Vida no Canadá: Como é morar em North Bay, Ontário

Quando publiquei o post sobre o campus do Canadore College, em North Bay (ON), várias pessoas me pediram mais detalhes sobre a cidade. Então, conversei com a Francine, que trabalha no Canadore e mora lá desde 2016, e ela concordou em participar da série de posts sobre morar no Canadá, que estou fazendo aqui no blog.

A Francine também tem um perfil no Instagram, chamado @CanadaNorthBay onde coloca fotos da cidade.

Se apresente.

Meu nome é Francine e moro em North Bay desde 2016, com meu marido e dois filhos, um menino de 10 anos e uma menina de 5.

Fale um pouco sobre a sua cidade.

North Bay está localizada a 345km norte de Toronto e 357km, noroeste de Ottawa. Ela tem aproximadamente 52 mil habitantes e é conhecida como Gateway of the North. A cidade fica entre dois lagos, o Nipissing e o Trout.

Apesar de ser uma cidade pequena, North Bay oferece várias opções de lazer, principalmente ligadas a natureza. Além disso, há alguns museus, cinema Cineplex, diversos parques e uma estação de esqui.

Em relação a comércio, temos muitas lojas como Dollarama, Walmart, Dollar Tree, Canadian Tire, Home Depot, No Frills, Best Buy, Bulk Barn, Tim Hortons, McDonalds, GAP, Carters, EB Games e muito mais. E temos também dois shoppings, o Northgate, com mais de 100 lojas, e o North Bay Mall, que é um pouco menor.

Foto: Google Maps

Como é o clima?

Aqui temos as estações bem definidas.

North Bay é menos úmida no inverno e portanto, não temos aquele vento super gelado, como em Toronto. O inverno tem um frio diferente. Conseguimos aproveitar muito mais do lado de fora. Porém neva mais do que no sul de Ontário.

O gráfico abaixo mostra a média de temperatura mínima e máxima, em todos os meses do ano.

Fonte: Timeanddate.com

Por que escolheu essa cidade para morar? Caso tenha morado em outra cidade canadense antes, o que te levou a se mudar?

Quando chegamos, moramos 4 meses em Toronto e depois viemos para North Bay pois o meu marido ia estudar no Canadore. Depois acabamos nos apaixonado pela cidade, pela segurança e pelo envolvimento que temos com a comunidade, então continuamos aqui.

Que tipo de imóvel você mora? Foi difícil encontrar?

Quando nos mudaramos para North Bay, fomos morar num apartamento de 4 quartos, da residência do Canadore. Agora estamos nos mudando para uma casa, também com 4 quartos.

Qual é o preço médio de aluguel de um imóvel similar ao seu?

A residência da Canadore custava CAD$1200 por mês, com internet e utilities inclusas (água, luz e gás).

O preço do aluguel da casa é CAD$1500 e para quem pretende comprar, um imóvel equivalente sai na faixa de CAD$150,000.

North Bay

Como é o transporte público da sua cidade? Dá para se virar sem carro?

Para nós o sistema de transporte funcionou muito bem. Ficamos 2 anos sem carro e não tivemos grandes problemas.

É possível acompanhar pelo site, em tempo real, onde está o ônibus e o horário que ele vai passar. Isso é muito útil, principalmente no inverno, pois não precisamos ficar muito tempo esperando do lado de fora.

O custo do ônibus é de:

CAD$3 – cada bilhete
CAD$27 – 10 bilhetes
CAD$86 – Passe Mensal
CAD$71 – Passe Mensal (estudante)
CAD$61 – Passe Mensal (Idoso)

Crianças até 5 anos não pagam. Alunos do Canadore recebem o passe mensal gratuitamente. Filhos de até 15 anos andam gratuitamente, quando acompanhados dos pais, de segunda à sexta, a partir das 5pm e nos fins de semana.

Para quem não tem carro e precisa ir a Toronto ou Ottawa, além do aeroporto, há um serviço de ônibus a partir de CAD$80. Ambos no site BusBud ou Greyhound.

Como é o custo de vida?

O custo de vida em North Bay é baixo, em relação a outros centros urbanos. Veja exemplos de quanto custam produtos do dia a dia, moradia, etc, no site Numbeo.

North Bay

O que acha das escolas ou creches? Foi difícil a adaptação das crianças?

Os meus filhos vão para escola pública e foram muito bem acolhidos quando chegamos. Pelo fato de não falarem inglês, tiveram um acompanhamento mais personalizado, no começo. Isso foi muito positivo e ajudou bastante na adaptação deles.

