Vida no Canadá: Como é morar em Markham (ON)

Em mais um post da série Como é morar no Canadá, a Luana, do canal @Immilife, vai contar um pouco sobre como é morar em Markham (Ontário). Depois de ler o post, não deixe de acompanhá-la para conferir mais dicas.

Se apresente:

Me chamo Luana Motta e moro em Markham (ON), há quase 1 ano, com meu marido e minha filha de 5 anos.

Fale um pouco sobre a sua cidade.

Markham é uma cidade que faz parte da Great Toronto Area (GTA), ela está a 30km do centro de Toronto. Sua população, segundo o site da cidade, é de 350 mil habitantes e possui uma concentração de empresas de alta tecnologia.

Moramos numa região chamada Old Markham Village onde fica a Main Street que era o antigo centro da cidade de Markham. Durante o ano vários eventos são realizados na Main Street como o Festival of Lights, Markham Village Music Festival, Markham Santa Claus Parade e outros. Além disso durante todo o verão acontece o Friday Night Music no Main e Main Street Farmers ‘Market, que acontece todos sábados.

Ah, e não poderia deixar de mencionar também que estamos bem próximos de Unionville, a cidade inspiradora do seriado Gilmore Girls. Passear por lá é muito gostoso.

Markham

Como é o clima?

As estações aqui, como boa parte do Canadá, são bem definidas. O clima é similar a Toronto, a única observação que tive, é que no inverno aqui tivemos mais neve.

No verão temos opções de parques com splash e piscina pública.

No inverno aproveitamos uma pista de patinação de gelo no Markham Civic Centre (prefeitura da cidade).

Por que escolheu essa cidade para morar? Caso tenha morado em outra cidade canadense antes, o que te levou a se mudar?

Escolhemos Markham porque não queríamos algo no “centrão” de Toronto. Preferimos procurar algo mais distante com um pouco menos de agito. Na época meu marido ainda não tinha oferta de trabalho, mas grande parte das vagas eram em Downtown, Toronto. Escolhemos Markham por pura intuição e pela facilidade de chegarmos em Toronto – via Go Train.

Quando chegamos aqui, a primeira cidade que conhecemos foi Richmond Hill, ficamos no Airbnb por 1 mês e conhecemos um pouco cidade, mas não nos sentimos muito à vontade. 
Logo depois tivemos que mudar para um novo Airbnb pois não havíamos conseguido fechar nenhum contrato de aluguel. Dessa vez conhecemos a cidade de Vaughan, eu adorei a cidade, mas em relação ao preço do aluguel, achamos caro demais! Foi assim que então decidimos apostar em Markham para morar! E conseguimos!

Markham

Que tipo de imóvel você mora?

Moramos em uma townhouse que fica dentro de um pequeno condomínio.
Foi um pouco difícil encontrar um proprietário que aceitasse nossa situação, mas não a casa em si . Como recém-chegados, mesmo sendo PR (Residente Permanente), nós não tínhamos crédito nem emprego, o que dificultava nosso processo de aplicação para alugar um imóvel.

Depois de ficar dois meses em Airbnb, conseguimos achar um proprietário, que aceitava nossa aplicação! Acredito que por ele também ser imigrante, foi um pouco mais solidário conosco.

Qual é o preço médio de aluguel de um imóvel similar ao seu?

De acordo com algumas buscas feitas por mim mesma em sites tipo realtor.ca, uma townhouse como a nossa seria em torno de CAD$2.300 – CAD$2.500 mensais, variando de acordo com o número de cômodos e localização do imóvel.

Como é o transporte público da sua cidade? Dá para se virar sem carro?

Como moramos próximo a uma estação GO Train, conseguimos nos locomover com facilidade para Downtown Toronto. Apesar da nossa linha de trem aqui em Markham não passar nos finais de semana, há ônibus da linha GO que fazem o trajeto até Toronto todos os dias.

Porém, dependendo da localidade de Markham, o transporte público fica um pouco mais escasso. Antes de conseguir comprar um carro usamos muito transporte público e Uber.

Apesar da minha experiência positiva em relação ao transporte público, no inverno isso muda um pouco, e o carro se torna essencial para locomoção, ainda mais se você estiver com crianças.

Markham

Como é o custo de vida?

