Calendário e dúvidas sobre vacinação no Canadá

O calendário de vacinação canadense é bem similar ao brasileiro, exceto por algumas vacinas. Todas as crianças recebem um livrinho amarelo, onde são marcadas as vacinas aplicadas. A minha pediatra também fornece um relatório impresso com tudo.

vacinacao-canada-2

Tenho recebido várias perguntas sobre o assunto e a leitora Nina S. até sugeriu que eu escrevesse um post. Então reuni as dúvidas mais comuns aqui. Se alguém quiser saber mais é só deixar um comentário no fim do artigo que responderei com prazer.

Calendário de vacinação em Ontário

O calendário de vacinação no Canadá não é igual para todas as províncias, tem pequenas diferenças em relação ao tipo de vacina aplicada e tem algumas províncias que não aplicam certas vacinas gratuitamente. Esse é o de Ontário.

calendario-vacinas-canada

Onde tomar vacinas? Tenho que pagar?

As vacinas do calendário são dadas pelos pediatras, médicos de família ou clínicas de saúde comunitárias. Para todos que possuem o cartão do SUS canadense, o serviço é gratuito se estiver dentro do calendário. Em Ontário o OHIP é o plano de saúde pública.

As vacinas de gripe (flu-shot) não estão no calendário mas também são dadas gratuitamente, para que tem OHIP, pelos médicos ou em locais autorizados.

Quem vai viajar e precisa tomar vacinas específicas pode consultar o próprio médico ou se dirigir a uma Travel Immunization Clinic. Essas vacinas não são cobertas pelo OHIP. Por exemplo, eu pedi vacinas de hepatite para minhas filhas e tive que pagar as doses mais aplicações para a pediatra delas.

Onde tomar a vacina contra febre amarela?

Veja quais são os locais que aplicam a vacina contra febre amarela aqui. É preciso ligar para uma das clínicas e marcar uma consulta com bastante antecedência pois eles não tem muita disponibilidade dessa vacina. E se prepare para pagar caro.

Quais vacinas são exigidas para matricular nas escolas de Ontário?

Aqui, a lei exige que todos sejam vacinados contra as seguintes doenças para poder estudar nas escolas primárias e secundárias, exceto nos casos onde uma isenção foi concedida pelo departamento de saúde pública.

  • Difteria (diphtheria)
  • Tétano (tetanus)
  • Pólio (polio)
  • Sarampo (measles)
  • Caxumba (mumps)
  • Rubéola (rubella)
  • Meningite (meningococcal disease)
  • Coqueluche (whooping cough)
  • Catapora (chickenpox) – para todas as crianças que nasceram depois de 2010.

As vacinas precisam ser dadas de acordo com o calendário de Ontário, respeitando a idade das crianças na hora de tomar cada dose da vacina. Por exemplo, se eles recomendam que as doses sejam tomadas a partir de determinada idade não adianta dar antes que eles não aceitam.

A minha filha mais velha tomou a vacina de meningite, sarampo, rubéola e caxumba com 11 meses (ao invés de 12) pois íamos viajar e a pediatra recomendou. No mês passado eu recebi uma carta do departamento de saúde pública avisando que se ela não tomasse a vacina ou enviasse uma carta de isenção seria suspensa da escola. Eu poderia enviar carta explicando a situação e pedir uma isenção mas no fim das contas preferi dar outra dose, que era mais fácil do que lidar com a burocracia.

Saiba mais sobre outros pré-requisitos para poder estudar nas escolas em Ontário.

É obrigatório vacinar no Canadá?

O Canadá não é um país onde as pessoas são obrigadas a tomar vacinas. As únicas 3 províncias que exigem prova de vacinação na hora da matrícula são: Ontário, New Brunswick e Manitoba. Mas mesmo nesses casos as pessoas podem pedir uma isenção.

Quem preferir não vacinar por questões médicas, religiosas ou opinião pessoal vai precisar enviar um formulário especial. Em Ontário usamos estes:

Formulário de isenção por questões religiosas ou opinião pessoal – você precisa ter duas cópias juramentadas, uma sua e outra que deve ser enviada para o departamento de saúde pública da sua cidade.

Formulário de isenção de vacinas por questões médicas – precisa ser preenchido por um médico ou enfermeira local.

Antes de enviar o formulário entre em contato com o Public Health da sua cidade pois podem ter um formulário próprio.

Lembrando que só depois de receber a isenção vai poder matricular e que se houver  surto de alguna doença, eles podem pedir que as crianças não vacinadas fiquem em casa.

Quem notifica a saúde pública sobre as vacinas das crianças?

Os pais são responsáveis por isso e não o médico ou a escola. Pode ser feito por telefone, fax, correio ou online. Eu fiz online no site do Toronto Public Health. Você faz um cadastro e só vai copiando o que está no cartão de vacinação.

Quando a minha filha tomou a segunda dose da vacina que falei anteriormente tive que ligar e fornecer o número do lote para que eles aceitassem.

A escola e os médicos aceitam o cartão de vacinação de outro país?

Sim eles aceitam.

Preciso traduzir o meu cartão de vacinação?

Se você levar direto na escola provavelmente eles vão solicitar uma tradução mas se você for num pediatra ou médico canadense é muito provável que não precise pois conseguem decifrar os nomes das vacinas (que são quase iguais) e preencher um cartão de vacinas daqui.

Em Toronto, o Public Health faz tradução gratuita dos cartões de vacinas de outros países, caso alguém precise. Para quem está em outra cidade vale tentar o departamento local. Telefone de contato do Toronto Public Health: 416-392-1250.

Existe um app para facilitar minha vida?

O Imunize.ca tem um app que ajuda a controlar as vacinas de toda a família.

Para crianças menores de 4 anos há uma ferramenta online no Ontario.ca que cria um calendário personalizado com todas as datas.

Esqueci alguma coisa? Deixem suas dúvidas nos comentários.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Aline disse:

    Ola Livi
    Minha filha nasceu aqui e estamos de viagem agendada para o Brasil o pediatra indicou a vacina de hepatite A, já até aplicamos mas hj me veio a dúvida sobre a BCG vc aplicou nas suas filhas essa vacina ou não achou necessário ?

    Obrigada

    • Livi disse:

      Oi Aline,

      Não dei a BCG, a pediatra não achou necessário. Também demos a de hepatite e como falei no post, teve outras que ela recomendou adiantar.
      Beijos

  2. jpimentablog disse:

    Ola Livi,
    Estou indo passar uma temporada de 6 meses com meu marido e meu filho. Vou estudar e estou preocuoada como faço para dar as vacinas para meu filho, que é bebê ainda. Pagando as vacinas eu conseguiria?

    Obrigada

    • Livi disse:

      Oi,

      Você pode dar as vacinas normalmente em seu bebê. Basta ir num médico de família ou pediatra. O preço médio de uma consulta é $60-$75 mas não tenho certeza se você terá que pagar algum adicional pela vacina.

  3. Juliana Bernardes disse:

    Olá Livi! Gostei muito do seu blog, está sendo de grande ajuda. Farei um curso de inglês por três meses. Na época, minha filha estará com quatro meses e precisará tomar vacinas e ter acompanhamento do seu crescimento. Voce saberia me orientar quanto a possibilidade de consulta com pediatra e acesso às vacinas? Muito obrigada, Juliana

    • Livi disse:

      Oi Juliana,

      Há duas formas que você pode fazer. A primeira é marcar uma consulta com algum pediatra ou médico de família. A segunda é ir numa walk-in clinic e pedir que eles apliquem as vacinas. Em ambos os casos você vai pagar pela consulta e pelas vacinas pois não é residente.
      Outra opção é tentar ver um centro médico comunitário e tentar conseguir gratuitamente mas isso é mais difícil.
      Nesse post sobre como conseguir um médico em Toronto eu explico onde você pode procurar. Como sua consulta será particular acho que qualquer médico aceita.

  4. Daiane Constantino Mello Lemos disse:

    Olá Livi,
    Estou pesquisando sobre vacinas no Canadá e não tenho visto sobre hepatite A, também encontramos por aí? No meu caso já comecei a tomar e ainda por cima é a vacina combinada de hepatite A + B que é dada em 3 doses, tomei duas e a próxima só em abril, estou com planos de ir para Vancouver e preocupada se vou conseguir tomar a última dose lá, pra não perder as que já tomei… Você sabe me dizer?
    Parabéns pelo blog, beijos

    • Livi disse:

      Oi Daiane,
      Tem sim só que ela não é coberta pelo governo (pelo menos não em Ontário), por isso não está no calendário. Mas você pode pagar e tomar a dose que falta sem problemas. Abs

  5. Andrea disse:

    Obrigada pelas dica e eu não precisei traduzir a carteira de vacinação ( isso agora set 16 e abrir 16). Tanto a escola pública como católica aceitaram sem burocracia, então não traduza…só se solicitarem, mas a análise sempre é feita pela Central de imunização que deve ser a mesma pra todas as escolas de Ontário.

    • Livi disse:

      Oi Andrea,
      Bom saber da sua experiência.
      Eu sempre aviso pro pessoal esperar para traduzir e se no fim tiver que fazer melhor grátis aqui do que pagando no Brasil né?
      Beijos

  6. FRANCINE disse:

    Seu blog me ajuda e muito!! Tive problemas na hora do pediatra traduzir a carteira do meu filho em Ontário. .. pois muitas das vacinas estavam marcadas a mão e ilegivel.

    • Livi disse:

      Oi Francine,
      Fico tão feliz toda vez que alguém me diz que meus textos foram úteis, ganhei o dia!
      Você levantou um ponto muito importante sobre o cartão de vacinação. Vou incluir no texto a dica de trazer impresso e não a mão.
      Beijos

Deixe um Comentário