Certidão de nascimento canadense

Acabamos de registrar a Sophia e fiquei pensando como eu adoro essa praticidade que temos no Canadá para tirar documentos. Seja para quem imigrou ou para os recém-nascidos. Para tirar a certidão de nascimento, por exemplo, não é preciso ir num cartório. O registro de nascimento pode ser feito de duas formas: pela internet ou via correio. É um processo muito simples, menos burocrático e conveniente para os novos pais que já tem tanta coisa para se preocupar.

birth-certificate

Registrando uma criança em Ontário

Todas as crianças que nascem recebem um relatório médico do hospital ou enfermeira midwife, neste papel constam as informações da criança que nasceu, dos pais e da pessoa que trouxe ao mundo. Com esse papel em mãos basta ir no site do Service Ontario e fazer o registro online. A praticidade é tanta que com uns cliques extras a criança recebe o SIN (o Social Insurance Number) e fica inscrita para ganhar os benefícios do governo. É super simples e o processo todo demora em média 25 minutos.

Se não quiser fazer o registro online é só fazer o download do formulário Statement of Live Birth no site do Service Ontario ou em uma das unidades e mandar pelo correio. O formulário também é uma opção para casais do mesmo sexo onde não vai aparecer escrito mother (nome da mãe) ou father (nome do pai) e sim a palavra parents (nome dos pais).

É preciso fazer o registro em no máximo 30 dias depois do nascimento mas há casos que eles permitem excessões. Em 6-8 semanas a certidão chega em casa.

Certidão Long Form e Short Form

Existem dois tipos de certidão de nascimento, short form e long form. A diferença entre as duas é que na primeira constam só as informações da criança que nasceu (nome, sexo, data e local de nascimento e número do registro) e a segunda é mais completa, constam as informações dos pais, do hospital, nome do médico, etc. As certidões custam $25 e $35, respectivamente. Se perder e quiser tirar outra paga-se um extra de $10.

Para registrar no consulado do Brasil precisamos ter a certidão long form.

Em 2015, o governo introduziu uma certidão de plástico, tipo o dinheiro canadense, cheia de marcas de segurança. Ainda não tive a oportunidade de ver em mãos mas acho que vou pedir uma segunda via das meninas só para ver. A nossa é o modelo long form de papel pardo, super sem graça hehehe.

certidao-nascimento-2certidao-nascimento-3

Dúvidas? Deixa aí na caixa de comentários que eu te respondo.


Fotos divulgação do Governo de Ontário

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Clara disse:

    Ola!! Estou pesquisando em todos os lugares e nao acho uma resposta :/
    Nao sei se conseguem me ajudar. EsTou no Canada, em BC. Meu marido e canadense, casamos recentemente e acabei de dar entrada no processo de imigracao. Estou gravida de 5 meses e em Agosto estou indo pro Brasil pra ter o bebe la porque aqui ainda nao tenho cobertura do SUS. Em seguida volto pro Canada. Vi que preciso tirar o passaporte da bebe. E no caso preciso tambem tirar uma certidao no consulado canadense, correto? Pra poder entrar no pais com ela… Estou sem saber direito, e se for isso, do que precisarei pra tirar a certidao dela? O pai canadense precisa estar presente?

    • Livi disse:

      Oi Clara,

      Como filho de canadense seu baby tem direito a cidadania. Eu vou te responder mas ressalto que não sou profissional nessa área e falo baseada no meu conhecimento pessoal. O melhor seria confirmar o que vou falar com um advogado.

      Nascendo no Brasil você, como mãe, pode registrar porém para colocar o nome do pai precisa que ele esteja presente ou faça uma autorização por escrito. Acredito que o consulado brasileiro aí em BC possa fazer essa autorização ou orientar.

      Depois você terá que pedir um Canadian Citizenship Certificate, veja os passos aqui. Depois poderá pedir o passaporte canadense no consulado.

      Mas antes de sair do país você já se informou quanto tempo está demorando para sair os processos de casamento? Porque vi que está sendo mais ou menos 1 ano e antes disso eles mandam um documento para que você use o sistema de saúde. Fale com um consultor de imigração para ver o que ele te orienta a fazer nesse caso.

      Eu não sei em BC mas em Ontário há órgãos assistenciais que podem te apoiar nesse caso e cobrir parte dos custos do parto.

      Beijos

  2. Margareth nunes disse:

    Olá boa tarde só canadiana vivo em Portugal desde dos meus 15 anos vou imigrar para ou Canadá para ou ano
    Preciso da minha certidão de Nascimento dou Canadá como posso fazer mais simples
    Pff obg

  3. celmartin disse:

    Fácil, fácil, como aqui no Brasil hahaha! por aqui é tudo muito mais complicado, pra não dizerquase impossível. Passaporte? Em abril agendei o meu (que só vence em maio do ano que vem) e consegui uma vaguinha para…..outubro!!! E do outro lado da baía, porque na minha cidade não tem vaga nenhuma (acho que nem para o ano que vem). Carol tirou o passaporte dela em Londres, no consulado em ….. 45 minutos e mais barato que aqui no Brasil!!!! Tá valendo mais viajar para outro pais para conseguir documento brasileiro. E vai tudo às mil maravilhas no nosso ensolarado país!
    bjs

  4. Sami disse:

    Aqui é uma burocracia lascada,tem que ter a certidão da maternidade,levar na prefeitura pra fazer a identidade sem visto,ai registra no consulado pra pegar certidão e aí dá entrada no visto e quando sai o visto tem que voltar na prefeitura para registrar o visto e ter direito ao auxílio infantil.A carteirinha do seguro saúde a gente já pega na hora que faz a identidade e ganha uma carteirinha que permite que o bebê tenha consultas e tudo mais 100% grátis e um tal cartão amarelo que dá desconto pra quase tudo que é comprado para a criança (só não informam onde que usa,aí não vou sair perguntando em tudo quanto é loja se aceita ou não então por enquanto esta só enfeitando a carteira…rs)
    Letícia já tem o permanente (e eu ainda nem tirei o meu!!rs) só não fizemos o passaporte ainda…

    Bjoss

  5. Jorge disse:

    Como já disse muitas vezes: Brasil só ganha no clima…

  6. Marina Miranda disse:

    Livi, por falar nisso, acabei de registrar meus filhos no Brasil. Voce tem que procurar o 1º cartorio de registro civil da sua cidade e custa $110 para cada crianca. Talvez nunca precise, mas “just in case”… Ainda mais que meus filhos sao homens e terao que um dia se apresentar para o exercito, quero ter certeza que a certidao daqui vai valer la’. Sei la’, em 15 anos poderia dar algum problema, preferi registrar logo. Se voce tiver tempo, faca isso na sua proxima viagem.

    • Livi disse:

      Menina eu preciso fazer isso mesmo. Não tive ânimo de ir no centro de Salvador para fazer isso. Ainda mais que eu fico perto do aeroporto, no litoral norte, toda vez que vou. Imagine uma “viagem” de mais de uma hora e meia naquele trânsito maravilhoso hahahaha. Agora o engraçado é que se você nasce no Brasil a certidão é de graça né, mas nós temos que pagar, que roubo!

Deixe um Comentário