Vida no Canadá: Como é morar em North Bay, Ontário

Quando publiquei o post sobre o campus do Canadore College, em North Bay (ON), várias pessoas me pediram mais detalhes sobre a cidade. Então, conversei com a Francine, que trabalha no Canadore e mora lá desde 2016, e ela concordou em participar da série de posts sobre morar no Canadá, que estou fazendo aqui no blog.

Se apresente.

Meu nome é Francine e moro em North Bay desde 2016, com meu marido e dois filhos, um menino de 10 anos e uma menina de 5.

Fale um pouco sobre a sua cidade.

North Bay está localizada a 345km norte de Toronto e 357km, noroeste de Ottawa. Ela tem aproximadamente 52 mil habitantes e é conhecida como Gateway of the North. A cidade fica entre dois lagos, o Nipissing e o Trout.

Apesar de ser uma cidade pequena, North Bay oferece várias opções de lazer, principalmente ligadas a natureza. Além disso, há alguns museus, cinema Cineplex, diversos parques e uma estação de esqui.

Em relação a comércio, temos muitas lojas como Dollarama, Walmart, Dollar Tree, Canadian Tire, Home Depot, No Frills, Best Buy, Bulk Barn, Tim Hortons, McDonalds, GAP, Carters, EB Games e muito mais. E temos também dois shoppings, o Northgate, com mais de 100 lojas, e o North Bay Mall, que é um pouco menor.

Foto: Google Maps

Como é o clima?

Aqui temos as estações bem definidas.

North Bay é menos úmida no inverno e portanto, não temos aquele vento super gelado, como em Toronto. O inverno tem um frio diferente. Conseguimos aproveitar muito mais do lado de fora. Porém neva mais do que no sul de Ontário.

O gráfico abaixo mostra a média de temperatura mínima e máxima, em todos os meses do ano.

Fonte: Timeanddate.com

Por que escolheu essa cidade para morar? Caso tenha morado em outra cidade canadense antes, o que te levou a se mudar?

Quando chegamos, moramos 4 meses em Toronto e depois viemos para North Bay pois o meu marido ia estudar no Canadore. Depois acabamos nos apaixonado pela cidade, pela segurança e pelo envolvimento que temos com a comunidade, então continuamos aqui.

Que tipo de imóvel você mora? Foi difícil encontrar?

Quando nos mudaramos para North Bay, fomos morar num apartamento de 4 quartos, da residência do Canadore. Agora estamos nos mudando para uma casa, também com 4 quartos.

Qual é o preço médio de aluguel de um imóvel similar ao seu?

A residência da Canadore custava CAD$1200 por mês, com internet e utilities inclusas (água, luz e gás).

O preço do aluguel da casa é CAD$1500 e para quem pretende comprar, um imóvel equivalente sai na faixa de CAD$150,000.

North Bay

Como é o transporte público da sua cidade? Dá para se virar sem carro?

Para nós o sistema de transporte funcionou muito bem. Ficamos 2 anos sem carro e não tivemos grandes problemas.

É possível acompanhar pelo site, em tempo real, onde está o ônibus e o horário que ele vai passar. Isso é muito útil, principalmente no inverno, pois não precisamos ficar muito tempo esperando do lado de fora.

O custo do ônibus é de:

CAD$3 – cada bilhete
CAD$27 – 10 bilhetes
CAD$86 – Passe Mensal
CAD$71 – Passe Mensal (estudante)
CAD$61 – Passe Mensal (Idoso)

Crianças até 5 anos não pagam. Alunos do Canadore recebem o passe mensal gratuitamente. Filhos de até 15 anos andam gratuitamente, quando acompanhados dos pais, de segunda à sexta, a partir das 5pm e nos fins de semana.

Para quem não tem carro e precisa ir a Toronto ou Ottawa, além do aeroporto, há um serviço de ônibus a partir de CAD$80. Ambos no site BusBud ou Greyhound.

Como é o custo de vida?

O custo de vida em North Bay é baixo, em relação a outros centros urbanos. Veja exemplos de quanto custam produtos do dia a dia, moradia, etc, no site Numbeo.

North Bay

O que acha das escolas ou creches? Foi difícil a adaptação das crianças?

Os meus filhos vão para escola pública e foram muito bem acolhidos quando chegamos. Pelo fato de não falarem inglês, tiveram um acompanhamento mais personalizado, no começo. Isso foi muito positivo e ajudou bastante na adaptação deles.

Nós sentimos muita diferença em relação ao ensino no Brasil, mas não no sentido da qualidade e sim na grade curricular, pois há coisas que eles aprendem aqui, que não aprendem no Brasil e vice-versa. Mas nós fomos nos adaptando e percebemos que independente da ordem que estão aprendendo os assuntos, eles estão evoluindo.

Em relação a creche, não foi difícil encontrar. Eu recebi uma lista de creches na cidade e fui ligando até encontrar uma que tivesse vagas e fosse próxima da minha casa. Depois visitei algumas e escolhi a que mais gostei.

Foi muito difícil encontrar trabalho?

Não. O mercado de trabalho em North Bay é bem aberto para imigrantes. Há muitas vagas no setor do comércio, consideradas entry level, ou seja, que não exige experiência prévia. Isso é fundamental para quem está chegando e ainda não possui experiência canadense. Além disso, há vagas em diversos setores como saúde, construção, aviação, etc. A taxa de desemprego aqui é 5,9%, de acordo com os dados mais recentes do Statistics Canada.

North Bay

Pontos positivos e negativos sobre morar nessa cidade.

Positivos

– Baixo custo de vida

– Calor humano da comunidade. Diferente de um grande centro urbano, onde nós nos sentimos mais sozinhos, aqui somos reconhecidos nas ruas e temos uma maior interação com as pessoas.

– Aproveitamos mais o inverno do lado de fora pois aqui temos um frio diferente, como expliquei acima.

– Segurança

Negativos

Para mim, o ponto mais negativo é não encontrar produtos brasileiros no supermercado. Nós temos somente guaraná. Entretanto, achamos uma solução para essa desvantagem. Compramos os produtos online e recebemos pelo correio.

Que conselho, ou dica, você daria a alguém que esteja pensando em morar nessa cidade?

O meu conselho é pesquisar sobre o estilo de vida. Se você gosta de uma vida mais tranquila, essa é a cidade perfeita!

North Bay

Links úteis para ajudar na sua busca de informações sobre North Bay

– Centro de Apoio a imigrantes – www.nbdmc.ca/

– Relatório preparado pela prefeitura com detalhes com várias informações úteis para quem pretende morar ou investir na cidade.  O documento completo está disponível nesse link.

– North Bay é uma das cidades participantes do Programa Piloto de Imigração para Áreas Rurais. Ou seja, se você arrumar uma oferta de emprego lá e for endossado pela comunidade, poderá aplicar para residência permanente. Mais detalhes no site do Departamento de Imigração.

– Departamento de Turismo em North Bay – www.tourismnorthbay.com

– Para pesquisar preços e opções de imóveis para comprar ou alugar – Realtor.ca

Service Ontario em North Bay – 392 Airport Road | 447 McKeown Av

– Para saber o tipo de emprego disponível em North Bay, assim como média salarial e empregabilidade em uma determinada profissão, sugiro consultar o site do Job Bank. Esse site é útil para buscas em qualquer região canadense. Outro site que recomendo é o Indeed.ca.

– Algumas opções de hotéis com boas avaliações, para quem gostaria de se hospedar na região:


Se você mora em alguma outra cidade canadense e gostaria de participar desse projeto, me manda um email no baianosnopolonorte@gmail.com. Vou dar preferência a quem possui um blog, canal no Instagram ou YouTube, sobre o Canadá. Mas não é obrigatório.

Outros posts já publicados:

Como é morar em Toronto (ON)

Como é morar em Mississauga (ON)

Como é morar em Bathurst (NB)

Como é morar em Victoria (BC)

Como é morar em Ottawa (ON)

Como é morar em Halifax (NS)

Como é morar em Calgary (AB)

Como é morar em Brandon (MB)

Como é morar em Newmarket (ON)

Como é morar em Windsor (ON)

 


Esse projeto foi inspirado em outros posts similares, que recomendo a leitura

– Blog Colagem – Como é morar nos EUA
– Blog Canadiando – Imigração Canadense: Você conhece  bem o país que deseja morar?
– Expat Arrivals – Q & A about moving to Toronto
– Morar em Portugal – Perguntas e respostas sobre morar em Portugal.
– Blog Mapa de Londres – Como é morar em Londres

** Esse post contém links de afiliados, ou seja, quando você faz uma compra ou reserva através desses links, o blog ganha uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e me ajuda a manter o Baianos no Polo Norte no ar, obrigada! **

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Fabiana disse:

    Também sou da Bahia, interior da Bahia, gosto de menos agito possivel, assim estou muito empolgada. Conheci o Canadore pelo canal da Kitti, amei e estou fazendo muitas pesquisas sobre o assunto. Canada e Canadore esta em minha lista.

  2. Daniel disse:

    Além de empregos enter level e aviação que outros tipos há? Estou analisando ir para North Bay ou aumentar a nota e ir para Halifax ou BC. O que fazer? Tenho esposa, filho e cachorro? Ele poderia ficar conosco no apartamento do college?

    • Livi disse:

      Oi Daniel,

      A residência não aceita do Canadore não aceita animais de estimação, exceto um pequeno peixe.

      Em relação ao mercado de trabalho, dê uma olhadinha nos “links úteis” que estão no fim texto, como o relatório preparado pela prefeitura com detalhes com várias informações úteis para quem pretende morar ou investir na cidade. Fala sobre a economia e tipos de empregos. Tem também o link para o Indeed e Job Bank, ambos sites de empregos para você ver que tipo de vagas tem disponíveis.

Deixe um Comentário