VidaEmTO: Como Toronto entrou na minha vida

No primeiro tema do #VidaEmTo vamos falar de como Toronto entrou na nossa vida.

Na verdade tudo começou com um livro sobre o Canadá, daqueles de coleção que vinham junto com jornal. Foi amor a primeira vista com o país.

toronto-1O livro nos acompanha até hoje

toronto-2

Sempre tive vontade de poder fazer um intercâmbio mas como minha família não tinha condições de pagar, tive que correr atrás. Ao invés de fazer um segundo grau comum, optei por um curso técnico na área de química e assim que me formei, com 18 anos, fui contratada pela Bayer para trabalhar no laboratório de análise de plástico. A partir daí, já comecei a juntar a grana pra financiar o sonho. Na empresa eu conheci o atual maridão, que também era apaixonado pelo Canadá e tinha vontade de morar fora.

Após 1 ano e pouco de trabalho joguei tudo pra cima e comprei uma passagem pra Toronto. Ele já tinha uns 5 anos de empresa e fez o mesmo.

Ficamos na dúvida de qual cidade escolher mas decidimos por Toronto por ser uma cidade maior, com mais oportunidades e mais perto do Brasil né? Ou seria menos longe? 🙂

Chegamos aqui em 1998, quando eu tinha apenas 19 anos. Como nosso plano inicial era ficar aqui por um ano e a grana era curta tivemos que trabalhar para nos manter e conseguir pagar o curso de inglês (que só começou alguns meses depois).

Skyline em 1998, quando cheguei aqui – Foto: CBC News

toronto-6A skyline em 2015

Confesso que no começo não foi fácil, choque cultural, falta da família, dificuldades. Mas devagarzinho fomos nos acostumando e aos poucos nos apaixonamos pela cidade, que naquela época já era muito aberta e tolerante com os imigrantes.

Fomos esticando a estadia, depois do curso de inglês fiz um curso de administração. Ficamos 5 anos aqui e acabamos voltando para o Brasil para poder dar entrada na papelada de imigrante, já que naquela época não qualificávamos para pedir estando aqui dentro.

Fomos embora meio magoados e passamos 4 anos no Brasil. Construimos outra vida lá mas cada dia que passava aumentava a certeza que Toronto era a cidade que queríamos viver.

Finalmente em 2007 saíram os documentos de imigrante e nós mais uma vez jogamos tudo para cima e viemos para Toronto. Hoje somos cidadãos canadenses e temos duas filhotas lindas. toronto-5

Se quiser saber mais sobre a minha história no Canadá leia aqui e aqui. Não é um conto de fadas mas é a minha vida. A experiência me fez crescer como pessoa e me ensinou a lutar por tudo que eu quero.

Agora que você já conhece a minha história, convido a ler as experiências das outras blogueiras que estão participando do projeto #VidaEmTO, por ordem de chegada na cidade.

Mirella | Blog Casal Mikix

Gabriela | Gaby no Canadá

Mariana | Virei Canadense

Caroline | Minha Neve e Cia

Isa | Delineado Gatinho

Carina | Outside Brazil

Fiquem ligados que dia 15 de agosto tem mais!!!

E você qual foi a sua história no Canadá?

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Mari Cimini disse:

    Tô adorando esse projeto! Tá sendo super legal ver a visão de cada uma. Principalmente porque parece que Toronto escolheu todas nós, e não o contrário! 🙂

  2. Carol disse:

    Que familia linda! A gente tem mesmo que batalhar por nossos sonhos 🙂 que bom que deu certo e vcs continuam por aqui. BJs

  3. Muito legal sua história Livi: inspiradora! Beijos

  1. 16/07/2016

    […] daqui de Toronto. Conheça os outros posts: Outside Brazil Minha neve e cia Gaby no Canadá Baianos no pólo norte Virei canadense […]

  2. 29/11/2016

    […] Livi Souza: baianosnopolonorte.com […]

Deixe um Comentário