Como é morar em Halifax, Nova Scotia – Perguntas e respostas

Em mais um post da série Como é morar no Canadá, a Rayane, do canal Brasileiros em Halifax, vai contar um pouco sobre Halifax, na província de Nova Scotia. Depois não deixem de acompanhar o canal dela para conferir mais dicas.

Halifax

Se apresente.

Meu nome é Rayane e moro em Halifax há quase dois meses.

Quem mora com você?

Moro com meu marido Fernando.

Fale um pouco sobre a sua cidade.

Halifax é a capital da Nova Scotia e possui quase tudo de uma cidade grande mas com o charme de uma cidade pequena. Halifax consegue ser animada e tranquila ao mesmo tempo. No verão é possível ver eventos quase todos os dias e notei que as pessoas daqui são bem simpáticas. Halifax é bastante histórica e também tem muita coisa fazer.

Como é o clima?

Como estou há apenas dois meses não tenho muito o que falar daqui, mas o que posso dizer é que chove mais do que eu esperava que chovesse e realmente venta muito como dizem.

Halifax não esfria tanto no inverno e nem esquenta tanto no verão, a temperatura não chega tanto os extremos como outras cidades do Canadá (como por exemplo Winnipeg).

Halifax

Por que escolheu essa cidade para morar? Caso tenha morado em outra cidade canadense antes, o que te levou a se mudar?

Halifax foi o nosso primeiro destino no Canadá e até então não nos vemos morando em outro lugar. Amamos muito essa cidade e nos lembra um pouco de onde viemos: Recife.

Adoramos o fato daqui ter a mesma hora do que o Brasil (o que facilita o contato com nossos familiares e amigos), adoramos porque é uma regiao litorânea (e que por mais que a água seja fria, nada como apreciar a natureza), não queríamos um grande centro e também não queríamos um lugar sem muitas oportunidades e sem atrativos.

Halifax também é uma cidade em constante crescimento e esse motivo também contou bastante. O custo de vida aqui é mais barato e o college público daqui também é um dos mais baratos de todo Canadá.

Que tipo de imóvel você mora? Foi difícil encontrar?

Atualmente moramos em um basement todo mobiliado. Fechamos contrato ainda no Brasil pra ficar o período de 4 meses, pelo Kijiji.

Quando decidimos vir pra cá, meu curso ainda não tinha vaga disponível aqui e portanto não saberia se teria que ir pra Sydney – NS (em setembro) que foi onde coloquei minha segunda opção de curso.

Como viria pra Halifax fazer o pathaway, deu certinho fechar os 4 meses que eu teria certeza que ficaria em Halifax. Nós também fechamos contrato pra nosso próximo apartamento aqui em downtown de Halifax (que será a partir de Setembro), como já estávamos aqui não tivemos problemas para encontrar o apartamento, porém, como Halifax é uma cidade universitária, quanto mais perto de setembro as pessoas chegam, é mais difícil fica de encontrar um apartamento ideal.

Qual é o preço médio de aluguel de um imóvel similar ao seu?

Basement mobiliado eu diria na faixa de $600 – $800 doláres. Apartamento de um quarto em downtown $1200 – $1400 doláres.

Como é o transporte público da sua cidade? Dá para se virar sem carro?

Eu, particularmente gosto do transporte público de Halifax (minha referência é Recife, que era muito ruim).

Aqui podemos contar com ônibus e Ferry que liga Halifax até Dartmouth. Confesso que apenas sinto falta de um carro na hora de fazer feira ou quando compramos algo grande e/ou pesado pra casa.

Para uma família de duas pessoas jovens, como eu e meu marido, acredito que dá tranquilamente pra se virar sem carro, porém, para famílias que tem filhos acredito que as coisas dificultam bastante e realmente se faz necessário o uso de carro. Tudo também vai depender de onde você mora e pra onde você vai diariamente.

O custo é de:

  • CAD$2,50 – cada bilhete (adulto)
  • CAD$20,00 – 10 bilhetes (adulto)
  • CAD$78,00 – MetroPass Mensal (adulto)
    CAD$70,00 – MetroPass Mensal (estudante)
  • CAD$1,75 – cada bilhete (Idoso e criança)
  • CAD$14,50 – 10 bilhetes (Idoso e criança)
  • CAD$58,00 – MetroPass Mensal (Idoso e criança )

Como é o custo de vida?

Alguns exemplos de preços:

– Aluguel apartamento de 01 quarto – CAD$800,00 (atual) e CAD$1400,00 (nosso próximo apartamento)
– Internet – CAD$60,00
– Plano de Celular (6GB) – CAD$50,00
– Feira para um casal – entre CAF$300,00 a CAD$400,00 por mês

Foi muito difícil encontrar trabalho?

Ainda não procuramos por trabalho pois não temos o permit, porém é fácil encontrar empregos entry level. Em praticamente todos os lugares que vamos nós vemos placas de que estão contratando.

Pontos positivos e negativos sobre morar nessa cidade.

Acredito que tenho mais pontos positivos do que negativos. Nesses poucos meses acredito que o pior de tudo é a chuva e o vento. E ah, aqui tem muito cemitério KKKK. O preço da bebida alcoólica também achamos caro.

Pontos positivos? No geral um clima mais agradável comparado com outras cidades canadenses, cidade grande e pequena ao mesmo tempo, natureza linda, pessoas simpáticas, custo de vida mais baixo, é possível fazer muita coisa a pé e o transporte público funciona bem. Outro ponto legal é que existem muitas programações gratuitas, desde aulas de conversação em inglês até passeio de canoa.

Que conselho, ou dica, você daria a alguém que esteja pensando em morar nessa cidade.

Se você está procurando uma capital que possui tudo que você precisa e ao mesmo tempo morar numa cidade tranquila com aproximadamente 400.000 habitantes, Halifax é o lugar. Pesquisem bem e estudem bastente suas opções de cidades para decidir qual a melhor opção de acordo com sua realidade. Esperamos ajudar vocês com nosso conteúdo no instagram @brasileirosemhalifax.

* Todas as fotos são do arquivo pessoal da Rayane.


Se você mora em alguma outra cidade canadense e gostaria de participar desse projeto, me manda um email no baianosnopolonorte arroba gmail ponto com (escrevi assim senão fico recebendo um monte spams). Vou dar preferência a quem possui um blog, canal no Instagram ou YouTube, sobre o Canadá. Mas não é obrigatório.

Outros posts já publicados:

Como é morar em Toronto (ON)

Como é morar em Mississauga (ON)

Como é morar em Bathurst (NB)

Como é morar em Victoria (BC)

Como é morar em Ottawa (ON)

Como é morar em North Bay (ON)


Esse projeto foi inspirado em outros posts similares, que recomendo a leitura

– Blog Colagem – Como é morar nos EUA
– Blog Canadiando – Imigração Canadense: Você conhece  bem o país que deseja morar?
– Expat Arrivals – Q & A about moving to Toronto
– Morar em Portugal – Perguntas e respostas sobre morar em Portugal.
– Blog Mapa de Londres – Como é morar em Londres

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário