Vida no Canadá: Como é morar em Newmarket (ON)

Em mais um post da série Como é morar no Canadá, a Dani, do blog Vidal Norte , vai contar um pouco sobre Newmarket, na província de Ontário.

Depois de ler o post, não deixe de acompanhar o blog dela e seus canais, para conferir mais dicas.

Se apresente

Eu sou a Danielle (mas pode me chamar de Dani), e estou morando há 5 meses em Newmarket, ON, cidade que fica há 57 km de Toronto.

Moramos eu, meu marido Bruno e nossas duas filhas. A mais velha tem 3 anos e a mais nova tem 1 mês de vida.

Fale um pouco sobre a sua cidade.

Newmarket é uma cidade relativamente pequena, possui 89 mil habitantes.

Apesar disso, é uma cidade que tem de tudo: shopping com mais de 200 lojas incluindo loja da Apple, H&M, GAP, ToyRUs entre outras, um complexo de cinemas com cerca de 15 salas, supermercado Costco, Walmart, Canadian Tire.

Há também 2 grandes centros comunitários, biblioteca, teatro, piscina pública e diversos parques.

Newmarket fica a 57 km ao Norte de Toronto, e está dentro da York Region (região que abrange 9 cidades). O acesso a Toronto é facilitado pelo Go Train, e em 1 hora chegamos na Union Station. As rodovias que ligam Toronto a Newmarket são a Highway 400 e Highway 404.

O lago mais próximo de Newmarket é o Lake Simcoe, a cerca de meia hora ao norte. É para lá que vamos nos dias de verão, quando queremos nos refrescar. Esse lago é enorme e possui diversos parques ao seu redor.

A cidade de Newmarket é conhecida por ter sido o local onde o ator Jim Carrey nasceu e passou parte de seus primeiros anos de vida.

Durante o ano todo, vários eventos promovidos pela prefeitura acontecem de forma gratuita. Agora no verão, por exemplo, temos cinema ao ar livre, eventos de comida, música e artes no centro da cidade.

Como é o clima?

Mudamos para cá no final do inverno, e de cara eu já percebi que aqui neva mais do que Toronto. Também tenho percebido temperaturas mais amenas no verão, apesar de termos dias bastante quentes.

Neste ano tivemos uma Primavera bem chuvosa e mais fria do que o normal, mas eu acredito que tenha sido em toda a província de Ontário.

Por que escolheu essa cidade para morar? Caso tenha morado em outra cidade canadense antes, o que te levou a se mudar?

Moramos 3 anos e meio em Toronto. Quando descobrimos que estávamos esperando nossa segunda filha, viver em Toronto passou a ser inviável financeiramente. O custo do aluguel para um apartamento maior estava muito além do nosso budget. Foi então que decidimos pesquisar cidades ao redor de Toronto, mas que tivessem fácil acesso a Union Station através de Go Train.

De todas as cidades que pesquisamos, Newmarket foi a que nos apresentou o melhor valor de aluguel para uma casa de 3 quartos. Gostamos da infraestrutura da cidade, e decidimos morar aqui.

Que tipo de imóvel você mora? Foi difícil encontrar?

Moramos em uma casa, em um bairro já bem estabelecido de Newmarket (não é um bairro novo). Quando viemos ver casas aqui, havíamos selecionado 8 casas para visitar.

No dia da visita, apenas 2 casas estavam disponíveis. As outras 6 haviam sido alugadas em 2 dias!

Percebemos que o mercado de locação estava super aquecido e torcemos para que uma das 2 casas disponíveis nos agradasse. Demos sorte e a primeira casa que visitamos gostamos muito ! Atendia tudo o que estávamos procurando.

No dia seguinte fizemos a proposta de aluguel e em 1 semana já estávamos com tudo assinado. Tivemos uma corretora brasileira que nos ajudou em todo o processo.

Newmarket

Qual é o preço médio de aluguel de um imóvel similar ao seu?

Nossa casa tem 3 quartos, 3 banheiros, basement e quintal grande. O valor médio de aluguel para uma casa como essa está em $2300.00. Pagamos menos do que isso porque negociamos bastante com o proprietário.

Como é o transporte público da sua cidade? Dá para se virar sem carro?

Se você morar no centro é possível viver sem carro. Os ônibus municipais passam frequentemente em todos os bairros, e existem também os ônibus intermunicipais.
Nós moramos afastados do centro, e nessa condição não acredito que dê para viver sem carro, principalmente com criança.

Nosso bairro é bem residencial, e não temos acesso a pé a supermercados ou lojas, por isso temos carro.

Além disso, por ser uma cidade pequena, eu entendo que o carro seja essencial para que possamos ter um pouco mais de qualidade de vida e fugir do isolamento.

Como é o custo de vida.

