20 curiosidades sobre o Canadá

A maioria das pessoas sabe que o hino do Canadá é chamado de “O Canada”, que o hóquei é um dos esportes nacionais e que os canadenses adoram maple syrup. Mas há inúmeros fatos curiosos sobre o país que não tão tão populares assim. Nesse post reuni alguns deles.

1- O Canadá é o segundo maior país do mundo porém possui uma das menores densidades populacionais. A maior parte das pessoas estão concentradas perto da fronteira com os EUA. E mais da metade dessa população nasceu em outro país.

2- O nome Canadá é fruto de um mal entendido. A palavra vem de “Kanata” e era usada pelos povos nativos Iroquois para se referir uma vila. Quando dois jovens Iroquois explicaram a rota para o local onde hoje é Quebec City eles usaram a palavra Kanata e o explorador francês Jacques Cartier passou a chamar toda aquela região ao longo do rio e golfo de São Lourenço de Canadá (a região como um todo ainda era New France). Daí veio os nomes Upper Canada, Lower Canada, Province of Canada e finalmente o nome do país inteiro.

3- Montreal é a cidade com maior número de pessoas que falam francês, depois de Paris.

4- Existem um lago na província de Manitoba chamado Pekwachnamaykoskwaskwaypinwanik. O nome quer dizer “local onde pescamos trutas selvagens com anzol”. Agora me diz como é que pronuncia isso? Para quem quiser visitar o local, ele está localizado no sudeste de Red Sucker Lane perto da fronteira com Ontário.

5- Entre 1984 e 2008 era proibido vender refrigerante em lata ou garrafas plásticas na província de PEI. Seus residentes contrabandeavam latinhas e era sinal de status exibir uma lata na hora do almoço.

6- A bandeira como conhecemos hoje, só foi implementada em 1965, 100 anos depois do Canadá se tornar um país. E o ”O Canada” só virou o hino nacional em 1980.

7- Há uma região nas margens da Baía de Hudson onde a gravidade é um pouco menor do que no resto do planeta. Então se você for para lá vai “perder” peso automaticamente. O fenômeno foi estudado por cientista por vários anos.

8- A maior ponte construída sobre águas que congelam liga a província de Prince Edward Island, que é uma ilha, ao resto do Canadá. Ela tem 12,9 km. Nós conhecemos numa road trip de Toronto a PEI.

9- O Canadá tem a sua versão de super-herói nacional, ele é chamado de Capptain Canuck. Tá certo que ele não emplacou nos quadrinhos mas ele foi relançado a pouco tempo em desenho animado e o pessoal gostou (disponíveis no Youtube).

Foto divulgacão

10- E por falar em super-herói o Superman foi criado por um americano e um canadense. E segundo a CBC, ele se inspirou em Toronto para criar Metropolis e no jornal Toronto Star para criar o Daily News.

11- A mais longa praia de lago do mundo é Wasaga Beach, em Ontário.

12- O Ministro da Imigração declarou que Papai Noel é cidadão canadense. E teve até uma cerimônia para entregar passaportes para ele. Inclusive podemos escrever uma carta em qualquer idioma para Papai Noel e enviar para o North Pole HOH OHO que ele te responde. Claro que só vale na época de Natal, saiba detalhes aqui.

13- O Canadá possui mais lagos do que qualquer outro país do mundo. Estima-se que o país tenha mais de 2 milhões de lagos. Sendo 31.752 lagos com área maior do que 3km quadrados. E pelo menos 561 tem área de superfície maior do que 100 km quadrados.Peyton Lake - Canadá

14- A primeira ligação telefônica do mundo foi feita numa cidade pertinho de Toronto. É possível visitar a casa onde foi feita a ligação. Você pode ler sobre como chegar lá nesse post.

15- No parque nacional de Banff há passarelas, devidamente camufladas com vegetação, para animais cruzarem a estrada com segurança.

16- Não é só o Lago Ness que possui um monstro misterioso. O Canada também tem um monstrinho para chamar de seu. Ele vive no Lago Okanagan, em BC, e seu nome é Ogopogo.

17- A Baía de Fundy, na província de New Brunswick, tem a maior maré do mundo. A diferença entre maré baixa e alta pode chegar a 15 metros. Nós já visitamos o local e na maré baixa andamos “no fundo do mar”. Leia aqui.

18- O telefone oficial do governo federal, onde os cidadãos podem ligar para se informar sobre diversos serviços é 1-800-O-Canada.

19- No Canadá o clima é tão doido que a temperatura já variou de -19C à 22C em uma hora. Isso aconteceu na cidade de Pincher Creek, Alberta em 1962 devido ao fenômeno conhecido como Chinook.

20- Há uma cidade em Quebec chamada Saint-Louis-du-Ha! Ha!, com duas exclamações. Passamos por ela em uma das nossas viagens pela província e chorei de rir no carro. Porém há uma explicação para o nome incomum. No francês arcaico “ha ha” era usado para descrever obstáculos inesperados ou uma interrupção no caminho. No caso da cidade era referência o lago Témiscouata.

E você conhece outras curiosidades sobre o Canadá?

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Viajento disse:

    Morei no Canadá durante um ano (inclusive já peguei algumas loucuras do Chinook), mas não sabia da maioria dessas curiosidades. Adorei!

  2. Jorge Nader disse:

    Adorei conhecer essas divertidas curiosidades sobre o Canada. Delícia de ler o conteúdo do site! Parabéns!

Deixe um Comentário