas avulsas. Você teria como me indicar? obrigadissima. beijos, Bruna

    • Livi disse:

      Oi Bruna,
      Você pode levar sua filha pra brincar em qualquer parque pagando apenas o ingresso dela mas se quiser fazer festinha e levar bolo precisa contratar um dos pacotes.
      A maioria permite que você leve um lanche normal.

      Se você estiver de carro eu recomendo o Candyland Indoor Play (perto do Vaughan Mills Outlet). Ele é o favorito das minhas filhas. Mas atenção: durante a semana ele fica vazio mas no fim de semana é lotado por causa das festas.
      Me diz em que região vai estar hospedada e se vai estar sem carro para eu poder te dar outra sugestão.
      Abs.

  3. Oi Livi. Adorei o post. Eu que agora estou entrando no mundo de mães e filhos sempre ouvi falar que as festinhas aqui são mais simples que as do Brasil, mas igualmente legais e especiais. Eu particularmente adoro a simplicidade que temos aqui. Aguardarei os posts com as dicas. Beijos

  1. 20/04/2017

    […] Eu questiono muito o porquê de termos festas elaboradas para as crianças. Eles curtem muito algo simples, que envolva muita brincadeira e a presença dos amigos e da família. Acho que isso deveria ser a base de todas as festinhas infantis. Aqui no Canadá as festas são bem mais simples quando comparadas com o Brasil, e nos USA isso não é diferente. Eu adorei a idéia de fazer algo simples, em algum espaço para as crianças brincarem mesmo e quero começar a pesquisar aqui em Toronto. Sei que a Livi do Baianos do Pólo Norte tem várias dicas sobre festas infantis no Canadá e sugiro vocês pesquisarem no blog dela (olha só este post aqui). […]

Deixe um Comentário