Canada: The Story of Us, a homenagem que dividiu opiniões

Esse não é o tipo de post que escrevo com frequência no blog mas fiquei com vontade de falar da série Canada: The Story of Us. Ela reconta a história do Canadá em 10 capítulos e foi produzida pela CBC como uma forma de homenagear o país nos seus 150 anos. Para quem não conhece, a CBC é uma rede de TV canadense, cujo o proprietário é o governo do país. Então eles sempre fazem esses tipos de programas que celebram a cultura e história daqui.

Em março de 2017, o primeiro episódio foi ao ar e me pareceu muito bem feito. Roupas, cenários, narrativas, tudo impecável. Curti demais aprender um pouquinho sobre o meu querido Canadá. Então fiquei surpresa ao ver que ao invés de ser recebida com elogios, a série dividiu opiniões. As pessoas de Quebec e das províncias marítimas, surtaram e fizeram inúmeras reclamações. Os nações indígenas (First Nations) também não gostaram muito. A CBC foi bombardeada com tantas críticas que acabou fazendo um pedido de desculpas formal para os que se sentiram ofendidos. Eles também fizeram uma página específica para promover um debate sobre a série. Mas afinal o que deu errado?

Quem conhece um pouquinho sobre a história do Canadá sabe que a rivalidade entre ingleses e franceses vem da época da colonização. O maior erro de Canada: The Story of Us foi retratar a história do ponto de vista dos ingleses. Eles omitiram alguns fatos importantes para que ficassem com uma boa imagem e também cometeram alguns erros. As pessoas de origem francesa se sentiram caracterizadas de forma negativa. Dá para ver um pouco dessa tendência nas pessoas que eles escolheram para dar depoimentos e nos atores, quase todos ingleses. Segundo o jornal The Globe and Mail, apenas duas pessoas de origem francesa foram entrevistadas e muitos atores que interpretaram franceses não falavam o idioma.

Historicamente acurado ou não, o fato é que Canada: The Story of Us serviu para mostrar mais um aspecto do Canadá, essa rivalidade. E como uma mesma história nunca é contada igualmente por duas pessoas, seria impossível recontar a do Canadá de uma perspectiva que agradasse todos os povos que fazem parte desta nação. Talvez a CBC tenha sido infeliz por ter esquecido esse detalhe tão importante e não ter tentado ser mais imparcial. Ou talvez seja um pouco de exagero por parte dos Canucks. Eu curti bastante e não fiquei com uma imagem negativa de ninguém. Acho que vale a pena assistir para aprender sobre a trajetória do país.  Todos os capítulos estão disponíveis na íntegra no Youtube.

Quem mais assistiu? Qual a opinião de vocês?

Leia também

 


A logomarca do Canada: The Story of Us é propriedade da CBC

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário