Eleições no Canadá: como funcionam e as promessas do novo governo

vote-2
Ontem o Canadá elegeu, com maioria de assentos na Câmera dos Comuns, um novo Primeiro Ministro. O nome dele é Justin Trudeau, do Partido Liberal. Sua proposta de governo promete trazer grandes mudanças para o país, inclusive na imigração.

Confesso que não sou uma pessoa ligada em política mas não podia deixar de escrever sobre isso pois é um assunto que interessa a um grande número de amigos e leitores aqui do blog.

Como funcionam as eleições?

Todos os cidadãos canadenses maiores de 18 anos podem votar. O voto, entretanto, não é obrigatório. O órgão responsável por governar as eleições é o Elections Canada.

Como aqui o sistema é Parlamentarista, não elegemos um presidente e sim um Primeiro Ministro, também não votamos nele diretamente. Para que o seu candidato seja eleito é preciso votar no Membro do Parlamento (MP) da sua região. O MP com maior número de votos, irá representar sua região na Câmara dos Comuns. O líder do partido com mais MPs na Câmara será o novo Primeiro Ministro.

O segundo partido com maior número de eleitos será a oposição oficial. Não há segundo turno de nada, a diferença é que se o partido que ganhar não tiver o maior número de cadeiras na Câmara dos Comuns terá que contar com o apoio da oposição para aprovar qualquer coisa.

As urnas não são eletrônicas, marcamos no cartão de votação o nome do MP ou partido. A contagem é super rápida! Ouvi dizer que algumas cidades adotam a urna eletrônica para eleições municipais mas ainda não vi no meu bairro. A votação pode ser feita no dia das eleições ou antes, em locais e datas pré-determinadas. As escolas continuam funcionando normalmente, não há filas, bagunça e nem papéis no chão. Mas acho que o melhor de tudo é não ter que aturar propaganda eleitoral na TV 😀

Nós nos tornamos canadenses em 2012 e já votamos algumas vezes em outras eleições.

Propostas de Governo

Os Liberais ganharam a eleição com slogan “Real Change Now”, derrubando o Partido Conservador, que já governava a 3 mandatos consecutivos. Vejam algumas das propostas que mais me chamaram a atenção:

  • Reduzir de 22% para 20.5% o imposto de renda para as famílias de classe média que ganham entre $44,700 e $89,401 por ano. Aumentar o imposto de quem ganha mais de $200,000 por ano para compensar.
  • Melhorar o sistema de creches em todo país.
  • Aumentar o Child Benefit.
  • Investir em tecnologia limpa e conservação do meio ambiente.
  • Definir uma estratégia para aumentar o número de jovens empregados, que vai beneficiar mais de 125.000 jovens.
  • Liberação de verba para aperfeiçoamento profissional.
  • Extender o período de licença maternidade para 18 meses, incluindo benefícios.

Imigração

Trudeau quer melhorar o sistema de Imigração canadense, especialmente na parte que diz respeito a reunificação de famílias. Algumas de suas propostas no quesito imigração são:

  • Dobrar o número de processos de classe familiar que serão aceitos por ano, inclusive pais e avós, e também diminuir o tempo de processamento desses casos.
  • Irmãos de residentes receberão pontos no sistema de Express Entry, facilitando o processo de imigração.
  • Aumentar de 19 para 22, o limite máximo de idade permitido para que pais possam trazer os dependentes para o Canadá.
  • Conceder residência permanente imediata para cônjuges, eliminando o período atual de espera.
  • Estudantes internacionais receberão crédito pelo tempo permanecido no país e o governo promete facilitar os processos de residência permanente e cidadania nesses casos.

We will also grant immediate permanent residency to new spouses entering Canada, eliminating the two-year waiting period.

Espero que ele realmente coloque em prática tudo que foi prometido e o Canadá fique ainda melhor. Para ler com detalhes sobre todas as suas propostas, inclusive essas que falei no post, vá no site do Partido Liberal.

Foto: Pixabay


 

Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte, Instagram @Livi_Souza e Twitter @BaianosNoPN

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. TÁCITO AUGUSTO FARIAS. disse:

    PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO.TUDO ORGANIZADO PARA O BENEFÍCIO DE TODOS.LÁ NENHUM LULA DA VIDA TERIA CHANCE,GRAU DE CORRUPÇÃO PRÓXIMO DE ZERO.

  2. filipecesar92 disse:

    Estudantes de universidades ou intercâmbio também?

  3. Gabi disse:

    Nossa Livi, as propostas são ótimas, espero que eles as coloquem em prática! 🙂

Deixe um Comentário