Como é o atendimento pediátrico em Toronto e onde ir em caso de emergência

Muitas pessoas perguntam para mim sobre como é o atendimento pediátrico no Canadá. “É muito diferente do Brasil?”. A verdade é que minhas filhas nasceram no Canadá e como já estou aqui desde 1998, não tenho como comparar o atendimento daqui com o do Brasil. Levei minhas filhas em pediatras no Brasil, pouquíssimas vezes. Elas não foram acompanhadas lá, só consultas de emergência. Portanto ao invés de comparar vou explicar de uma forma geral como funciona aqui e o que esperar numa consulta de rotina, com um family doctor ou pediatra. No fim do post coloquei uma lista com o endereço de clínicas para ir, em caso de emergência.

Pediatra

Que tipo de médico vai cuidar do seu filho

No Canadá o cuidado das crianças pode ser feito pelo médico de família (family doctor), pediatra ou enfermeira especializada.

O médico de família é um clínico geral e ele é treinado para lidar com todos os tipos de pacientes, inclusive crianças. Se houver um problema mais sério, que ele não consiga resolver, a criança será encaminhada para um pediatra ou outro especialista. 0 médico de família faz alguns meses de residência em pediatria.

Se você preferir, pode procurar um pediatra para acompanhar seu filho. As minhas filhas tinham uma pediatra quando nasceram e foram acompanhadas por ela até quando tinham 9 e 7 anos. Porém, ela se aposentou e fechou o consultório. Agora minhas filhas vão na mesma médica de família que eu e o meu marido.

A enfermeira especializada em pediatria chama-se Pediatric Nurse Practitioner. Ela é qualificada para fazer diagnóstico, passar remédios e aconselhar. Muitas vezes elas são especializadas em uma determinada área, como neurologia ou endocrinologia, por exemplo. Geralmente elas trabalham junto com um médico. Se for necessário, elas consultam o médico antes de recomendar um tratamento.

Aqui, todos esses profissionais são perfeitamente capacitados para cuidar de crianças.

Diferença entre o acompanhamento do médico de família e pediatra

Baseada na minha experiência, explico algumas diferenças que percebi no atendimento da pediatra e da médica de família.

A pediatra trabalhava com uma enfermeira e era ela que pesava, media, dava vacinas e perguntava qual o problema. A médica vinha no final da consulta, examinava as meninas rapidamente e recomendava o tratamento, quando necessário. Se fosse check-up, quem fazia praticamente tudo era a enfermeira, que era ótima e muito cuidadosa.

A minha médica de família faz todo o exame sozinha. Ela é super atenciosa, conversa com as meninas, pergunta se está tudo bem na escola, se elas dormem bem, etc. Até perguntar a minha filha se eu já tinha conversado com ela sobre puberdade, ela perguntou. Ela faz todas as medições, exame de vista, aperta a barriga, olha a garganta, dentes, ouvido, olhos… Eu fiquei chocada com a diferença pois achei a médica de família muito mais paciente e atenciosa do que a pediatra que nós tínhamos.

A pediatra só dava mais atenção quando havia um problema de saúde. Fora isso, ela só dava o ar da graça numa consulta relâmpago.

Outra diferença é que o consultório do pediatra estava sempre cheio. Haviam 3 ou 4 salas de atendimento. Os pacientes eram colocados em cada uma delas e atendidos como numa linha de produção. Primeiro vinha a enfermeira e depois a médica. E entre uma e outra ficávamos esperando um tempão. A minha médica de família atende um de cada vez. A gente espera um pouco para ser atendido mas uma vez que somos chamados, não esperamos mais nada. Ela vem, atende e despacha.

Claro que essa é a minha experiência e nem todos os pediatras e médicos daqui vão agir da mesma forma. A impressão que tenho é que como o pediatra é um especialista, ele dedica mais tempo aos pacientes com problemas mais sérios.

O que esperar de uma consulta

– Consultas de rotina rápidas e objetivas, que duram em média de 5 à 20 minutos. Se houver um problema ou for dia de check-up e vacinas, a consulta pode ser mais longa.

– Médicos canadenses fazem menos exames. Não espere um check-up anual para crianças com exames de urina, fezes, sangue, ultrassom, etc. Eles examinam os ouvidos, boca, olhos, ouvem o coração, verificam o peso, altura e a circunferência da cabeça  (bebês). Como falei anteriormente, no consultório da minha pediatra quem fazia isso tudo era a enfermeira. Só passam exames se desconfiarem que há algo errado.

– O médico daqui não dá o número de telefone celular ou WhatsApp, nem tampouco email pessoal. Para falar com o médico tem que ir no consultório. No máximo podemos deixar um recado com a secretária, mas já adianto que vai ser muito difícil o médico te ligar para tirar dúvidas sobre o seu filho.

– Perguntam sobre os hábitos alimentares, nutrição e atividade física (mais velhos).

– Dão conselhos gerais sobre segurança e outras questões relacionadas à idade e às habilidades da criança.

– Perguntas ou um checklist sobre os marcos a serem atingidos em casa idade.

– Perguntas sobre o desenvolvimento social e emocional de seu filho.

– Dão as vacinas necessárias

Frequência dos check-ups de rotina

  • Primeira semana de vida
  • 2, 4, 6, 8, 12 e 18 meses
  • 2 anos e depois uma vez por ano, até os 5 anos
  • depois disso os check-ups podem ser anuais ou a cada 2 anos. A minha médica faz anualmente.

Vacinas

A questão das vacinas é uma dúvida bem comum para quem está chegando aqui. Eu já escrevi um post bem detalhado sobre o calendário de vacinas no Canadá. Você pode ler aqui.

Como achar um médico ou pediatra

Como já expliquei nesse post aqui, geralmente temos um médico que nos acompanha sempre. Não é como no Brasil que podemos ficar trocando todo dia ou simplesmente ligar e marcar uma consulta com qualquer médico. E quando precisamos de um especialista, temos que passar pelo clínico geral primeiro, para que ele nos indique para um especialista.

No mesmo post tem dicas de como encontrar um médico de família ou pediatra.

Walk-in ou sala de emergência do hospital?

Walk-in clinics oferecem atendimento médico para pessoas que não têm um médico de família ou têm um, mas não conseguem uma consulta imediata. Você pode consultar uma enfermeira ou um médico nessas clínicas, sem precisar marcar uma consulta. Esse tipo de clínica atende por ordem de chegada.

A walk-in clinic é ideal para quando precisamos de cuidados para doenças e lesões simples, incluindo resfriados, infecções, erupções cutâneas, problemas de estômago, cortes, contusões, pequenas queimaduras, etc.

As salas de emergência (ER) oferecem tratamento para doenças graves e lesões fatais, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Se você precisar de atenção médica urgente, para doenças graves ou ferimentos, visite a ER.

O tempo de atendimento nas ER varia de acordo com o estado do paciente. Todos vão passam por uma triagem para determinar isso. Para resumir, se não tiver morrendo vai esperar um tempão. Em Ontário é possível consultar o tempo de espera nas ERs nesse site aqui.

Infelizmente, já precisamos levar nossas filhas na ER e em uma dessas vezes levamos um baita susto, pois a pequena estava com apendicite. Escrevi um post contando como foi o atendimento no Sick Kids. Apesar do atendimento inicial não ter sido tão bom, a equipe que cuidou dela quando foi admitida no hospital foi incrível! Serei eternamente grata a eles.

Clínicas pediátricas walk-in e hospitais infantis em Toronto

Hospital Infantil Sick Kids
Endereço: 555 University Ave, Toronto, ON M5G 1X8
Telefone:(416) 813-1500

KidCrew
Endereço: 1440 Bathurst Street, Toronto.
Telefone: (416) 654-5437

Ela não é bem uma walk-in, é apenas uma clínica pediátrica com uma super infraestrutura. Mas eles tem um serviço chamado After Hours que atende qualquer paciente. É preciso ligar para marcar ou fazer online. O After Hours funciona a partir das 5:30pm durante a semana, e das 10am-3pm nos fins de semana. É uma ótima opção para ser atendido e sem ficar horas em filas.

St Joseph Just Kids Clinic
Endereço: 30 The Queensway, Toronto
Telefone: (416) 530-6611

Children’s After Hours Clinic
Endereço: 235 Danforth Ave, Toronto | 1100 Sheppard Ave. E., North York
Telefone: (416) 461-3000 | (416) 250-5000 |

Roundhouse Pediatrics
Endereço: 3093 Dundas St W, Toronto
Telefone: (416) 769-5437

Clínica Pediátrica do St. Michael’s Hospital
Endereço: St. Michael’s Health Centre, 61 Queen St E, Toronto.
Telefone: (416) 867-3655

Etobicoke Children’s After Hours Clinic
Endereço: 303-89 Humber College Boulevard Toronto
Telefone: (416) 743-6065

kidEcare
Endereço: 491 Eglinton Ave W #301, Toronto
Telefone: (416) 860-6696

Nesse link do Sick Kids, o hospital infantil de Toronto, tem um lista de clínicas pediátricas walk-in, num raio de 100km do hospital e inclui as cidades vizinhas de Toronto, como Mississauga, Vaughan, Oakville, Whitby, etc.

Sites com informações confiáveis sobre saúde infantil

About Kids Health (tem informações em português e outros idiomas)
Dr Dina Kulik (pediatra)
Caring for Kids  (Canadian Paediatric Society)
Caring for Kids New to Canada (Canadian Paediatric Society)
Immunize Canada
Public Health Ontario (se você está em outra província procure o órgão correspondente)
Governo de Ontario (se você está em outra província procure o órgão correspondente)


Projeto Mães no Canadá

Esse post faz parte do Projeto Mães no Canadá, onde eu e outras blogueiras/Youtubers brasileiras, contamos nossa opinião sobre um mesmo tema. Passa lá nos outros blogs/canais para conferir as dicas:

Adriane | Like a New Home
Alessandra | Canadiando
Amanda | Viva Canadá
Beatriz | Biba Cria
Carol | Fala Maluca
Carol | Minha Neve e Cia
Danielle | Vidal Norte
Gabriela | Gaby no Canadá
Mariana | De Bem Com a Vida
Renata | Mala Inquieta
Vanessa | Partiu Canada

Imagem de capa: Shutterstock

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Gabriela disse:

    Muito bom conhecer sua experiencia Livi. Eu sou bem feliz com minha médica de familia atendendo os meninos. Post ótimo e completo, como sempre! Beijos

Deixe um Comentário