Dicas para quem pretende abrir uma empresa em Toronto

Muitos brasileiros que moram no Canadá tem o sonho de abrir o próprio negócio. O problema é que muitos deles não sabem nem por onde começar. Como registrar uma empresa? Existe algum órgão similar ao Sebrae? Onde buscar ajuda para fazer Business Plan? Essas são as dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

Então achei que seria útil escrever um post com algumas dicas básicas para quem planeja abrir um negócio aqui. Para me ajudar com esse tema, convidei a minha amiga Carolina Hack, que, assim como eu, é dona do seu próprio negócio. Eu abri uma empresa de intercâmbio e a Carol uma de assessoria de importação e exportação.

Como nós moramos em Toronto, falaremos baseadas na nossa experiência e sobre os serviços oferecidos aqui.

Prepare o seu Business Plan

Esse é o primeiro passo para quem planeja abrir uma empresa. O business plan é o famoso plano de negócios, um documento que descreve em detalhes como uma empresa planeja atingir seus objetivos. O business plan estabelece qual será o plano de marketing, financeiro e operacional.

Se você for buscar financiamento para iniciar o seu negócio esse documento é indispensável. Nesse site do Governo do Canadá tem várias informações úteis e até modelos de Business Plan.

Visite a Enterprise Toronto

Enterprise Toronto é um serviço de apoio para pequenas empresas, parecido com o Sebrae no Brasil. Eles possuem um time de profissionais capazes de ajudar tanto na fase de planejamento quanto no crescimento do negócio. O órgão oferece uma série de cursos presenciais que ensinam o passo a passo para abrir uma empresa e possuem um conteúdo online fantástico, inclusive para auxiliar na preparação do Business Plan. Grande parte desses cursos são gratuitos ou tem um custo bem baixo.

Para ver toda a lista de cursos online e seminários disponíveis, clique aqui.

Os escritórios da Enterprise Toronto estão localizados no:

Vale lembrar que outubro é Small Business Month e portanto há uma série de eventos e palestras especiais sobre empreendedorismo acontecendo. Mais detalhes aqui.

Faça um curso gratuito para aperfeiçoar sua comunicação no trabalho

Todos os residentes permanentes tem acesso gratuito a um programa chamado OSLT (Occupation Specific Language Training). O objetivo do programa é fazer com que os participantes aprimorem a comunicação no trabalho e entendam mais sobre questões culturais e sociais em diferentes ramos de atuação. Os cursos são disponibilizados gratuitamente em Colleges como o Centennial, Seneca, Humber, George Brown, etc. E em diversas áreas como administração, tecnologia, saúde, recursos humanos e construção civil.

Para ingressar no programa é preciso comprovar que você é formado ou trabalha numa dessas áreas. Você será aceito no curso que tem relação com a sua área, não pode fazer qualquer coisa, só por fazer. O OSLT não é exclusivo para quem quer abrir um negócio e acho que qualquer pessoa pode se beneficiar com ele. A Carol está cursando o “Entrepreneurship and Sales & Marketing” e recomenda. Além de aprender bastante coisa, ela está fazendo networking com profissionais da área.

Como registrar uma empresa em Ontário

Registrar é a parte mais fácil para quem quer abrir uma empresa, pois há pouquíssima burocracia. Em Ontário é possível registar uma empresa simples online, no site do Service Ontario, por $60. O registro é imediato e você recebe o documento por email.

Quem preferir pode fazer pessoalmente ou pelo correio. Nesses casos pagará $80. Em Toronto o escritório do Ministry of Government and Consumer Services fica no 375 University Avenue, 2nd floor.

O endereço para mandar pelo correio é:

Ministry of Government and Consumer Services
Central Production and Verification Services Branch
393 University Avenue, Suite 200
Toronto, ON M5G 2M2

Esse é o custo básico de uma Master Business Licence (MBL) e não inclui outras despesas como busca de nomes, incorporação ou licenças especiais. Dependendo do tipo de empresa o valor será mais alto pois terá que providenciar outros documentos e licenças. Não vou entrar em detalhes sobre diferenças de requisitos para cada tipo de empresa. Mas sugiro que entrem em contato com a a Enterprise Toronto para se informar sobre cada tipo de empresa e a necessidade de providenciar documentação extra. Eles poderão inclusive te auxiliar com o registro da empresa e outros serviços relacionados, mediante o pagamento de uma pequena taxa extra. Os preços deles estão aqui.

Bem, acho que cobrimos os tópicos mais básicos. Espero que estas dicas ajudem vocês a desbravarem o mundo do empreendedorismo no Canadá. Oportunidades por aqui não faltam, mas é importante ter foco, força de vontade e planejamento!

Se você gostou do tema do post, tem outras dicas ou dúvidas, deixe uma mensagem aí na caixa de comentários. Farei o possível para responder todas as perguntas e dependendo do interesse, posso publicar outros artigos sobre o assunto.


Um pouco sobre a Carol:

Meu nome é Carolina Hack, sou mãe, esposa, estudante e recentemente me tornei empresária. Mudei para o Canadá há dois anos e meio e no final do ano passado abri a GC5 Trading Ltd, uma empresa especializada em viabilizar operações de comércio exterior (exportação e importação).

Antes da abertura do negócio passei por uma fase de muito planejamento, estudei o mercado, fiz bastante networking e foquei em construir parcerias.

A minha estratégia foi buscar informações através de cursos, workshops, participação em feiras e associações comerciais, além de todas as informações disponíveis online, nos sites do Governo do Canadá, de Ontario e prefeitura de Toronto.

Para saber mais sobre a GC5 Trading visite o site www.gc5.ca ou entre em contato pelo email: carol.hack@gc5.ca.


Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Barbara Pabst disse:

    Oi Livi, o site futurpreneur.ca tem muitas ferramentas úteis para quem quer abrir um negócio também, inclusive um business plan writer que explica direitinho o passo a passo. vale a pena dar uma olhada!

Deixe um Comentário