Vida no Canadá: Como é morar em Calgary, Alberta

Em mais um post da série Como é morar no Canadá, a Mariana, do blog Mariana Day, vai contar um pouco sobre Calgary, na província de Alberta. Depois não deixem de acompanhar o canal dela para conferir mais dicas.

Se apresente:

Meu nome é Mariana Day, tenho 31 anos e moro em Calgary há quase 4 anos.

No Brasil eu era advogada e aqui meu primeiro emprego foi como babysitter. Atualmente eu trabalho com retail management e to sempre em busca de novas oportunidades.

Quem mora com você?

Eu moro com o meu marido, minha filha de 2 anos e meus dois gatinhos que vieram do Brasil.

Fale um pouco sobre a sua cidade.

Calgary é uma cidade grande com cara de interior. É uma cidade super tranquila e maravilhosa para criar os filhos, construir família.

Como é o clima?

Eu costumo dizer que quando você não tem certeza sobre o tempo, você está falando sobre Calgary.

Geralmente temos os 3 meses de inverno bem definidos, com temperaturas sempre entre os -15 e -20 em média (último inverno tivemos o mês de fevereiro inteiro com -30, algo bem atípico – mas nem tanto em se tratando de Calgary).

Calgary

 

Outono é gelado, sempre perto dos 5 e 10 graus.

Verão quente, chegando as vezes aos 30 graus (é muito seco por aqui, então a sensação térmica é bem pesada) e na primavera pode acontecer de tudo. Já vi chover muito, já vi nevar e já vi fazer um calorão horrível.

Por que escolheu essa cidade para morar? Caso tenha morado em outra cidade canadense antes, o que te levou a se mudar?

Calgary me escolheu. Eu não fazia ideia nem de onde ficava no mapa. Meu marido veio transferido pra cá e eu acabei me apaixonando pela cidade. Conheço várias cidades do Canadá e não me vejo morando em outro lugar.

Calgary

Que tipo de imóvel você mora? Foi difícil encontrar?

Eu moro atualmente em um apartamento de 100m2, com 3 quartos, 2 banheiros, garagem, academia e sacada bem grande. É um imóvel bem localizado em Beltline, prédio finalizado em 2015 e eu vejo as montanhas em dias de sol e céu limpo. Já consegui ver 2 vezes a aurora boreal da minha sacada.

Qual é o preço médio de aluguel, de um imóvel similar ao seu?

Um imóvel similar ao meu custa entre $1800 e $2100, por mês. Mas você encontra outros prédios bons, apartamentos renovados por preços mais acessíveis aqui em Beltline ou região de Downtown. A média de aluguel aqui é de $1500 pra um apartamento de 2 quartos mais antigo.

Calgary

Como é o transporte público da sua cidade? Dá para se virar sem carro?

Se você morar na região de downtown – Beltline, Mission, Victoria Park, East Village, Core, Inglewood, Marda Loop, Ramsey e por aí vai, consegue viver muito bem sem carro. O transporte público funciona bem, dificilmente tem atrasos, mas eles acontecem, como em qualquer lugar do mundo.

Temos 2 linhas de trem que ligam pontos estratégicos da cidade, teremos mais 1 linha em 5/6 anos. Temos muitas linhas de ônibus que ligam a cidade de ponta a ponta. Morar no subúrbio é bem mais difícil pra quem não tem carro – especialmente durante o inverno que é LONGO, mas não é impossível.

Como é o custo de vida?

Comparada a outras cidades grandes do Canadá, Calgary é bem acessível com relação a aluguel e lazer. A comida é cara, por exemplo: um sushi roll em um restaurante japonês de qualidade custa entre $10/$16. Em Vancouver o mesmo prato custaria entre $8/$12. A média para almoçar aqui é de $15, jantar entre $20/$25. Claro que tudo sempre vai do seu orçamento, você pode almoçar por mais ou menos, depende de quanto você tem para gastar. Com relação a compras em geral, acredito que os preços sejam bem parecidos em todo Canadá.

O que acha das escolas ou creches? Foi difícil a adaptação das crianças?

Minha filha frequenta uma daycare canadense (creche). Eu estou bem satisfeita, mas é bem cara. A média de preços por boas daycares aqui é de $1300, por mês. A não ser que você faça parte de alguma com programa de subsídio do governo (que em 2021 vai ser extinto).

Foi muito difícil encontrar emprego?

Eu encontrei meu primeiro emprego em um site canadense de babás. O segundo eu apliquei e fui contratada em 2 semanas. Tive uma experiência boa nesse quesito, mas não acho que seja algo fácil. Acredito que com a crise que Alberta vive hoje, está um pouco mais difícil. A melhor época para se procurar emprego e ter sucesso é em SETEMBRO, todo mundo começa a contratar pensando no Natal – minha experiência é com retail jobs.

Pontos positivos e negativos sobre morar nessa cidade.

Negativos

Inverno muito longo e gelado. Se você não consegue ficar sem produtos e serviços brasileiros, isso vai ser um problema por aqui, nós não temos muitas opções de profissionais que realizam serviços como manicure, depilação, comida de festa em geral.

Positivos

Todo o resto. Custo de vida, tranquilidade, educação, lazer, sistema de saúde e de educação são muito bons. Estamos ao lado das Montanhas Rochosas e é muito gostoso poder viajar toda hora pra um lugar tão lindo, tão turístico, do ladinho de casa, É incrível no inverno e verão.

Outro ponto positivo é a Stampede, maior evento country do mundo, é muito legal. Muita gente vem pra cá prestigiar e toma conta da cidade inteira, o evento movimenta a nossa economia e é muito divertido!

Que conselho, ou dica, você daria a alguém que esteja pensando em morar nessa cidade.

Venha preparado para o frio. A gente se adapta muito rápido ao que é bom, mas o frio é bem difícil. A vida de imigrante no início, como em qualquer lugar do mundo, é bem diferente e sem muitos luxos, tenha isso em mente e você consegue viver feliz. Esteja preparado para botas e chapéu de cowboy durante a stampede!

Para conhecer um pouco mais sobre a Mariana e a vida em Calgary (AB), não deixe de acompanhá-la:

Blog: https://marianaday.com/

YouTube – Mariana Day

Instagram: @marianadayblog

Facebook: https://www.facebook.com/marianadayblog

* Todas as fotos são do arquivo pessoal da Mariana.


Se você mora em alguma outra cidade canadense e gostaria de participar desse projeto, me manda um email no baianosnopolonorte@gmail.com. Vou dar preferência a quem possui um blog, canal no Instagram ou YouTube, sobre o Canadá. Mas não é obrigatório.

Outros posts já publicados:

Como é morar em Toronto (ON)

Como é morar em Mississauga (ON)

Como é morar em Bathurst (NB)

Como é morar em Victoria (BC)

Como é morar em Ottawa (ON)

Como é morar em Halifax (NS)

Como é morar em North Bay (ON)

Como é morar em Brandon (MB)

Como é morar em Newmarket (ON)

Como é morar em Windsor (ON)

 


Esse projeto foi inspirado em outros posts similares, que recomendo a leitura

– Blog Colagem – Como é morar nos EUA
– Blog Canadiando – Imigração Canadense: Você conhece  bem o país que deseja morar?
– Expat Arrivals – Q & A about moving to Toronto
– Morar em Portugal – Perguntas e respostas sobre morar em Portugal.
– Blog Mapa de Londres – Como é morar em Londres

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário