Aluguel no Canadá: onde procurar, como evitar golpes, tipos de moradia e vocabulário

Como o tema aluguel de imóveis sempre gera muitas perguntas e dúvidas por aqui, resolvi escrever um guia completo explicando como é que as coisas funcionam. Reuni dicas de onde procurar, vocabulário imobiliário, tipos de moradia, direitos dos inquilinos, documentação, contratos e como evitar golpes. Mas como o guia ficou enorme, dividi em duas partes. Essa é a primeira parte, a segunda está aqui.

Para quem não sabe, eu moro em Toronto, portanto tomei como base minha experiência aqui. Porém todas as informações desse post são úteis para quem pretende alugar em qualquer cidade canadense. A excessão fica por conta do vocabulário em inglês, que não serve para Quebec. Se alguém tiver algo a acrescentar, fique a vontade para deixar nos comentários.

Para quem quiser ter uma noção de preços de aluguel e despesas mensais dá uma olhadinha nesse post sobre o custo de vida em Toronto.

Termos em inglês relacionados ao aluguel de imóveis

Antes de qualquer coisa acho importante se familiarizar com algumas palavras em inglês que precisamos aprender antes de sairmos a procura de um imóvel no Canadá:

Landlord/ landlady – dono(a) do imóvel.

Tenant – inquilino.

Lease/ Rental/Tenancy Agreement – contrato de aluguel.

Tenancy Period – período do contrato de aluguel.

Furnished/Unfurnished – mobiliado/ sem mobília.

Laundry – lavanderia. Geralmente quer dizer que o imóvel dispõe de uma máquina de lavar e secar, podendo ser exclusiva ou dividida com os outros moradores do prédio ou casa.

Damage Deposit – depósito de garantia para cobrir possíveis danos ao imóvel. O valor será devolvido se não houver nenhum problema.

Rent Deposit – valor correspondente a 1 mês de aluguel, cobrado como garantia caso o inquilino deixe de pagar o aluguel.

Utilities – serviços essenciais como luz, gás e água. Pode estar incluso ou não no valor do aluguel.

Shared Accommodation – quando você aluga um quarto e divide o resto da casa com outros inquilinos. Também pode significar que você irá dividir o quarto com outra pessoa.

Roommate – pessoa com quem dividimos o apartamento ou quarto.

Garage – garagem.

Backyard Access – acesso ao quintal.

Studio/bachelor – um apartamento onde tudo fica no mesmo ambiente, exceto o banheiro. As vezes a cozinha fica separada.

Highrise – prédio alto com mais de 12 andares

Mid-rise – prédio que possui entre 4 e 12 andares

Lowrise – prédio mais baixo, com até 3 andares

Sublet – sublocar. Certifique-se que o dono do imóvel está de acordo.

Den – um pequena área que geralmente serve para um pequeno escritório. Dependendo do imóvel, o den pode ser grande o suficiente para caber uma cama e vira um pequeno quarto.

Aluguel de imóveis no Canadá

Tipos de moradia

O segundo passo é saber quais os tipos de imóveis estão disponíveis no Canadá.

Apartment – unidade localizada dentro de um edifício ou casa, que é propriedade de um único dono ou empresa. Nesse tipo de imóvel nós não podemos comprar uma unidade, apenas alugar.

Condo – nesses edifícios nós podemos adquirir um imóvel e somos responsáveis por ele. Como donos podemos morar ou alugar a unidade. Geralmente os condos possuem diversas comodidades como piscina, academia de ginástica, etc.

Detached house – uma casa convencional, sem nenhuma outra colada do lado.

Semi-detached house – casa geminada, que divide a parede com a casa do lado.

Townhouse/ Rowhouse – um bloco de 2 ou 3 casas, uma colada na outra. Exceto pelas unidades que ficam nas esquinas, esse tipo de casa possui janelas apenas na frente e no fundo. Em Salvador nós chamamos esse tipo de casa de village, não sei se é igual no resto do Brasil.

Basement – apartamento no subsolo (porão) de uma casa. Geralmente custam mais baratos por não serem tão espaçosos e possuírem janelas pequenas que entram pouca luz. Alguns basements são húmidos e frios. Ainda assim existem locais que são mais legais e podem ser uma opção para quem busca um aluguem mais em conta.

Duplex/ Triplex – Aqui e comum as pessoas dividirem as casas e fazer um apartamento por andar. O dono pode morar em uma das unidades ou apenas alugar.

Room – aluguel apenas de um quarto, que pode ser individual (private) ou compartilhado (shared).

Aluguel de imóveis no Canadá

Onde procurar imóveis no Canadá

Agora que você já sabe o que esperar, pode começar sua busca.

Corretores – o corretor de imóveis torna a busca por uma moradia bem mais fácil e segura. Eles fazem toda a pesquisa de acordo com o seu perfil e encontram os imóveis para você. Não há nenhum custo para o locatário pois quem paga por esse serviço é o proprietário do imóvel. Uma grande vantagem é que muitas vezes eles ficam sabendo da disponibilidade do imóvel antes de ser anunciado em outros locais. As principais corretoras de imóveis que operam no Canadá são: Remax, Homelife, Century 21 e Coldwell Banker. Sendo que a Remax é a mais forte delas.

Realtor.ca – O site da Realtor serve para ver imóveis à venda e para alugar. Em minha opinião é o melhor e mais organizado. Você pode olhar as fotos das casas que eles tem disponíveis e entrar em contato com o corretor responsável através do site. Tudo aparece num mapa e existem vários filtros que facilitam a busca. Os anúncios no Realtor são gerenciados por corretores de imóveis, o que torna o processo bem seguro.

Rentit – tem apartments, condos e townhouses.

Viewit – para quem está buscando apartments.

PadMapper – todos os tipos de propriedades.

Rent Canada – apartamentos, condos e quartos mobiliados.

RentSeeker – tem apartments, condos, casas e townhouses.

Condos.ca  – aluguel de condos.

RentCompass – todos os tipos de propriedades.

Apartmate – para quem procura alguém para dividir apartamento. Você pode também se cadastrar e dizer que procura um apartamento.

Classificados do Kijii e Craiglist – geralmente os anúncios são colocados pelos donos e toda a negociação é feita diretamente com o proprietário. Apesar de haver uma grande oferta de imóveis nesses sites, recomendo muita cautela pois tem acontecido vários golpes relacionados ao aluguel aqui no Canadá. Se decidir usar os classificados siga as dicas que coloquei abaixo para evitar cair num desses golpes.

Grupos no FacebookBunz Home Zone (exclusivo para Toronto e região). Também há diversos grupos da comunidade brasileira onde as pessoas trocam dicas e também postam sobre oferta de apartamentos. Recomendo olhar o Toronto para Brasileiros, Aluguel em Toronto e Arredores, Pequenos empreendedores Brasileiros em Toronto, Brasileiros no Canadá, Se você vai para outra província procure na lupa do Facebook “Brasileiros em tal cidade” que existem diversas comunidades espalhadas por todo o Canadá.

Cuidados para não cair em um golpe

Sei que muita gente fica ansiosa para chegar aqui com um lugar certo para morar mas o melhor é ter paciência para evitar uma dor de cabeça. De tempos em tempos escutamos no jornal sobre casos de golpes de aluguel no Canadá. Geralmente o alvo dos golpistas são pessoas que estão planejando uma mudança ou acabaram de chegar e ainda não sabem como as coisas funcionam direito. Vocês podem ler exemplos de golpes aqui, aqui e aqui.

Então seguem algumas dicas para se prevenir:

  • Faça uma busca no Bed Bug Registry para verificar se o imóvel tem ou já teve problemas com percevejos. Se você não sabe do que se trata leia esse post aqui. Isso é importante para não alugar um local que está infestado e depois ter um gasto para se livrar deles ou ter que se mudar novamente.
  • Não feche negócio com ninguém online, sem ver o local e sem encontrar o proprietário pessoalmente. Essa é a regra mais importante de todas. É melhor ficar num Airbnb ou hotel barato por um curto período e só depois alugar um imóvel.
  • Não pague nada antes de assinar um contrato.
  • Exija um recibo de pagamento, se possível não pague em dinheiro, use cheque ou e-transfer, assim o seu pagamento fica rastreado. Não faça pagamento em contas de terceiros ou mande remessa de dinheiro para o suposto proprietário.
  • Desconfie de preços muito abaixo do valor de mercado.
  • Desconfie se o “dono” disser que existem outros interessados que já vão fechar negócio e pedir que você dê um depósito para garantir o imóvel antes dos outros.
  • Falei acima e repito, não forneça o seu SIN (Social Insurance Number) para o dono do apartamento, mesmo que ele diga que é para checar o seu crédito. Dá para checar o crédito mesmo sem esse documento.
  • Outra coisa que de vez em quando acontece é quando alguém quer sair do apartamento antes de vencer o contrato e tenta “passar” o restante dos meses para outra pessoa. Jamais aceite sem receber a aprovação do dono do imóvel.
  • Se você quiser sublocar um quarto na mão de um inquilino, certifique-se que o dono do imóvel está de acordo. Já houve casos de gente que pegou o dinheiro e depois sumiu ou disse que o quarto não estava mais disponível.

Se você desconfiar ou cair em um golpe denuncie no Canadian Anti-Fraud Centre.


No próximo post, falo da documentação exigida, o contrato de aluguel, reajustes e direitos dos inquilinos.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Mammy Me disse:

    Oi Livi, obrigada por esse post maravilhoso!
    Finalmente escrevemos nosso relato no blog http://www.familyincanada.com e inclusive citamos esse post e seu blog. Esperamos poder ajudar para que mais pessoas não caiam em golpes.
    O link tá aqui. https://familyincanada.com/2018/03/03/perrengues-na-locacao-do-seu-imovel-em-toronto-e-demais-cidades-de-ontario-veja-onde-e-como-defender-seus-direitos/

  2. Olá, estou para alugar um quarto pelo roomlala no centro de toronto, por 800 CAD. O dono do apartamento alega não estar em Toronto, diz que está em Montreal, mandou o contrato, pediu para assinar, pede pra fazer o depósito na conta do advogado e que enviará a chave pelos correios, ou que posso pegar na caixa postal na unidade dos correios. Além disso, um outro locador, respondeu um email de interesse com as mesmas mensagens desse que estaria pra fechar o negócio. Estou achando que é golpe né? Outra coisa, ele me enviou foto de sua identidade, e enviei foto da minha identidade para ele, será que pode me trazer problemas?

    • Livi disse:

      Olha Júlia, pode até ser legítimo mas está me parecendo golpe. Se você quer alugar antes de chegar aqui recomendo alugar através de um corretor de imóveis credenciado.
      Quanto a sua identidade, como você já mandou não há muito o que fazer. Mas recomendo não enviar de uma próxima vez. Beijos

  3. Iris disse:

    Gente .. serei medica recem formada na Argentina! Que dificuldades enfrentarei em revalidar meu diploma ? Serei bem remunerada ? Poderei fazer minha especialização no Canadá ? Qual a melhor cidade pra se morar um medico ? Desde ja agradeço. Aceito dicas de sites ou posts tambem . Bjos

    • Livi disse:

      Olá Íris,

      Para validar seu diploma você precisa entrar em contato com o Conselho de Medicina do Canadá. Depois de reconhecido, acredito que precise fazer alguns cursos e passar no teste para ser liberada a exercer a profissão. Dê uma olhada nas instruções detalhadas aqui. Beijos

  4. Luciana Périco disse:

    To adorando seu blog. Que conteudo de qualidade vc publica!!!! Salvo nos meus favoritos e estou esperando pelo proximo post!
    Beijo

  5. Nai disse:

    Muito útil esse POST! Obrigada pelas dicas de sites e vocabulário!

  6. Lei disse:

    Muito bom Livi essa dica de aluguel, e o principal, olhar antes de alugar. Um dúvida. Dentre os sites que você disponibilizou aqui no post, corre o risco da pessoa alugar sem ver e ser golpe, sendo que o anúncio está no site?
    Porque sendo assim, caso não haja esse risco, daqui mesmo do Brasil, pode-se alugar, ou não?

    • Livi disse:

      Oi Lei,

      Tudo bem?

      Eu não alugaria sem ver porque mesmo não sendo golpe, você pode chegar aqui e achar que o imóvel não é tão legal quanto parecia na foto.

      Mas se você quiser alugar mesmo assim, o melhor seria fazer através de um corretor, nesse caso recomendo o site Realtor.ca.

      Beijos

  7. Mammy Me disse:

    Post ótimo, dicas excelentes e super úteis! Em breve vamos compartilhar também, em um post em nosso blog Family in Canada, algumas dicas e uma péssima experiência que tivemos com nosso housing em Toronto. Mas, o principal de tudo: nunca, jamais, em tempo algum alugue um imóvel no Canadá sem olhar pessoalmente como o local está, ou seja, NUNCA alugue ainda no Brasil. Segure sua ansiedade, pegue uns dias de hotel e escolha tendo calma e certeza do negócio que está fazendo!

    • Livi disse:

      Com certeza, alugar sem ver é roubada. Quero passar no seu site para ler sua experiência, deixe o link para mim pois esse que você cadastrou no comentário vai para um site vazio.
      Beijos

Deixe um Comentário