Como funcionam os programas Before and After school em Toronto

O horário escolar em Toronto vai das 9h às 15:30h, ou das 8:30h às 15h. Quando eu não tinha filhos achava super estranho e me perguntava como é que os pais faziam para conciliar o trabalho com levar e buscar as crianças na escola. Hoje, medindo pelo número de perguntas que recebo, vejo que muitas pessoas tem essa mesma dúvida. Então resolvi fazer um post para explicar como funciona. Da mesma forma que existem as creches, onde podemos deixar as crianças pequenas o dia inteiro enquanto trabalhamos, existem os programas específicos para as crianças do Kindergarten ao Grade 6. Esses programas são chamados de before and After School, pois operam antes e depois do horário da aula.

Esse tipo de programa é geralmente oferecido dentro da própria escola, num centro comunitário, creche ou YMCA. Pela manhã ele começa às 7h ou 7:30h e à tarde vai até as 18h. Em Toronto, as redes pública e católica oferecem esse programa em algumas escolas. Aqui tem a lista da TDSB e da TCDSB. O custo na rede pública vai de $29 à $38 e na rede católica vai de $22.50 à $28, por dia. Os pais podem optar por contratar um dos serviços ou ambos. E quem recebe um subsídio do governo para creche, pode usá-lo para o Before and After.

Quando os pais escolhem uma creche ou programa oferecido dentro de um centro comunitário, é preciso verificar se existe transporte entre a escola e o local. Caso contrário, alguém tem que pegar na escola para levar no programa. Inviável para quem está trabalhando. Você pode perguntar diretamente na escola ou verificar no site da prefeitura de Toronto, na lista de Before and After School disponíveis na cidade.

No programa Before and After school as crianças são agrupadas por faixa etária numa sala, fazem atividades em grupo e recebem um lanche. Os programas podem ser operados pela própria escola ou secretaria de educação, mas em Toronto o serviço é terceirizado e é gerenciado por uma creche.

Quando os pais tem um horário mais flexível e não precisam de um lugar para deixar os filhos todos os dias, há outras opções. A mais comum é chamada de After-School Recreational Care Programs (ARC). Os programas também acontecem dentro das escolas, mas as crianças participam de atividades recreativas depois do horário da aula. Cada programa está disponível 1 ou 2 vezes por semana, por um período de 4 ou 8 semanas. Eles saem mais caros por serem um tipo de atividade extra curricular. Aqui na escola das meninas tem aulas de karatê, basquete, futebol, artes, programação, etc. Essas atividades não são as mesmas que são oferecidas gratuitamente no horário de aula, é algo extra. Para saber que tipo de ARC são oferecidos na escola do seu bairro, pergunte na direção.

Programas especiais

Beyond 3:30

Em algumas escolas da TDSB há um projeto desenvolvido especificamente para alunos de 11 à 14 anos chamado Beyond 3:30. Nele, os jovens participam de diversos tipos de atividades, recebem uma refeição e ajuda com o dever de casa. O programa foi criado pela Toronto Foundation for Student Success e opera dentro de 18 escolas, das 15:30h às 18:30h. As escolas escolhidas ficam em áreas onde há maior risco dos jovens ficarem sozinhos em casa ou pela rua fazendo besteira. Ele é gratuito.

Eu não achei uma lista com os nomes das escolas que participan do projeto mas quando procurei no Google apareceu um mapa com o nome de várias.

Extended Day

Programa que está meio em fase de testes e disponível apenas em 9 escolas da TDSB, lista aqui. Ele tem uma proposta diferente do Before and After School comum. A intenção é proporcionar um complemento na aprendizagem. O custo é de $693 por mês, além de uma taxa de matricula de $50. Mais sobre o programa aqui.


Além dessas opções mencionadas acima é possível contratar babás apenas para o after school mas sinceramente não saberia indicar onde procurar. Eu trabalho a maior parte do tempo em casa e agendo reuniões somente no horário que as minhas filhas estão nas escola. Eu não tenho experiência pessoal em nenhum desses programas, porém quis explicar como funcionam. Se você tiver algo a acrescentar, deixe um comentário.

Leia outros posts sobre escolas e educação

Dúvidas sobre matrícula e quem pode estudar gratuitamente

Como se preparar para o primeiro dia de aula

Como é a primeira semana de aula

O que aprendi fazendo trabalho voluntário na escola

Alfabetização de crianças bilíngues

O boletim escolar em Ontário

Como é o Grade 1

Como é o Grade 2

O que eu acho do sistema educacional canadense

Sobre split classes, uma tendência nas escolas canadenses

O currículo do Kindergarten

Como as crianças do Kindergarten são avaliadas

Como é a alfabetização no Canadá

20 curiosidades sobre a escola primária canadense

Como matricular seu filho numa escola em Toronto

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário