Como fazer a equivalência de diploma (ECA) no Canadá pelo WES

Todos que pretendem imigrar para o Canadá pelo Express Entry e receber pontos pela sua formação acadêmica fora do país precisam apresentar um documento chamado Education Credential Assessment (ECA). Existem várias instituições que emitem esse documento mas nesse post vou falar da World Education Services  ou WES, empresa escolhida pela maioria por ter um prazo de entrega menor.

Como eu sei que muitas pessoas fazem a solicitação do ECA sozinhas e tem muitas dúvidas durante o processo, preparei um passo a passo para ajudar.

O que é exatamente o ECA?

Quando você envia sua documentação para o WES ou outra empresa credenciada, eles avaliam a instituição, o curso, as matérias, a carga horária, entre outras coisas, para determinar qual a formação acadêmica canadense é equivalente a sua. O Education Credential Assessment (ECA) é o relatório com o resultado dessa avaliação. Ele serve para comprovar se você tem um certificado, diploma, mestrado, etc.

Por exemplo, se você enviar um diploma X, num curso de 5 anos, pode ser que eles digam que equivale ao mesmo curso aqui ou pode ser que avaliem como um diploma  X, num curso de 4 anos no Canadá. Então, nesse caso, na hora de usar na imigração você irá pontuar pelo curso de 4 anos e não o de 5.

Fonte: WES

No site do WES tem uma ferramenta onde podemos fazer uma simulação para saber como eles vão avaliar o nosso curso, porém nem todas as instituições e credenciais estão listadas lá. Isso não significa que eles não irão avaliar o seu diploma, significa apenas que não dá para incluir todas as escolas do mundo no site deles.

O Wes faz a avaliação para qualquer formação, com exceção dos profissionais de medicina e farmácia, que devem procurar o Medical Council of Canada e Pharmacy Examining Board of Canada, respectivamente.

Documentos necessários para solicitar o ECA

Antes de solicitar a sua equivalência de diploma você precisará reunir os seguintes documentos:

  • Histórico original em envelope lacrado pela universidade (detalhes a seguir)
  • Cópia do diploma original.
  • Cópia da tradução juramentada do diploma
  • Cópia da tradução juramentada do histórico

Você não deve mandar o diploma ou traduções originais, basta uma cópia e não precisa ser autenticada. É preciso apenas ter uma boa qualidade e ser legível. Se puder ser colorida, melhor. O único documento original que você deve enviar é o histórico escolar.

O WES pede que o histórico seja enviado num envelope timbrado, lacrado, com carimbo da instituição e a assinatura da pessoa responsável da universidade na aba. Há um formulário específico para isso porém é mais fácil explicar a pessoa da universidade como você precisa. A maioria das instituições já estão acostumadas a emitir históricos dessa forma e não vai ser nenhuma novidade. Veja foto dada como exemplo pelo WES.

WES

Outra coisa, a faculdade não precisa enviar o envelope para o WES, pode te entregar e você mesmo envia, juntamente com seus outros documentos.

Uma dica importante: peça traduções em inglês que o seu processo vai correr mais rapidamente. Apesar de dizer que aceita a tradução em francês (porque isso é lei no Canadá) o WES fica em Toronto e aqui todo mundo fala inglês.

Como solicitar o ECA na WES

O processo não é complicado, basta seguir todas as instruções deles. A parte mais difícil é juntar a documentação.

1- Crie um perfil no site da WES, através desse link. Selecione o tipo de relatório que deseja. Para a imigração canadense você precisará do ECA Application for IRCC.


2-
Faça o cadastro com suas informações pessoais, indique o que deseja validar e anote o seu número de referência (WES reference #). Esse número deve ser colocado em todos os envelopes, inclusive naquele que contem o histórico original, que foi feito pela universidade. Reparem que ao contrário da ferramenta de simulação, aqui você vai colocar o nome da escola e título exatamente como aparece no diploma ou certificado.

3- Pague a taxa. O ECA custa CAD$200 mais o valor do envio e HST (leia sobre taxas no Canadá aqui). Se você escolher o envio normal (standard) o total será CAD$233.91. Além de enviar um documento físico, o relatório fica disponível online, em (.pdf), então você terá acesso imediato. Existem várias maneiras de pagar, sendo a mais rápida o cartão de crédito internacional. Lembre-se apenas de avisar na central que vai fazer uma compra no Canadá para evitar que eles bloqueiem o cartão, suspeitando de fraude.

4- Envie os documentos.

Como e para onde enviar os documentos

Coloque todas as cópias e mais o envelope lacrado com o histórico original num outro envelope endereçado ao WES. Não esqueça de colocar o número de referência do seu processo. É preciso mandar 1 envelope desse por pessoa, não pode misturar os documentos de várias pessoas num mesmo envelope. Porém já vi casais que montaram 1 pacote para cada e depois colocaram tudo dentro de um mesmo envelope na hora de enviar para não ter que pagar duas taxas de envio do Brasil para o Canadá.

O envelope deve ser endereçado da seguinte forma:

WES Reference #coloque o seu número de referência)
World Education Services
Attention: Documentation Center
2 Carlton Street, Suite 1400
Toronto, Ontario M5B 1J3
Canada

Geralmente demora uns 20 dias úteis após o recebimento da documentação para eles emitirem o ECA e dá para acompanhar o andamento do processo online, basta fazer o login na sua conta. Há várias etapas no processo como: “Waiting for required documents“ (aguardando os documentos), “Documents received – review in progress“ (documentos recebidos), “Evaluation in progress” (em avaliação) e finalmente “Completed”,

Dúvidas frequentes

Minha facultade fechou

Geralmente nesse caso, outra instituição fica responsável pela documentação. Você só precisa descobrir qual e solicitar seu histórico lá.

Eu comecei o curso em uma universidade e concluí em outra

Certifique-se que todas as notas constam no seu histórico. Se houver apenas o crédito pela matéria cursada na outra universidade, será preciso pegar os históricos nas duas faculdades e fazer tradução de ambos. Se o nome das matérias for diferente nos históricos você precisará de uma carta da universidade onde você concluiu o curso explicando que a matéria “X” é equivalente a “Y”, portanto você não precisou cursar novamente. Tudo isso precisa ser traduzido.

Preciso pedir equivalência de diploma de nível médio?

Se você tiver nível superior não precisa.

É isso pessoal, qualquer dúvida é só deixar um comentário.

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

21 Resultados

  1. Larissa disse:

    Boa tarde! Como eu posso saber as instituições que serao reconhecidas pelo wes? Queria fazer uma pós no brasil para ganhar mais pontos no EE, porem queria ter a segurança de que a instituição sera reconhecida. Vc sabe tambem a duração necessária da pós pra que conte pontos no EE? Grata!

    • Livi disse:

      Oi Larissa,

      Eles reconhecem todas as instituições reconhecidas pelo MEC. A sua pós será avaliada de acordo com grade e carga horária, comparada a um curso no Canadá. Você pode olhar as matérias num curso de College equivalente aqui e comparar com o que pretende fazer no Brasil. Para tirar dúvidas sobre pontuação no EE sugiro procurar um consultor de imigração.

  2. victor disse:

    Olá, como eu precisarei fazer a tradução juramentada do histórico, então eu preciso solicitar à faculdade para que me entregue outra cópia, já que eles me entregarão ela lacrada, né? Correto?

  3. Luiz Oliveira disse:

    Olá, não sei se conseguirá me ajudar mas vamos lá rs….NO Certificado da Pós, no próprio verso já consta o histórico escolar com todas as disciplinas, frequencia e notas….como proceder neste caso? Uma vez que enviarei a copia do certifica com sua respetiva traduçao.

    Ainda assim preciso solicitar uma nova via do histórico escolar e pedir pra instituição enviar em envelope lacrado? Não tem muito sentido pra mim essa prática neste caso. Não sei como proceder, teria como me ajudar nisso?rs Obrigado desde já…

  4. Fernando disse:

    Olá! Gostaria de saber se eles aceitam uma pós graduação à distancia realizada em 4 meses, sendo que a carga horária é de 420 horas, equivalente a um pós graduação de 1 ano.

  5. Wyara Maria disse:

    Oi, tenho uma dúvida fui pesquisar no WES e não encontrei minha Universidade, como devo proceder?

    • Livi disse:

      Com disse no post nem todas as universidades estão listadas no site deles, aquilo é apenas uma referência. Mas isso não impede de você pedir sua equivalência de diploma. Faz o procedimento normal.

  6. Um dúvida,

    Se uma pessoa tem:

    – Ensino Médio integrado Técnico
    – Graduação
    – Pós – Graduação (MBA)
    – Mestrado
    – Doutorado

    Tudo isso em uma profissão que não é regulamentada como administração e TI por exemplo, ela só irá precisar fazer a equivalência do doutorado para a imigração, até aqui ok… mas e para trabalhar na sua área de atuação no Canadá, apenas a tradução juramentada já é o suficiente? As empresas não pedem equivalência?

    Para fazer College precisa fazer equivalência?

    • Livi disse:

      Olá Mathias,

      Esse processo do post é para fazer a ECA para imigração, esse documento não é para College ou universidade. Em profissões não regulamentadas vai de acordo com a empresa que contrata mas na maioria das vezes eles não pedem tradução ou equivalência de diplomas.

  7. ju disse:

    Sou formada em Letras com especialização em ensino de língua inglesa ( pós graduação). Sinceramente podem fazer a equivalência, porém é um curso que não vale de nada, né? Gostaria de resposta sincera. Obrigada!

    • Livi disse:

      Ju para ser sincera eu não sei quanto a sua profissão pontua no programa de imigração, você teria que ver no site deles. Porém o que eu sei é que para trabalhar como professora aqui em Ontário, por exemplo, teria que validar o diploma depois que chegar aqui e passar em um teste também. Essa equivalência que o WES faz serve para a imigração e não sabe para o conselho de educação.

  8. Letícia Cuyabano disse:

    Oi Livi, tudo bem? Estou morando no Canada (ON) e tenho a intenção de solicitar a residencia no final deste ano. Tenho curso superior e MBA, devo pedir a equivalencia dos 2 cursos ou somente de um?
    Obrigada 🙂

    • Livi disse:

      Oi Letícia,

      Eu não sou consultora de imigração, sou especialista na parte educacional. O que eu sei é que dependendo do caso, será vantajoso fazer as duas. De qualquer forma, você não paga nada a mais para fazer as duas, manda tudo no mesmo pacote, então acredito que vale a pena fazer né? Se você tem dúvida em relação ao processo de imigração e estratégia, o melhor é ver diretamente com um consultor credenciado. Beijos

  9. Maria Alice disse:

    Bom dia, tudo bem? Eles validam pós graduação de 1 ano e meio? No site, na hora de adicionar as escolas, não encontrei a opção adequada… apenas “mestrado”, “bacharel” e cursos técnicos. Como preencher na hora de fazer o pedido pelo site? Obrigada.

    • Livi disse:

      Oi Maria Alice,

      Acredito que você está olhando isso na ferramenta gratuita, né? Não é por ali que fazemos a solicitação, é apenas uma prévia do que como eles vão avaliar a sua credencial, portanto não é completo. Quando você se cadastra no sistema e entra a sua credencial, vai digitar exatamente a escola e o título. Eles fazem a equivalência sim mas não necessariamente vão dizer que equivale a uma pós de 1 ano e meio aqui, entende? Pode ser que eles digam que equivale a uma pós de 1 ano no Canadá, aí não tem como saber. Beijos

    • ricardo Sacre disse:

      Bom dia, acabei de receber a validacao da minha pos-graduacao de um ano e meio que fiz no Mackenzie e consideraram como um curso de pos no Canada de um ano.

  10. Luíz Thadeu disse:

    Adorei as informações! Nossa eu já tinha a intensão futura de migrar para co Canadá e agora com está facilidade tudo explicado ….Se pintar dúvidas que certamente irei ter lol espero poder contar com vocês e toda equipe de consultoria …♡♡♡

Deixe um Comentário