Para nós, compensa fazermos compras no Costco e no Walmart por exemplo, por possuírem preços mais em conta. Evitamos supermercados mais caros como Metro e Loblaws.

Um ponto muito positivo daqui em relação a Toronto é o custo de daycare. Em Toronto, um daycare full time para uma criança acima de 2.5 anos está em média $1700.00/mês. Em Newmarket , um daycare mas mesmas condições fica em torno de $900.00/mês.

Sobre transporte, o custo diário de Go Train para Toronto, ida e volta, fica em torno de $18.00.

A principal diferença que vemos em relação a Toronto é o custo do aluguel. Aqui, com $2000 é possível alugar uma casa de 2 ou 3 dorm, dependendo do bairro. Em Toronto hoje em dia, com $2000 só é possível alugar um apartamento de 1 quarto.

Newmarket

Foi muito difícil encontrar trabalho?

Eu no momento não trabalho fora, fico em casa com as minhas filhas. Meu marido continua trabalhando em Toronto, e vai para lá todos os dias. Então não posso opinar sobre a questão de empregos na região, pois não se aplica a nós.

Pontos positivos e negativos sobre morar nessa cidade.

Pontos positivos: qualidade de vida, maior contato com natureza, serviços de melhor qualidade por estarmos em uma cidade menor.

Pontos negativos: o isolamento. Sinto falta da movimentação e agito de Toronto de vez em quando, de poder fazer tudo a pé, sair na rua e ver movimento. Nosso bairro é bem tranquilo e dificilmente vemos muitas pessoas nas ruas. Às vezes me sinto sozinha por isso.

Que conselho, ou dica,você daria a alguém que esteja pensando em morar nessa cidade.

Newmarket possui uma estrutura muito boa, e não precisamos ir para Toronto para nada, pois temos acesso a tudo aqui. Caso você queira morar aqui, venha preparado para uma vida mais pacata, mas ao mesmo tempo com muita qualidade.

É totalmente possível morar aqui e trabalhar em Toronto, se esse for seu desejo.

Em Barrie, cidade que fica há meia hora de Newmarket, existe um college público (Georgian College). Então se sua intenção for estudar, também há essa opção.

No mais, acredito que Newmarket seja uma boa opção para morar com a família.

Para conhecer um pouco mais sobre a Dani e a vida em Newmarket, não deixe de acompanhá-la:

Blog: www.vidalnorte.com/www.vidalnorte.com

Instagram: @vidalnorte

Facebook: http://www.facebook.com/vidalnorte

*Todas as fotos são do arquivo pessoal da Dani, exceto a foto usada na capa, que é do Great places in Canada..


Se você mora em alguma outra cidade canadense e gostaria de participar desse projeto, me manda um email no baianosnopolonorte@gmail.com. Vou dar preferência a quem possui um blog, canal no Instagram ou YouTube, sobre o Canadá. Mas não é obrigatório.

Outros posts já publicados:

Como é morar em Toronto (ON)

Como é morar em Mississauga (ON)

Como é morar em Bathurst (NB)

Como é morar em Victoria (BC)

Como é morar em Ottawa (ON)

Como é morar em Halifax (NS)

Como é morar em North Bay (ON)

Como é morar em Calgary (AB)

Como é morar em Brandon (MB)

Como é morar em Windsor (ON)


Esse projeto foi inspirado em outros posts similares, que recomendo a leitura

– Blog Colagem – Como é morar nos EUA
– Blog Canadiando – Imigração Canadense: Você conhece  bem o país que deseja morar?
– Expat Arrivals – Q & A about moving to Toronto
– Morar em Portugal – Perguntas e respostas sobre morar em Portugal.
– Blog Mapa de Londres – Como é morar em Londres

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Carol disse:

    Dani, adorei seu texto, busco exatamente informações como as suas, estou com possível mudança dos EUA para o Canada, moro atualmente em um lugar exatamente como sua descrição e queria permanecer em algum lugar similar, esta cidade parece ser bem legal e pela mesma razão hoje moramos a uma hora do trabalho do meu marido pelo custo mais baixo de vida. Amei saber sobre essa cidade se pudermos manter contato fico agradecida, e gostaria do contato da sua corretora tbm. Beijos e obrigada.

  2. Elane Dutra disse:

    Ei Livi! Amando cada post desta série!
    Haverá algum post sobre Kitchener? Muito me interessa .

    Desde já obrigada! Bj.

    • Livi disse:

      Oi Elane,

      Fico muito feliz em saber! Por enquanto ainda não apareceu ninguém de Kitchener que queira participar 🙁
      Mas se aparecer, eu publico sim! Beijos

  3. Dani Vidal disse:

    Que honra participar de um projeto seu! Obrigada pela oportunidade Livi!

Deixe um Comentário