Como se vestir para o inverno canadense

Saber como se vestir para o inverno canadense é uma das dúvidas mais comuns aqui no blog. Eu já escrevi sobre isso brevemente num post antigo e acho que não ficou muito bem explicado, então decidi reescrever e incluir algumas dicas especiais para vestir as crianças. Vou tentar ser o mais detalhista possível mas se alguém ficar com dúvidas ou tiver outras sugestões, é só deixar um comentário no fim do artigo que eu respondo.

Vista-se em camadas

Essa é a regra número 1 e a mais importante de todas pois não adianta ter um bom casaco e não saber se vestir por baixo. No frio devemos usar várias camadas de roupas para ajudar a manter o nosso corpo aquecido e também para facilitar tirar e colocar quando entramos em algum lugar aquecido ou a temperatura muda ao longo do dia.

Basicamente o ideal é usarmos 3 camadas no inverno, mas ajustamos de acordo com a temperatura. Cada camada tem uma função e é importante saber para poder se vestir bem. E se não tiver super frio, é só eliminar uma delas ou colocar uma roupa mais leve.

Quando chegamos aqui, não sabíamos nada disso. Colocávamos várias roupas erradas e não adiantava nada porque o importante não é quantidade e sim qualidade.

Primeira camada

É que fica junto do nosso corpo, não necessariamente uma roupa térmica. Ao contrário do que muita gente pensa não precisa ser uma roupa grossa, uma roupa fina do tecido correto, funciona super bem. O importante é a composição do tecido, que deve ter lã ou ser sintético.

Evite roupas de algodão puro pois ele absorve umidade e não mantém o nosso corpo aquecido. Se for uma mistura de algodão e poliéster tá valendo. A impressão que tenho é que a roupa de algodão fica fria o tempo inteiro. O problema piora quando a pessoa transpira pois a roupa fica molhada e portanto, com frio. Então fique longe do algodão principalmente se for praticar esportes ou fazer atividade física do lado de fora no inverno, porque nenhum super casaco de pena vai te ajudar se você estiver molhado.

Escolha o que vestir de acordo com o lugar que você vai. Se vai para um lugar fechado tenha cuidado para não exagerar e ficar com calor depois. Pense nisso na hora de vestir o seu filho para a escola. Eu compro para as minhas filhas uma camisa que elas possam usar normalmente e não tenha cara de pijama (risos). Assim elas podem tirar o casaco e o suéter na sala de aula se estiverem com calor. Então relaxe se você chegar aqui em janeiro e não encontrar nenhuma roupa térmica, basta olhar a composição e comprar algo equivalente.

Para calças uma legging sintética ou de lã, por baixo resolve. As nossas calças térmicas tem uma mistura de lã e poliéster, e são super quentes. Só usamos quando vamos ficar do lado de fora por mais tempo. Minhas filhas não gostam de usar nenhuma roupa térmica no dia a dia, é uma luta, então eu compro roupas que parecem camisetas ou leggings normais para enganar.

Segunda camada

Na camada do meio geralmente usamos uma roupa mais grossa, como um suéter. Ela cria uma espécie de bolsa de ar quente ao redor do seu corpo e ajuda a manter o calor. Colocando de uma forma simples essa camada funciona com um isolamento.

Prefiro roupas com zíper ou botões que facilitam colocar e tirar. Meu material preferido para as meninas é o fleece, que é macio, leve e esquenta bastante. Alguns casacos de inverno vem com um forro de fleece, nesse caso eu coloco um suéter mais leve por cima da primeira camada.

Calças sintéticas ou forradas com fleece são as favoritas aqui em casa. Para a escola eu compro umas mais folgadas, tipo moletom para poder colocar uma legging por baixo. Se for usar jeans, procure os que tem poliéster na composição.

Terceira camada

Essa é a camada que vai nos proteger do vento, da chuva, da neve, etc. Ela funciona como uma barreira, então precisamos ter um casaco e uma calça de neve (snow pants) de qualidade. o casaco precisa ser capaz de te manter aquecido em baixas temperaturas e ser water-resistant (impermeável por um curto período) ou waterproof (impermeável). Geralmente os melhores casacos, aqueles que são mais leves e oferecem maior resistência ao frio contém penas. Casacos de outros materiais não são necessariamente ruins, mas alguns precisam ser mais pesados para oferecer o mesmo nível de conforto de um de pena. Leia a etiqueta atentamente.

Para os dias mais frios prefiro casacos mais longos que protegem as pernas, pois não uso calças de neve no dia a dia. Aliás nenhum adulto (nem as crianças quando vão crescendo), a menos que estejam indo praticar alguma atividade.

Para bebês e crianças pequenas eles vendem o snowsuit que é uma peça inteira, tipo um macacão ou um pacotinho para bebês. Mas antes de comprar pense na dificuldade de tirar e colocar para ir no banheiro ou trocar uma fralda. Nas escolas eles não aceitam snowsuits, apenas calça e casaco separados justamente por isso.

Minhas lojas favoritas para comprar casacos e acessórios de inverno são: Winners, Marshalls, North Face, Columbia, Sport Check, Costco e The Bay (quando está em promoção). Para crianças, além dessas tem a GAP, Children’s Place, Carters Oshkosh e Justice (meninas). Outras opções são lojas de roupas usadas como o Value village, Goodwill  e Once Upon a Child (exclusiva para crianças ).

Duas dicas para economizar nos casacos e calças de crianças: Compre casacos que podem ser usados no outono e no inverno. Na Children’s Place, por exemplo, a parte de dentro é removível e o casaco fica mais leve. Procure calças de neve que “crescem” junto com seu filho. Esse ano comprei uma da Columbia que tem uma parte dobrada para dentro e quando estiver curta é só tirar a costura e aumentar a calça.

Botas e meias

Nossas extremidades são as áreas mais sensíveis ao frio e correm o maior risco de sofrerem com frostbite, que é quando uma parte do seu corpo literalmente congela. Leia mais sobre isso nesse post sobre como sobreviver ao inverno.

Nos pés é muito importante usar meias que não sejam de algodão por causa do motivo que falei acima. As botas de inverno são geralmente bem quentes e pode causar transpiração nos pés. Uma vez molhado, vai passar frio, independente da bota. Aí muita gente fica pensando que a bota é ruim e entrou água. As meias que contém lã e/ou poliéster na sua composição são ideais. Não precisam ser super grossas, senão fica desconfortável para calçar os sapatos. Procure modelos mais finos.

A bota de inverno precisa ser impermeável e feita para aguentar o frio. É importante também que seja uma bota antiderrapante. Geralmente elas vem com uma etiqueta com essas informações. Invista numa boa bota para não se arrepender. Eu gosto das botas da Sorel, Cougar, Columbia, Kamik e UGG. É possível comprá-las com preço bem mais em conta nas lojas da Winners, Marshalls e SVP Sports. A loja infantil Carter’s Oshkosh também vende algumas dessas marcas e as vezes encontro em promoção.

Cabeça, rosto e mãos

Para a cabeça e rosto compre gorros de lã, acrílico ou fleece. Eu comprei uma face mask para as meninas também, para os dias de frio extremo mas vale enrolar o cachecol na cara ou puxar o neck warmer para cima. O tipo de gorro ou de cachecol vai depender da temperatura. Em dias menos frios, dá para usar somente aquele protetor na orelha (earmuff) ou aquela faixa que protege a testa e as orelhas. Para as crianças são vendido gorros com design diferente tipo máscara de super-heróis ou animais, acho bem legal e a gurizada curte para caramba.

Nas mãos uma boa luva ou mitten é indispensável. Existem diversos tipos, algumas impermeáveis e outras não. As que são impermeáveis e contém um forro por dentro geralmente são melhores. Luvas de couro ou apenas de tricô esquentam até um determinado ponto mas depois não servem. Uma dica para quem tem crianças pequenas que vivem perdendo luvas é comprar um clip para prender a luva no casaco (o lugar de prender fica geralmente dentro na manga). É bom lembrar que se você é apegado com o celular, procure uma luva especial que permita usar o celular sem precisar tirar (elas são chamadas de tech gloves ou touchscreen gloves).

Bem, é isso, acho que cobri o básico em termos de como se vestir apropriadamente no inverno canadense.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. Monique disse:

    Oi Livi!
    Tenho uma bebezinha de 10 meses… Por enquanto ela ainda não vai pra garderie… Também devo vesti-la com 3 camadas? A roupa de baixo (primeira camada) também não deve ser de algodão? É que a maioria das roupas de criança são de algodão, não??
    Esse será meu primeiro inverno aqui e estou bastante receosa por causa da minha filha…
    Gostei muito das suas dicas!!!

    • Livi disse:

      Oi Monique,

      Vista sua bebe com um body normal de manga comprida, um casaco de moleton ou suéter por cima e calça grossa. E também um gorro.

      Eu ainda não publiquei mas estou preparando outro post especial com acessórios de inverno para bebês. Há uma capa que você forra a cadeirinha ou o carrinho e empacota o bebê completamente. Eu acho melhor do que vestir snowsuit por que assim que entra em algum lugar você pode abrir tudo facilmente e ela não vai ficar morrendo de calor. É uma coisa tipo isso aqui. Tem outra coisa que vai por cima disso para proteger mais ainda mas nós usávamos mais um cobertor para proteger quando saíamos de casa e entrávamos no carro.
      Beijos

  2. Leia Maria Xavier disse:

    Olá Livi!! Minha filha mora no Canadá e eu estou chegando aí final de dezembro e vou ficar até março. Ela me mandou seu link e eu gostei muito das suas dicas. Já comprei algumas coisas e pelas suas dicas até que acertei mais do que errei rsrs
    Um Beijo!❤

  3. Olá boa noite nossa tô adorando tudo q leio aqui no blog.
    Tenho uma dúvida vc sabe de alguma loja q de para comprar on line? E alguma loja q entrega aqui no Brasil? Ou alguma loja q de para eu comprar aqui no Brasil antes de ir pq vou em fevereiro e já quero chegar bem protegida… tá
    Obrigada

    • Livi disse:

      Oi Pollyana,

      Comprar aqui para entregar aí vai ser mais complicado. No Brasil tem lojas que vendem online como a Decathlon (tem outras opções nesse artigo aqui.

      Mas minha sugestão é comprar o básico e terminar de montar o guarda roupa aqui pois além de ser mais caro no Brasil as coisas nem sempre são apropriadas para o inverno canadense.
      Beijos

  4. Silas Tonon disse:

    Oi Livi.. estou lendo muito sobre isso e suas dicas são bem legais. Estou indo em Fevereiro para ficar 30 dias e vi que a previsão é de um inverno mais rigoroso. Vc acha que os brechós são boas opções para quem vai ficar por um período curto, como o meu? Obrigado.

    • Livi disse:

      Oi Silas,

      Com certeza fique tranquilo que acha sim! Dá para achar casacos bons e roupas no Value Village, Goodwill, etc. É só um pouco mais difícil achar botas.
      Mas olha não confia muito nessas precisões não porque o tempo aqui é doido hehehe

  5. Renata disse:

    Oi Lívia, adoro seu blog, adorei o post. Essa blusa que usa nas suas filhas na primeira camada seria uma camiseta normal? Só que mais ajustada? Já vou pro meu terceiro inverno aqui e fico sempre na dúvida de como vestir meu filho pra ele não sentir calor na sala de aula nem frio na hora do intervalo.

    • Livi disse:

      Oi Renata,

      É um desafio mesmo. Eu uso qualquer camiseta de manga comprida normal, feita de material sintético tipo algodão e poliéster, assim elas podem tirar tudo que está em cima e ficar só com a blusa. As vezes eles vendem até vendem como thermal, mas elas não tem cara de pijama. Veja essa aqui e essa da Old Navy. Beijos

      • Ana disse:

        Oi Livi. Para as roupas da primeira camada tem um % certo de algodão e poliéster? Vi nos links que você compartilhou que tinham mais de 40% poliéster. Obrigada!

        • Livi disse:

          Oi Ana,

          Eu procurei mas não achei uma especificação. Dei uma olhada nas roupas que tenho aqui e tem geralmwnte 40-50% de poliéster, o resto algodão. Beijos

  6. Amanda disse:

    A black friday é uma boa oportunidade de comprar esses itens (casaco e bota)? Se sim, onde vc recomenda ir?

    Dizem que o boxing day é melhor, mas eu não sei se consigo sobreviver até lá sem eles, visto que eu tô chegando em novembro e não tenho nada….

    • Livi disse:

      É sim Amanda!
      Mas fica de olho pois muitas vezes eles começam a fazer promoções bem antes. Eu gosto dessas lojas que falei no post. Tem algumas dicas gerais de como economizar aqui. Em novembro você acha tudo ainda. Em janeiro e fevereiro que as opções ficam mais limitadas. Beijos

  7. Joseane disse:

    Excelente post. Eu já tinha visto o outro, mas esse está mais detalhado com certeza. Já comprei quase tudo. Ainda falta um bom par de botas para mim e para o meu marido. Que venha o frio!!!!

  8. Keyna disse:

    Oi Livi
    Eu tenho uma dúvida sobre luvas…
    Para crianças pequenas, a minha tem 3 anos e meio.
    Qual a diferença entre essas luvas que separam os dedinhos e essas que são “inteiras”? Qual delas vc indica? Ou é melhor ter das duas?
    Ah… Parabéns pelo conteúdo!
    Sempre ajudando muito!

    • Livi disse:

      Oi Keyna,

      As que não tem os dedinhos são chamadas mittens. Na minha opinião elas esquentam mais dos que as outras porque ficamos com os dedos juntos, é que compro para minhas filhas (6 e 8 anos). Elas são mais fáceis de colocar também então no caso da sua filha de 3 anos, seria a minha recomendação. No outono as minhas filhas usam os dois tipos, com dedinhos e mittens, ambas de tricô. Beijos

Deixe um Comentário