Mães no Canadá: dicas de como vestir as crianças no inverno

Em dezembro, anunciei no blog sobre o Projeto Mães no Canadá e que os artigos seriam publicados no dia 20 de cada mês. Então chegou a hora do primeiro post e tenho certeza que o assunto será super útil para quem está se mudando ou indo passear num lugar frio. O tema escolhido foi “como vestir as crianças para o inverno”.

Como eu já escrevi um post semelhante, explicando sobre as camadas, tipo de roupas, melhores marcas e lojas que gosto de comprar, não vou repetir essas explicações. Recomendo ler como se vestir para o inverno canadense que é bem completo com dicas detalhadas para adultos e crianças.

No post de hoje vou dar dicas práticas, de acordo com a faixa etária. Minhas filhas tem 6 e 9 anos, então tudo que vou falar é baseado na minha experiência em Toronto. Ele vai ser uma espécie de complemento para o outro post.

Bebês até 1 ano

Quando minhas filhas eram bebês eu não usava snowsuit por questão de praticidade. Preferi usar um BundleMe, que é uma espécie de saco para usar na cadeirinha do carro ou carrinho de bebê. O BundleMe é vendido em qualquer loja de produtos de bebês (Walmart, Buy Buy Baby, Babies R Us, Amazon, etc). O meu era similar a esse aqui da Amazon.

Outro motivo que me fez preferir o BundleMe foi o fato de não ser recomendado manter as crianças com o casaco de inverno quando estão afiveladas na cadeirinha. Então ia ter que tirar tudo quando chegasse no carro e colocar novamente antes de sair. Inviável ficar tirando e botando aquele casacão em bebês. O BundleMe tem um zíper para tirarmos completamente a parte de cima. E se ficar frio é só colocar uma manta por cima.

Por baixo do BundleMe vestida uma roupa. normal, quentinha. Por cima do BundleMe usava um car seat cover, dependendo do frio.

Eu tinha um snowsuit similar ao da foto e acho que usei apenas uma ou duas vezes. Talvez seja mais útil para quem vai carregar o bebê do lado de fora.

De 1 a 3 anos

Quando as crianças começam a andar e já podem brincar do lado de fora, precisamos ter uma roupa de inverno apropriada, incluindo as botas.

O que vestir no inverno canadense

O casaco não tem nenhum segredo, pois é similar para todo mundo. Algumas pessoas preferem usar um snowsuit (uma peça inteira) para as crianças brincarem do lado de fora. Depois que minhas filhas completaram 2 anos comecei a usar calça e casaco mesmo. O snowsuit é chato para tirar e colocar.

Em relação às luvas, optei pelas mittens, que são aquelas que não tem dedos pois elas esquentam bem as mãos e são mais fáceis de colocar. Para evitar que as luvas se perdessem, comprei um clip para prendê-las ao casaco. Apesar da maioria dos casacos infantis terem uma fivela na ponta da manga, ela é difícil para os pequenos usarem sozinhos. É muito importante ensinar nossos filhos a serem independentes pois quando eles começarem o kindergarten precisam se vestir sozinhos.

Para a proteção do pescoço o melhor é usar um neck warmer ou um infinity scarf (que tem as pontas presas uma na outra). O cachecol normal não é recomendado para crianças pequenas por risco de estrangulamento. E para proteger a cabeça, sempre compro chapéus que cobrem as orelhas.

Procure por botas impermeáveis, com indicação da temperatura que elas aguentam e que sejam fáceis de calçar.

A partir de 4 anos

A partir dessa idade acho que não tem muito segredo. Siga as dicas que falei no post sobre o que vestir no inverno. Invista num bom casaco, calça de neve, luvas impermeáveis, chapéu, cachecol e bota.

O problema quando as crianças vão crescendo é convencê-las que precisam usar todos os acessórios de inverno. Isso piora com a idade, pelo menos está sendo assim aqui em casa. Na pressa de brincar ou por não acharem necessário, muitos deles acabam deixando de usar luvas, ou outro acessório. É importante ensinar sobre a importância de se vestir adequadamente e os riscos de hipotermia e frostbite, que falei nesse post aqui.

Para o dia a dia e se não for brincar na neve, um casaco longo ajuda a proteger as pernas.


Projeto Mães no Canadá

Agora confere as dicas das outras blogueiras, participantes do projeto:

Adriane | Like a New Home

Carol | Fala Maluca

Carol | Minha Neve e Cia

Gabriela | Gaby no Canadá

Mariana | De Bem Com a Vida

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Adri disse:

    Adorei como você mostrou as coisas por faixa etária! Super bem explicado!
    Beijos
    Adri

  2. Joseane disse:

    Livi, Sempre me preocupei muito com essa questão antes de vir para cá e os seus posts sempre foram ótimos. Agora estamos aqui vivendo a neve e tenho certeza que tudo isso é mesmo importante.
    Vou deixar aqui uma dica, não de roupa para brincar na neve, mas para ir para a escola. Os meus filhos estão com 9 e 11 anos e não querem ir para a escola com a calça de neve, então eu me preocupo com uma roupa quentinha para eles irem. Aqui vai a minha dica: achei uma calça de moleton super bem forrada na Uniclo (parece um pelo de carneiro) e o meu menino está amando, pois não precisa colocar nada por baixo. Fica a dica.
    Beijos

  3. Gabriela disse:

    Seu post ficou ótimo Livi: resumido e bem claro. Adorei! Beijos e curte o calor ai!

  4. Mariana Day disse:

    Adorei o teu post Livi! Eu uso algumas coisas diferentes pra Beatrice em Calgary quando saímos de carro e alguns momentos só de exposição.. mas pra sair na rua, mesmo tipo de roupa!!!

Deixe um Comentário