Coisas do Canadá: É proibido vender refrigerante em lata

Esses dias estava pesquisando sobre as províncias do lado leste do Canadá, chamadas de Maritimes, e descobri um fato interessante. Em 1984, como forma de proteger o meio ambiente e os empregos de quem trabalhava em engarrafadoras locais, o governo da província de Prince Edward Island (PEI) proibiu a venda de refrigerantes em lata e garrafas plásticas. Só eram vendidos em garrafas de vidro. Cervejas em latas já tinham sido banidas uma década antes. Por anos os moradores contrabandeavam latinhas de refrigerante e era sinal de status abrir uma na hora do lanche 🙂

Em 2008 finalmente a proibição foi suspensa, ainda assim as latas não são a primeira opção dos moradores da ilha, elas ocupam apenas 30% do mercado. PEI é a província canadense com maior retorno de embalagens de refrigerante e cerveja. Aqui em Toronto nós podemos devolver embalagens de bebidas alcoólicas nas lojas autorizadas e receber $0,10 ou $0,20 em retorno, dependendo do tamanho da embalagem.  Em algumas províncias você recebe $0,05 centavos pelas latas de refrigerante ou suco também, não tenho certeza se em PEI é assim.

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Ana disse:

    Eu morro de vontade de conhecer os Maritimes também! Coisa linda!

  2. Mamãe Nádia disse:

    Essa é a ilha em que estamos morando! Realmente aqui vemos muitas bebidas em garrafa de vidro, pois como é uma ilha turística com um toque vintage, tem muitos refrigerantes antiguinhos com embalagem antiga e em garrafas de vidro. Mas realmente tem refri em lata pra comprar no walmart, mas não vejo muita gente tomando assim.
    Tenha um ótimo domingo!
    Beijos!!

  3. wow, que interessante!!!

Deixe um Comentário