Vida no Canadá: Como é morar na cidade de Quebec

Em mais um post da série Como é morar no Canadá, a Gisele, Instagram @gipapillon, vai contar um pouco sobre Quebec City, na província de Quebec. Depois de ler o post, não deixe de acompanhá-la  para conferir mais dicas.

Se apresente:

Salut! Sou a Gisele mas todos me chamam de Gi, moro na cidade de Quebec (Ville de Québec em francês, ou Quebec City em inglês), desde maio de 2018, com meu marido Gustavo e nosso doguinho Luke Skywalker.

Quebec

Fale um pouco sobre a sua cidade.

A Ville de Québec é a capital e segunda maior cidade da província canadense do Quebec. É banhada pelo magestoso Rio Saint-Laurent e é uma das cidades mais antigas do Canadá. Ela foi fundada em 3 de julho de 1608, pelo francês Samuel de Champlain. É justamente por causa das colônias francesas na era colonial do Canadá que existe essa influência francesa em Québec, sendo o francês a sua língua oficial.

As muralhas que cercam a parte antiga da cidade (Vieux Québec) foram declaradas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O centro se divide em duas partes, a cidade alta (haute-ville) com suas ruas estreitas e a presença marcante do imponente Château Frontenac; e a cidade baixa (basse-ville) com o porto antigo e o charmoso Quartier Petit Champlain.

Durante o natal o vieux Québec se transforma e a mistura das luzes, árvores de natal e toda a neve confere a cidade um clima natalino todo especial, temos uma sensação mágica de estarmos na cidade do papai Noel.

Quebec é uma cidade repleta de história, multicultural, cercada pela natureza, com inúmeros parques e jardins. A cidade também é uma das mais seguras do Canadá, tendo uma das menores taxas de criminalidade na América do Norte.

Como é o clima?

Temos quatro estações bem definidas, mas comparando com outras cidades no Canadá, Quebec é uma das mais frias com muita neve e temperaturas negativas durante o inverno, bem longo e frio.

Em nosso primeiro inverno morando aqui tivemos alguns dias com sensação térmica de -32ºC. No entanto a cidade é bem preprarada pra esses dias frios e a vida cotidiana continua normalmente. No verão as temperaturas são amenas mas também é comum ter períodos com ondas mais fortes de calor (canicule) com temperaturas podendo passar dos 35ºC.

E não posso deixar de citar o outono, que assim como em outras regiões do Canadá, aqui em Quebec também temos um espetáculo de beleza a parte. Com a queda da temperatura aos poucos e a menor duração dos dias podemos apreciar a mudança de cor das árvores que é tão característico do outono canadense.

Quebec

Por que escolheu essa cidade para morar? Caso tenha morado em outra cidade canadense antes, o que te levou a se mudar?

Conhecemos Quebec em 2014 durante um pequeno intercâmbio que fizemos pra estudar francês em Montreal. Fomos em Quebec em um dos finais de semana dessa viagem. De imediato ficamos encantados por tudo que vimos em Montreal e Quebec e foi daí que começamos a sonhar com essa experiência de viver no Canadá.

Em setembro de 2017, meu marido se inscreveu em uma missão de recrutamento do Québec Internacional onde algumas empresas do Quebec buscam profissionais qualificados pra trabalhar, no nosso caso da área de T.I. Meu marido se candidatou pra algumas vagas em Quebec e Montreal e então foi contratado por uma empresa aqui da cidade de Quebec. Resumindo bem todo o processo, foi basicamente assim que escolhemos ou digamos que fomos “escolhidos” por Quebec.

Que tipo de imóvel você mora? Foi difícil encontrar?

Moramos em um apartamento, daqueles que por fora parece ser uma casa, mas cada casa possui 6 apartamentos no estilo condo, aqui é chamado de “maison jumelée”. Dois apartamentos em cima (moramos em um deles) e quatro no térreo (frente e atrás). Tivemos sorte em achar relativamente rápido um lugar que a gente gostou e que aceita animais. Pra quem vem com cachorros principalmente, venha preparado pra procurar bastante porque as opções realmente diminuem, mas com paciência e perserverança as coisas se resolvem e dá para achar sim aquele lugar pra chamar de lar e ter o seu pet amado juntinho com a família.

Qual é o preço médio de aluguel de um imóvel similar ao seu?

Nosso apartamento tem 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia e o preço médio desse tipo de apartamento da região que moramos fica em torno de 900$/1000$.

Como é o transporte público da sua cidade? Dá para se virar sem carro?

O sistema de transporte público é bem eficiente, Quebec não possui metrô mas de um modo geral as linhas de ônibus atendem bem a toda cidade.

Para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, a cidade tem bastante ciclovias, seguras e bem feitas.

Dá sim pra se virar bem sem carro, porém durante o inverno, por causa das baixas temperaturas, e morando um pouco mais afastados da área comercial como no nosso caso, ter um carro facilita muito a vida. Por isso optamos por ter carro.

A malha rodoviária daqui é excelente, com as chamadas auto-routes conseguimos nos locomover com facilidade e rapidez pra qualquer pra qualquer ponto da cidade. Québec ainda possui as estações de trem da Via Rail interligando a outras grandes cidades da província e o Aeroporto Internacional Jean-Lesage de Québec.

Como é o custo de vida?

O custo de vida em Quebec é bem menor, em comparação a grandes centros como Montréal e Toronto. Aqui é mais fácil achar aluguel de apartamentos, como o nosso com dois quartos nessa faixa de 1000$ ou até menos, dependendo da região.

O preço dos imóveis para compra/venda também são bastante acessíveis, um dos mais baixos do Canadá.

O bilhete de ônibus comum mensal, com viagens ilimitadas custa 89,50$. As compras de mercado optamos sempre em ir ao Costco e Walmart que são os mais próximos pra gente e sempre tem boas ofertas.

O que acha das escolas ou creches? Foi difícil a adaptação das crianças?

Nós não temos filhos então não vou saber falar muito sobre as escolas primárias e creches daqui, mas o que sei dos casais com filhos que eu conheço é que as escolas são boas, o ensino é público, de qualidade e as crianças geralmente se adaptam super bem. Mas não conheço maiores detalhes sobre o assunto.

Foi muito difícil encontrar emprego?

Meu marido já veio com emprego certo na área dele de T.I e aqui tem bastante oferta de emprego para profissionais de T.I.

Já a área de saúde, que é a minha, também precisa de profissionais mas nesse caso é preciso fazer uma espécie de validação do seu curso, junto a ordem específica de cada profissão e esse é um processo mais longo, então muitas pessoas resolvem estudar e trabalhar em uma área totalmente nova daquela que atuava no Brasil. Ou optam por trabalhos correlatos que se aproximam um pouco da sua área de atuação, enquanto conseguem a validação junto a sua Ordem profissional.

Logo que cheguei consegui trabalho em uma grande rede de lojas de móveis e decorações daqui. O setor de comércio/alimentação sempre tem vagas disponíveis, então de um modo geral não é difícil encontrar emprego.

Agora estou trabalhando temporariamente em uma empresa que fabrica produtos farmacêuticos e laboratoriais, ainda não é a minha área de formação mas o trabalho ajuda você a se integrar mais rápido no dia a dia do lugar, melhorar o francês/inglês e adquirir experiência. Ainda estou passando pela fase de escolher se vou mudar completamente de área ou não.

Pontos positivos e negativos sobre morar nessa cidade.

Os pontos positivos: qualidade de vida, segurança, contato com a natureza, menor custo de vida que em cidades maiores.

Os pontos negativos: Inverno muito longo e frio; e pra quem vem de grandes centros como no nosso caso que viemos da cidade de São Paulo, pode sentir um pouco de falta de toda aquela movimentação de uma grande cidade e achar Quebec um pouco “parada”, mas te garanto que, guardando as devidas proporções, a cidade tá sempre cheia de eventos e opções culturais durante todo o ano.

Quebec

Que conselho, ou dica, você daria a alguém que esteja pensando em morar nessa cidade.

A dica que eu dou é que se você puder estudar francês ainda no Brasil e vir nem que seja com o nível básico, já vai ajudar muito aqui na sua adaptação.

Se você não gosta muito de frio e não suporta temperaturas muito baixas, melhor pensar direitinho se Quebec é a sua melhor opção, porque o inverno é realmente longo e frio. Mas se isso não é um um problema pra você, então venha de coração aberto porque Quebec é uma cidade muito hospitaleira, charmosa, com boa qualidade de vida, tranquila e segura.

Você pode acompanhar a Gisele no Instagram @gipapillon e Facebook Gisele Mariano.

*Todas as fotos são do arquivo pessoal da Gisele.


Se você mora em alguma outra cidade canadense e gostaria de participar desse projeto, me manda um email no baianosnopolonorte@gmail.com. Vou dar preferência a quem possui um blog, canal aberto no Instagram ou YouTube, sobre o Canadá. Mas não é obrigatório.

Veja outros posts da série como é morar no Canadá:

Toronto (ON)

 Mississauga (ON)

Bathurst (NB)

Victoria (BC)

Ottawa (ON)

Halifax (NS)

North Bay (ON)

Calgary (AB)

Brandon (MB)

Newmarket

Windsor (ON)

Burnaby (BC)

Hamilton (ON)


Esse projeto foi inspirado em outros posts similares, que recomendo a leitura

– Blog Colagem – Como é morar nos EUA
– Blog Canadiando – Imigração Canadense: Você conhece  bem o país que deseja morar?
– Expat Arrivals – Q & A about moving to Toronto
– Morar em Portugal – Perguntas e respostas sobre morar em Portugal.
– Blog Mapa de Londres – Como é morar em Londres

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Elane Dutra disse:

    Boa noite!!! Livi.
    Amandooo cada post deste!!
    Já fico na expectativa de quando irá postar o próximo.
    Parabéns!
    E obrigada a cada um que tem te passado estas vivências aí no Canadá.

    Bjs!

Deixe um Comentário