2 de Fevereiro, dia da marmota no Canadá

Enquanto todos na Bahia celebram hoje o dia de Iemanjá, no Canadá e Estados Unidos é Groundhog Day (Dia da Marmota). Segundo a tradição, a marmota hiberna durante o inverno e neste dia ela sai da toca para espiar o tempo. Se o dia estiver nublado significa que a primavera chegará mais cedo. Se estiver sol o bichinho vê a própria sombra, se assusta e volta para a toca para dormir de novo, neste caso teremos mais 6 semanas de inverno.

imageEsse é um costume que tem origens na Europa medieval e foi trazido para a América do Norte por volta do século 18, de lá para cá já se espalhou por diversas cidades nos Estados Unidos e Canadá.

Cada lugar tem a sua marmota celebridade. A marmotinha mais famosa da América do Norte é Punxsutawney Phil, que mora na Pensilvânia. E para 2019 ele já disse que a primavera vai chegar mais cedo.

Aqui no Canadá a estrela é Wiarton Willie, que mora em Wiarton no condado de Bruce, Ontário. Ele fez a mesma previsão. Segundo o povo da cidade ele acerta 90% das vezes (mas na verdade só acerta 37%, segundo os cientistas). O divertimento vale a pena e ajuda a sobreviver ao longo inverno.

A festa começa antes mesmo do dia amanhecer e por volta das 8 da manhã as marmotas fazem sua previsões. Espero que esse ano ela acerte porque ninguém merece esse polar vortex. Aqui em casa minhas filhas acordaram nervosas olhando se estava sol ou não. E quando constataram que está nublafo ficaram nuna alegria só, com a certeza de que a marmota não ia ver a própria sombra. Ou seja, em breve teremos primavera.

Ano passado quando elas acordaram e viram o sol, ficaram num mau humor que só vendo (e nem tinha saído a previsão oficial).   🙂

Quem quiser saber mais sobre os famosos bichinhos pode ir nos seus websites ou Twitter, porque atualmente até marmota tem rede social, minha gente!

Punxsutawney Phil

Wiarton Willie

Foto: National Geographic

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário