Dicas para lavar roupas e pôster gratuito para lavanderia

Não sei vocês mas eu quando cheguei aqui me enrolava toda na hora de lavar e secar a roupa. Perdi a conta das vezes que estraguei roupas pois lavei com água muito quente ou coloquei na secadora e elas encolheram.

Aqui tudo é diferente do que eu estava acostumada no Brasil e tive que reaprender algumas coisas. Nesse post compartilho algumas dicas do que aprendi.

Leia também: Produtos de limpeza que uso no Canadá

Entenda os símbolos nas etiquetas

Na etiqueta de todas as roupas há símbolos que explicam como elas devem ser lavadas, se vai ou não na secadora e se podemos usar o ferro para passar. Em Salvador nunca me importei com isso pois não tinha secadora e a temperatura de lavagem era uma só. Porém aqui, assim como quem mora nas regiões mais frias do Brasil, a história é diferente. As informações da etiqueta são muito importantes!

Estava dando uma arrumada aqui em casa e fiz um pôster para colocar na minha lavanderia. Vou compartilhar com vocês o arquivo no fim do post. Tem uma versão em inglês e uma em português. O pôster contém os principais símbolos usados, de acordo com esse site.

De qualquer forma, aqui a legenda:

Escolha o sabão apropriado

Existem vários tipos de sabão para lavar roupas. Escolha o sabão apropriado para a temperatura e máquina que você usa. Minha máquina é daquelas que usam pouca água e são consideradas high efficiency. Portanto sempre compro o sabão marcado como 'He'. E como uso água fria frequentemente pego o que está marcado 'Cold water'.

Alguns que já usei e recomendo são Tide, Purex, Persil, Arm & Hammer. Para roupas delicadas gosto do Tide Gentle.

Quando minhas filhas eram bebês, eu usava sabão Woolite Baby ou outro para pele sensível, sem cheiro ou corantes.

Cuidados especiais com roupas brancas

Já perceberam que a roupa branca vai ficando amarelada depois de um tempo? Isso pode acontecer por vários motivos como não separar a roupa corretamente, colocar muito alvejante com cloro ou amaciante, etc.

Mas uma amiga me ensinou que a melhor forma de manter a roupa branquinha é não colocá-las na secadora. O melhor seria se pudéssemos secar do lado de fora, ao sol, pois os raios ultravioleta ajudam a clarear a roupa.

Infelizmente eu não tenho espaço para pendurar todas as roupas brancas, portanto uso um varal portátil para pendurar as mais novas e delicadas, E olha, elas continuam branquinhas!

Além disso, a amiga sugeriu enxagar a roupa duas vezes para remover qualquer resíduo de sabão. Inclusive algumas máquinas high efficiency possuem um botão com essa opção.

Produto para tirar manchas

Aqui em casa não tenho tanque de roupa para deixar nada de molho. Se for uma roupa pequena, coloco no balde com um pouco de sabão e OxiClean, que é seguro até para roupas coloridas. Mas depois que descobri o Resolve spray, dificilmente faço isso. Basta borrifar o produto em cima da mancha e jogar a roupa na máquina. Outra alternativa é o Oxi Clean spray.

Jamais coloque uma roupa manchada na secadora senão fica bem mais difícil limpar. Muitas vezes a mancha se torna permanente.

Dificilmente uso alvejante com cloro pois detesto o cheiro.

Temperatura da água

Como regra geral eu lavo roupa branca, lençóis, toalhas e qualquer coisa que esteja muito suja na água quente, roupas escuras e não muito sujas em água fria e o resto com a água morna. Apenas dou uma olhada nas etiquetas de roupas novas só para confirmar se há alguma restrição à temperatura da água.

Quantidade de sabão

Sempre acreditei que quanto maior a quantidade de sabão usada mais limpa a minha roupa ia ficar, porém isso não é verdade. Muito sabão estraga a roupa e deixa resíduo que pode manchá-la. Por outro lado, pouco sabão, não vai limpar direito. Então eu tomo como base a quantidade recomendada na minha máquina, não a da tampa do sabão.

A minha máquina só tem duas mediçōes, normal e alta. Só uso a quantidade máxima de sabão  se a roupa estiver muito suja. Quando lav pouca roupa uso menos de sabão do que no ciclo normal.

Roupas delicadas

A verdade é que não gosto e nem tenho tempo de lavar roupa na mão, então eu coloco tudo na máquina. Aliás, podem rir mas nem compro roupas muito delicadas só para não ter que lavar na mão. #prontofalei.

Comprei um saco para lingerie na Dollarama e uso para lavar as roupas mais delicadas na máquina sem estragar. Só não coloco para lavar com nenhum tecido pesado como toalha ou jeans, por exemplo. Funciona que é uma beleza.

Como diminuir a estática na roupa

Logo que cheguei não tinha máquinas de lavar e secar em casa, então ia numa lavanderia. Na hora de secar, colocava na temperatura mais alta de todas para secar rápido e gastar menos dinheiro. Isso deixava minhas roupas grudadas de tanta estática. E eu ficava tomando choque o tempo todo.

Para amenizar esse problema usamos dryer sheets, que além de deixarem a roupa mais macia e cheirosa, reduzem a estática. Porém, a temperatura da secadora e o tempo de secagem são ainda mais importantes. Quanto maior, mais choque a sua roupa vai te dar. E não tem dryer sheets que resolva. 🙂

Encolhi meu suéter, e agora?

Quem nunca colocou uma roupa que não deveria na secadora? Não sei se funciona para todas os tipos de tecido mas com suéter, basta colocar de molho em água morna com condicionador de cabelo, depois esticar com cuidado até voltar ao tamanho original.

Como fazer lavagem a seco em casa

Algumas roupas só podem ser lavadas a seco e muita gente acha que só é possível fazer isso numa lavanderia especializada. Entretanto, podemos fazer em casa, na secadora, utilizando um kit apropriado.

Conheço dois: Woolite Dry Cleaner e Dryel. O primeiro é mais fácil de encontrar. Cada kit contém um saco especial para colocar a roupa dentro, um lenço com o produto e um spray para tirar manchas. Basta seguir as instruções, colocar na secadora e poucos minutos depois sua roupa estará limpa. Claro que não funciona com tudo, mas é ótimo para camisas e outras peças mais simples. O resto só na lavanderia mesmo.


Poster versão em inglês

Baixe o pôster Guia para Lavanderia

Para receber o seu arquivo gratuitamente preencha os campos abaixo.

Ao preencher o formulário e clicar em enviar você irá automaticamente se tornar assinante da nossa newsletter, caso ainda não seja. A assinatura poderá ser cancelada a qualquer momento. Nós usamos a newsletter para comunicar os leitores sobre novos posts, não compartilhamos email com terceiros.

Você receberá dois pôsteres (Inglês e Português) e o link para download é válido por 1 semana. Cada pôster tem tamanho 8x10in e pode ser impresso em qualquer folha de papel ofício. Recomendo abrir no Adobe Reader (free) pois outros leitores de PDF podem mudar a formatação do pôster.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. DL disse:

    Olá! Pra mim também deu erro 🙁
    Poderia me enviar por e-mail?
    obrigada!

  2. Djenane disse:

    Oi, pra mim tbm deu erro, podes mandar para mim? djenane.h@gmail.com
    Obrigada!

  3. Gilson F Soares disse:

    Oi, teria como enviar para mim? Sempre aparece a mensagem “Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Tente novamente mais tarde.” toda vez que tento. Gostaria muito de ter esse pôster

  4. Carol disse:

    Oi Livi, adorei o post de lavanderia. Recebi o email mas nao consigo abir o pôster 🙁

    Feliz 2019 para vc e sua família!

Deixe um Comentário