Nós sentimos muita diferença em relação ao ensino no Brasil, mas não no sentido da qualidade e sim na grade curricular, pois há coisas que eles aprendem aqui, que não aprendem no Brasil e vice-versa. Mas nós fomos nos adaptando e percebemos que independente da ordem que estão aprendendo os assuntos, eles estão evoluindo.

Em relação a creche, não foi difícil encontrar. Eu recebi uma lista de creches na cidade e fui ligando até encontrar uma que tivesse vagas e fosse próxima da minha casa. Depois visitei algumas e escolhi a que mais gostei.

Foi muito difícil encontrar trabalho?

Não. O mercado de trabalho em North Bay é bem aberto para imigrantes. Há muitas vagas no setor do comércio, consideradas entry level, ou seja, que não exige experiência prévia. Isso é fundamental para quem está chegando e ainda não possui experiência canadense. Além disso, há vagas em diversos setores como saúde, construção, aviação, etc. A taxa de desemprego aqui é 5,9%, de acordo com os dados mais recentes do Statistics Canada.

North Bay

Pontos positivos e negativos sobre morar nessa cidade.

Positivos

– Baixo custo de vida

– Calor humano da comunidade. Diferente de um grande centro urbano, onde nós nos sentimos mais sozinhos, aqui somos reconhecidos nas ruas e temos uma maior interação com as pessoas.

– Aproveitamos mais o inverno do lado de fora pois aqui temos um frio diferente, como expliquei acima.

– Segurança

Negativos

Para mim, o ponto mais negativo é não encontrar produtos brasileiros no supermercado. Nós temos somente guaraná. Entretanto, achamos uma solução para essa desvantagem. Compramos os produtos online e recebemos pelo correio.

Que conselho, ou dica, você daria a alguém que esteja pensando em morar nessa cidade?

O meu conselho é pesquisar sobre o estilo de vida. Se você gosta de uma vida mais tranquila, essa é a cidade perfeita!

North Bay

Links úteis para ajudar na sua busca de informações sobre North Bay

– Centro de Apoio a imigrantes – www.nbdmc.ca/

– Relatório preparado pela prefeitura com detalhes com várias informações úteis para quem pretende morar ou investir na cidade.  O documento completo está disponível nesse link.

– North Bay é uma das cidades participantes do Programa Piloto de Imigração para Áreas Rurais. Ou seja, se você arrumar uma oferta de emprego lá e for endossado pela comunidade, poderá aplicar para residência permanente. Mais detalhes no site do Departamento de Imigração.

– Departamento de Turismo em North Bay – www.tourismnorthbay.com

– Para pesquisar preços e opções de imóveis para comprar ou alugar – Realtor.ca

Service Ontario em North Bay – 392 Airport Road | 447 McKeown Av

– Para saber o tipo de emprego disponível em North Bay, assim como média salarial e empregabilidade em uma determinada profissão, sugiro consultar o site do Job Bank. Esse site é útil para buscas em qualquer região canadense. Outro site que recomendo é o Indeed.ca.

– Algumas opções de hotéis com boas avaliações, para quem gostaria de se hospedar na região:


Se você mora em alguma outra cidade canadense e gostaria de participar desse projeto, me manda um email no baianosnopolonorte@gmail.com. Vou dar preferência a quem possui um blog, canal no Instagram ou YouTube, sobre o Canadá. Mas não é obrigatório.

Outros posts já publicados:

Como é morar em Toronto (ON)

Como é morar em Mississauga (ON)

Como é morar em Bathurst (NB)

Como é morar em Victoria (BC)

Como é morar em Ottawa (ON)

Como é morar em Halifax (NS)

Como é morar em Calgary (AB)

Como é morar em Brandon (MB)

Como é morar em Newmarket (ON)

Como é morar em Windsor (ON)

 


Esse projeto foi inspirado em outros posts similares, que recomendo a leitura

– Blog Colagem – Como é morar nos EUA
– Blog Canadiando – Imigração Canadense: Você conhece  bem o país que deseja morar?
– Expat Arrivals – Q & A about moving to Toronto
– Morar em Portugal – Perguntas e respostas sobre morar em Portugal.
– Blog Mapa de Londres – Como é morar em Londres

** Esse post contém links de afiliados, ou seja, quando você faz uma compra ou reserva através desses links, o blog ganha uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e me ajuda a manter o Baianos no Polo Norte no ar, obrigada! **

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário