As tradições de Natal no Canadá

O Natal no Canadá possui muitas semelhanças com o Natal no Brasil. Aqui também há uma reunião familiar, troca de presentes e as crianças acreditam no Papai Noel. Mas claro que nem tudo é igual e depois de passar 14 anos no Canadá eu percebi algumas diferenças nas tradições daqui e vou compartilhar no post de hoje.

Para começar, os canadenses fazem um almoço de Natal no dia 25 de dezembro, o jantar do dia 24 não é tão importante. Muitas pessoas trabalham normalmente no dia 24. Geralmente os presentes são abertos na manhã do dia 25. Nas semanas que antecedem o Natal acontecem Desfiles do Papa Noel, Mercados de Natal e muitos oportunidades de encontrar com o Papai Noel. Além disso há outros fatos curiosos como a decoração, as comidas, as roupas e as tradições que foram trazidas pelos antepassados europeus.

1- Luzes de Natal

Assim como na Europa e EUA, as ruas e monumentos do Canadá são todos enfeitados com luzes de Natal.

natal-canada-8

No centro de Toronto as árvores e os prédios também são decorados com luzes especiais. Eu acho uma época linda para caminhar no fim da tarde e ver como a cidade de enche de alegria. Tudo começa com a cerimônia Cavalcade of Lights, que comemora o início do período de Natal na cidade.

No Parlamento canadense, em Ottawa, há um show de projeções incrível que começa no início de dezembro e vai até o dia 25. Se estiverem por lá não deixem de visitar.

natal-canada-9Foto: Ottawa Tourism

Além disso, os bairros residenciais, são um espetáculo a parte. A maioria das casas também investem nas luzes para decoração, umas até demais. Tem gente que se empolga e coloca bonecos, presépios e decora a fachada inteira com luzes coloridas. Algumas casas ficam até meio cafonas. 🙂 Mas eu adoro porque é uma forma de trazer cores para o inverno e de entrar no clima da festa.

2- Árvores de Natal

Apesar de venderem árvores artificiais, o costume de usar um pinheiros de verdade como árvore de Natal é muito forte no Canadá. Você pode comprar o seu pinheiro em lojas de conveniência, supermercados, Ikea, Home Depot, Canadian Tire, Walmart, etc. Ou se preferir, pode ir pessoalmente numa fazenda para cortar a árvore que você quiser. As árvores cortadas são cultivadas para isso e depois do Natal são recicladas.

O pinheiro requer mais cuidados do que uma árvore artificial, claro, mas deixa um cheiro super gostoso na casa e a árvore fica lindíssima!

natal-canada-7Foto: Domínio público

3- Roupas Natalinas

Se você estiver passeando no Canadá na época de Natal vai perceber que todas as lojas de roupas no shopping vendem roupas com estampa natalina. Tem de tudo, do terno ao pijama. No dia 25 pela manhã, eles abrem os seus presentes usando um pijama natalino.

natal-canada1
Canadenses são super bem humorados e em algumas casas e escritórios fazem até concurso para ver quem tem o blusão mais feio (ugly sweaters). Esses estão à venda na loja The Bay.

natal-canada

4- Christmas Stockings

Sabe aquelas meias de Natal que são usadas na decoração? Elas são chamadas de Christmas stocking e na noite de Natal os pais costumam encher as meias dos filhos com pequenos presentes ou doces. Alguns adultos também aderem o costume e colocam presentinhos para os familiares também. O costume é original da Europa.

Nas lojas há sempre uma seção de stockings stuffer com essas coisinhas baratas para colocar dentros das meias.

natal-canada-12Foto: Getty Images

5- Crackers

A primeira vista os crackers, ou bon-bons, parecem uma espécie de bombom gigante. Eles são usados na decoração da mesa de Natal e dentro há um pequeno brinde. Eles são feitos de papelão, embalados em papel de presente. Em algumas casas, cada convidado recebe um e em outras duas pessoas puxam o mesmo cracker. Como eles não se quebram de forma uniforme, a pessoa que pegar o pedaço maior leva o presente.

Essa é uma tradição herdada da Inglaterra e é super comum ver essas caixas de crackers em tudo quanto é loja. Na hora de comprar podemos escolher que tipo de brinde vem dentro.

natal-canada-3Foto: Domínio público

6- Comidas

As comidas da ceia de Natal canadense vão depender muito da região e da herança cultural de cada família. Por exemplo, em Ontário é comum servir peru e em Quebec a Tourtière é o carro chefe da mesa. Butter Tarts e Nanaimo bars são sobremesas comuns em várias partes do país. Já falei desses pratos no post sobre comidas.

Decorar gingerbread houses ou biscoitos com motivos de Natal são coisas que famílias em todo o país costumam fazer nessa época. Eu já contei sobre nossa experiência fazendo gingerbread house nesse post.

natal-canada-15

Outra coisa que não falta em ceia de canadense é o eggnog, uma espécie de gemada. A bebida é feita de leite, açúcar, ovos, baunilha e uma pitada de noz-moscada, podendo, ou não, conter álcool. É servida quente ou gelada.

O eggnog pode ser comprado pronto em qualquer supermercado ou feito em casa. Também há variações que misturam o eggnog com café ou chá. Pra falar a verdade eu não curto mas gosto é uma coisa muito pessoal não é?

natal-canada-6Foto: Wikipedia Commons

7- A brincadeira do Elf on the Shelf

Essa tradição natalina eu só fui conhecer depois que as meninas nasceram.

“The Elf on the Shelf” é um livro de história infantil lançado em 2004 que explica como é que o Papai Noel sabe se as crianças se comportaram ou não.
Cada família tem um elfo, que fica responsável por observar tudo que acontece na casa e relatar ao Papai Noel. O elfo se esconde em algum lugar diferente todos os dias e à noite, quando todos na casa estão dormindo, ele voa para o Polo Norte e entrega seu relatório. As crianças podem conversar e mandar recados sobre o que querem de Natal.

Na noite de Natal os elfos voltam para o Polo Norte e só retornam no ano seguinte depois do Dia de Ação de Graças. Há também um filme sobre o Elf on the Shelf. Os elfos são vendidos na versão feminina e masculina. O elfo ganha sua magia quando recebe um nome. O nosso aqui em casa é um menino e se chama Chip. Todos os dias eu preciso mudar ele de lugar e as meninas se divertem procurando. O danadinho voou até o Brasil no ano passado para nos encontrar. 😉

natal-canada-11

8- Advent calendars

Advento é o período de 4 semanas que precedem o nascimento de Cristo. O Advent Calendar é um calendário que é usado para fazer contagem regressiva até o Natal. Antigamente as pessoas faziam o calendário com uma imagem natalina ou religiosa e iam marcando os dias.

natal-canada-5Fotos: Lindtt Canada

Agora os calendários são vendidos e tem uma espécie de caixinha com um brinde atrás de cada data. A cada dia vamos abrindo e pegando o presentinho. O Advent Calendar mais comum vem com chocolates mas já vi com outros temas. e brindes. Lojas como L’Occitane e Sephora tem uns que vem com pequenas amostras de seus produtos (marido você está lendo isso? S-E-P-H-O-R-A).

Os calendários são vendidos em supermercados e lojas no shopping.

9- Corais de Natal

Cantar músicas de Natal é uma das tradições mais antigas. As pessoas se reúnem em família, igrejas, centros comunitários e até nas escolas. O Toronto Christmas Market tem um coral lindo que se apresenta diariamente. Na escola das meninas os alunos treinam e fazem um concerto de Natal todos os anos cantando músicas tradicionais.

natal-canada-4

10- Boxing day

Logo após o Natal, no dia 26 de dezembro, acontece a maior liquidação do ano no Canadá. O Boxing Day é uma espécie de Black Friday americana. Só que aqui as pessoas ficam loucas no Boxing Day e não no Black Friday porque as lojas fazem a queima de estoque de tudo que sobrou.

No Canadá, os descontos de Boxing Day são melhores do que o da Black Friday. A desvantagem, em minha opinião, é que a oferta de produtos não é lá essas coisas porque é literalmente a raspa do tacho. De qualquer forma, marca aí no seu calendário. E se estiver aqui nessa época não deixe de conferir!

natal-no-canada-10Eaton Centre num dia de Boxing Day (Wikipedia Commons)

Você conhece outras tradições que ficaram de fora dessa lista, compartilha aí nos comentários.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Joseane disse:

    Oi Livi que bom ter encontrafo seu blog, tambem sou da Bahia, Salvador e já estou planejando a minha ida com a família para o canada, como faço para falar com vc particularmente ? Tenho algumas dúvidas, anseios e gostaria de saber mais.

  2. Carol disse:

    Muito bom esse post. Bem escrito e cheio de novidades pra mim. Mesmo morando no Canada ha 7anos nao conhecia metade deles rsrsrs. Tem coisas que soh conhecemos qdo temos filhos.
    Parabens! Continue com esses posts super interessantes

  3. Ana Carolina Dias disse:

    Melhor página sobre dicas do Canadá, adoro!!

  4. Livi, parabéns excelente post e amei as dicas!!

Deixe um Comentário