As moedas comemorativas dos 150 anos do Canadá

Em 2017, o Canadá completará 150 anos e para comemorar o seu aniversário vai colocar em circulação uma coleção de moedas novas. O desenho das moedas foram feitos por pessoas comuns e escolhidos por votação. O nome da coleção é Meu Canadá, Minha Inspiração. Estou simplesmente apaixonada pelo design delas, especialmente as de 1 e 2 dólares.

image

Dance of the Spirits

A moeda de 2 dólares, também conhecida como Toonie, celebra as maravilhas do Canadá. Ela mostra duas pessoas remando em um lago sob as luzes da aurora boreal. Estou louca para ver essa!

image Connecting a Nation

A moeda de 1 dólar, também conhecida como Loonie, faz referência a estrada de ferro que conecta todo o país e traz desenhos de marcos importantes como a CN Tower em Toronto, a ponte Lion’s Gate em Vancouver e o Château Frontenac em Quebec City. Perfeita!

 

image

Hope for a Green Future

A moeda de 25 centavos é chamada de Quarter. O desenho foi feito por uma menina de 8 anos e representa o seu desejo para um futuro onde todos vivam em harmonia com a natureza.

image

Wings of Peace

A moeda de 10 centavos, ou Dime, representa o Canadá como um país pacífico. De uma forma bem dinâmica a artista integrou a folha do bordo com uma pomba, que é símbolo da paz. Eu demorei um pouco pra conseguir enxergar pois estava olhando do lado errado, uma dica é que a cabeça da pomba está do lado esquerdo.

 

image

Living Traditions

O castor é o animal símbolo do Canadá e seu desenho está nas moedinhas de 5 centavos normais, também chamadas de Nickel. A diferença é que na moeda de 2017 ele foi representado como os nativos Algonkian costumam desenhar. Uma forma de homenagear os povos nativos.

Outras moedas especiais

Colocar moedas comemorativas em circulação é um costume antigo aqui do Canadá. Se você for no site da Royal Canadian Mint vai ver que tem um monte de moedas diferentes e especiais fabricadas por eles e à venda. Tem até de Star Wars e Star Trek!

Logo que cheguei, guardava todas as moedinhas de 25 centavos diferentes que recebia. Em 1999 e 2000 eles lançaram uma coleção para celebrar a virada do milênio e eu tenho todas guardadas até hoje. São 24 moedinhas, uma para cada mês!

Depois de um tempo parei de guardar mas ainda fico encantada toda vez que acho uma que nunca vi.

Da próxima vez que você ver moedinhas canadenses repare nos detalhes, tenho certeza que vai se apaixonar.


Todas as fotos do post são de divulgação da Royal Canadian Mint.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. ginapsi disse:

    Simplesmente maravilhosas! As moedas retratam o país, seu povo e a natureza! Amei!!!Emocionada!!!
    Ainda tenho as moedas que trouxe desse país lindo. Não dou nem troco por nada!

Deixe um Comentário