O que faço para manter minhas filhas ocupadas e ativas no inverno

No post sobre os desafios de ser mãe no Canadá eu citei o inverno como uma das minhas dificuldades principalmente pelo fato das crianças ficarem mais presas dentro de casa. Inclusive, isso é uma preocupação bem comum para os pais de primeira viagem ou que estão chegando no país. Já perdi a conta de quantas vezes me perguntaram: ” o que vocês fazem nos meses de inverno para que as crianças não fiquem somente na TV ou nos eletrônicos? ”

A verdade é que a vida não para no inverno, porém nós precisamos fazer alguns ajustes na rotina. E nesse post vou falar exatamente sobre o que gostamos de fazer para passar o tempo e manter as crianças sempre ativas, mesmo quando a temperatura está -40°C. A primeira coisa que faço é limitar o tempo de uso da TV e eletrônicos para não cair num círculo vicioso. As meninas podem usar tudo mas não podem abusar (isso vale para o ano inteiro). Elas reclamam mas quando não há TV ou iPad, sobra mais espaço para a criatividade e interação. Para quem não sabe, as minhas filhas estão com 9 e 7 anos.

Deixo elas brincarem do lado de fora

Sim, mesmo no frio as crianças precisam brincar do lado de fora. Nas escolas de Toronto o recreio é do lado de fora até -15ºC, depois disso o risco de frostnip ou frostbite aumenta e as crianças permanecem nas salas. Aqui em casa elas vão para o quintal, fazem boneco de neve, anjos, guerra de bolinhas, brincam no parquinho e de vez em quando, pedem para ajudar a limpar a neve (claro que não limpam nada mas o que vale é a intenção né?).

Praticamos atividades de inverno

É preciso curtir o que cada estação nos traz. Nós gostamos muito de aproveitar o lado de fora, portanto no verão curtimos os parques e as praias, no inverno saímos para patinar, escorregamos na neve, fazemos snow tubing e agora que elas estão maiores vamos tentar levá-las para esquiar.

Inverno em Toronto

Criamos uma noite de jogos

Muitas vezes as coisas mais simples são as que nos trazem mais alegria. Nós estabelecemos que pelo menos uma vez por semana sentaremos juntos para uma sessão de jogos em família. Temos uma pequena coleção de jogos old fashion e damos boas risadas brincando juntos. Os preferidos daqui de casa no momento são: Sorry, Operação, the game of Life, Canadopoly, Jenga, cartas e air hockey.

Vamos nos playgrounds cobertos

Se não dá para brincar do lado de fora então procuramos um parquinho fechado. Na região de Toronto os nossos favoritos são: Candyland, Playcious, Sky Zone e Ninjaz. As meninas também curtem ir no clube de escalada True North Climb de vez em quando.

Fazemos atividades manuais

Aqui em casa eu e as meninas adoramos fazer atividades manuais para passar o tempo. Temos um cantinho do artesanato, onde deixo sempre disponível vários materiais como lápis, papéis, cola, argila, tinta, tecidos, etc. Quando estão entediadas, elas sempre inventam alguma coisa para fazer.

Uma coisa que elas curtem demais é fazer slime (geleca). Eu até já postei uma receita aqui no blog mas elas ganharam um kit de presente e preferem usá-lo.

A minha mais velha começou a se interessar por tricô e está participando de um grupo na escola. Resultado, a mãe está tomando aulas no Youtube para poder ajudar. Confesso que também estou gostando, especialmente porque fazemos juntas. O primeiro projeto é fazer um cachecol para a American Girl.

Visitamos a biblioteca

A biblioteca pública de Toronto faz parte da minha vida, não apenas no inverno mas o ano inteiro. Sempre pego livros emprestados e levo as meninas em algum dos programas interativos que elas oferecem. Tem opções para qualquer faixa etária. Super recomendo.

Passeamos pelos museus da cidade

Para mim o inverno é a melhor época para curtir os museus de Toronto pois não ficam tão cheios quanto no verão. Nossos favoritos são o ROM e o Science Centre. Esse ano também foi inaugurado um Museu das Ilusões, que é bem legal.

Science Centre

Aproveitamos as piscinas cobertas

Nada melhor para esquecer do frio do que mergulhar numa piscina. Toronto tem vários centros comunitários com piscina coberta. Veja aqui. a lista completa de piscinas cobertas e horários que elas estão abertas para o público.

Essas são algumas das minhas piscinas favoritas em Toronto e região:

De vez quando também fazemos um passeio até o Fallsview Indoor Waterpark, em Niagara falls, um parque aquático super legal e climatizado.

Coloquei na aula de piano

Esse ano as meninas pediram para tomar aulas de piano e fiquei super feliz pois é um instrumento que sempre gostei mas nunca tive oportunidade de aprender. Elas estão amando e confesso que fico surpresa pois muitas vezes elas preferem sentar e tocar ao invés de ligar a TV.

Claro que essas não são as únicas coisas que fazemos no inverno mas são as mais importantes da nossa rotina. E vocês que moram aqui, o que fazem com os seus filhos no inverno?


Projeto Mães no Canadá

Esse post faz parte do Projeto Mães no Canadá, onde eu e outras blogueiras/Youtubers brasileiras, contamos nossa opinião sobre um mesmo tema. Passa lá nos outros blogs/canais para conferir as dicas.

Adriane | Like a New Home
Alessandra | Canadiando
Amanda | Viva o Canadá
Beatriz | Biba Cria
Carol | Fala Maluca
Carol | Minha neve e Cia
Danielle | Vidal Norte
Gabriela | Gaby no Canadá
Mariana | De Bem Com a Vida
Renata | Mala Inquieta
Vanessa | Partiu Canada

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Debby disse:

    Olá.
    Amei conhecer seu blog. Perfeito
    Meu caçula tem 8 anos e estou com projetos de fazer um intercambio com ele… como tenho preferência pelo Canadá, por ter parentes ai. Já estou curiando pela net e achei você.
    Perfeito…
    Amando a leitura
    Sds
    Debby

  2. Eu acho a criatividade de vocês incríveis!!! Adorei as atividades que sugeriu, acabei de passar para uma amiga que se mudou para o Canadá 🙂
    Bjks

  3. VidalNorte disse:

    Que linda a foto da sua filha tocando piano Livi! E eu imagino que agora o piano seja uma diversão para a família toda, porque é lindo de tocar e de ouvir.
    Preciso muito ir em uma piscina coberta nesse inverno! a do meu Community Centre está fechada para reforma, vou ver essas que você indicou. Beijosss

  4. Gabriela disse:

    Que linda sua pequena na aula de piano Livi, amei! E adorei as listas das piscinas cobertas tbem. Tentei colocar Thomas na natação e está tudo cheio. O jeito vai ser apelar para elas. Beijos

  5. maria carolina hack disse:

    Adorei as dicas Livi!!!
    Aqui em casa também fazemos muitos playdates e vamos bastante ao cinema também!kkkk
    Bjos

    • Livi disse:

      Ahhh esqueci do cinema!
      Os playdates eu ia colocar mas como fazemos o ano todo acabei deixando de lado. Mas é super importante! Beijos

Deixe um Comentário