Mercado – Por ser um mercado muito barato e que nos atende nos itens básicos, o supermercado No Frills é o que mais utilizamos. Frequentamos também o Walmart e Costco para compras de estoque (como papel toalha, higiênico e itens de limpeza).

Escola/Daycare – Como minha filha já frequenta a escola, não tenho ideia dos valores de daycare. Mas já ouvi dizer por alguns vizinhos que não são baratinhos não. Porém a concorrência não é tão grande quanto em Toronto.

Moradia – Os alugueis dependem da localização e do estilo que procura (apartamento, townhouse, home detached, etc..). Para venda de casas, achei os preços bem altos, de 600 mil dólares canadenses pra cima! Ainda assim, um pouco mais barato do que em Toronto.

O que acha das escolas ou creches? Foi difícil a adaptação da sua filha?

Minha experiência com escola foi muito boa até agora. Escolhemos uma escola católica e usamos o ranking das escolas para saber se ela tinha uma avaliação boa.

Nossa filha se adaptou muito bem. Como ela já frequentava a escola no Brasil com aulinhas em inglês, a adaptação ficou um pouco mais fácil. Só ficamos bastante ansiosos porque seria a primeira vez dela sozinha em um ambiente 100% inglês. A professora no primeiro dia de aula nos deu um feedback dizendo que ela tinha ido bem e para as palavras que eles não entendiam, era usado um tablet com um tradutor para facilitar a comunicação. Na nossa primeira reunião da escola, que foi depois de um mês mais ou menos, a professora disse que já observava uma melhora incrível na comunicação dela.

Foi muito difícil encontrar emprego?

Essa é uma pergunta que acaba sendo muito pessoal. No início achamos que foi difícil, mas vendo outros perfis, conhecendo outras pessoas achamos que no NOSSO CASO, não foi tão difícil assim. Eu ainda não estou trabalhando, falo isso em relação ao meu marido. Ele é da área de TI e foi por esse motivo que recebemos o convite de Ontário para aplicar para residência. Com isso, desde o início achamos que seria mega rápido a vinda de uma oferta de trabalho, mas não foi bem assim. De fato, há bastante vagas só que o processo de entrevista era longo e confesso que um pouco agoniante.

Pontos positivos e negativos sobre morar nessa cidade.

Positivos:
Temos bastante opções de centros comunitários.
Se você gosta de comida oriental, encontrará alguns bons restaurantes aqui.
Assim como Toronto, temos bastante eventos durante todo o ano.

Negativos:
Não temos comunidades brasileiras aqui (pelo menos desconheço até hoje).
Não ter o GoTrain nos finais de semana.

Que conselho, ou dica, você daria a alguém que esteja pensando em morar nessa cidade.

Markham é uma cidade muito acolhedora, mas, ainda assim, pesquise bastante antes de qualquer coisa (para qualquer lugar), nem sempre o que é bom para mim pode ser bom para você. Eu estou adorando morar aqui, acho calmo e me sinto bem.

A cidade tem uma influência muito forte da cultura oriental, observo isso nos mercados com rótulos e indicações que diferem do alfabeto latino. Se isso te incomoda, talvez seja melhor escolher outra cidade para morar – mas  lembre-se que você escolheu um país multicultural para viver 😉

Se você não quer ter carro e só depender de transporte público, até mesmo no inverno, também não indico morar aqui.

Quem quiser me conhecer um pouco mais e conhecer mais sobre Markham, segue lá:

Instagram: @Immilife
Facebook – Immi Life
Prometo que vou mostrar mais da cidade!! 🙂

Agradeço muito a Livi pelo convite em participar desse blog que tanto amo! Comecei lendo desde do plano Canadá e até hoje para pegar dicas de tudo!!

*Todas as fotos são do arquivo pessoal da Luana, exceto a foto de capa, que é de Raysonho via Wiki Commons.


Se você mora em alguma outra cidade canadense e gostaria de participar desse projeto, me manda um email no baianosnopolonorte@gmail.com. Vou dar preferência a quem possui um blog, canal aberto no Instagram ou YouTube, sobre o Canadá. Mas não é obrigatório.

Veja outros posts da série como é morar no Canadá:

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. ERNA disse:

    Minha filha mora em Markham há 13 anos, na Cornell Rouge, o bairro é novo, eles foram um dos primeiros moradores!!
    Adoro lá é tudo lindo, um silêncio, porque é um bairro estritamente residencial!!!

Deixe um Comentário