Direitos do consumidor canadense

Sabe aquelas pessoas indecisas na hora de comprar, que olham e reolham, pesquisam preço, modelos e depois de tanto vai e vem muitas vezes se arrependem? Eu sou um pouco assim. Mas aqui no Canadá quase todos os problemas dos indecisos acabam por causa dos direitos do consumidor.

Aqui a maioria dos produtos podem ser trocados e devolvidos sem problemas. Isso mesmo DEVOLVIDOS. Por exemplo, você compra uma televisão e depois de usar por alguns dias não gosta. Sem problemas é só levar na loja, apresentar o recibo de compra e pronto.

O prazo para a troca e devolução varia de acordo com a loja e produto. Geralmente eletrônicos tem um prazo menor para devolução (7 ou 14 dias) para outros produtos como roupas o prazo pode chegar até 90 dias. No caso de roupas tem que estar com a etiqueta e sem ter sido usada. O consumidor também tem direito a um ajuste de preço caso o produto entre em promoção, o prazo também muda de acordo com a loja e o tipo de produto. Algumas lojas também batem o preço da concorrência ou fazem ajuste se você encontrar mais barato em algum lugar depois da compra. Melhor devolver a diferença do que ter que estornar o dinheiro todo caso o consumidor resolva devolver o produto e comprar na outra loja.

Se o produto tiver algum defeito pode ser devolvido mesmo depois do prazo. Em 2008 o Jaime me deu um conjunto de colar e brincos da Swarovski, mas depois de usar por quase 1 ano o cristal de um dos brincos caiu. Eu levei na loja o brinco e a pedra para reparo pois ainda estava na garantia. Quando a peça voltou notei que eles tinham colocado uma pedra menor no lugar da que caiu. Fiquei pirada claro e disse que queria meu dinheiro de volta. O prazo era de 90 dias mas como eles estavam errados decidiram devolver o $$$ (ainda bem que eu guardo nota fiscal de tudo).

Outra coisa muito interessante é o que eles chamam de  período de “cooling off “, quando você compra ou assina qualquer contrato em sua casa, ou aceita uma oferta pelo telefone, se o valor for superior a $50 dólares você tem direito a um período de 10 dias (aqui em Ontário) para se arrepender e cancelar o contrato sem qualquer penalidade. Ou seja um período para pensar com calma. Imagine aquele povo ligando para sua casa e te oferecendo seguro ou um novo contrato de celular, no telefone tudo parece uma maravilha mas quando você examina com calma vê que se deu mal. Esse cooling off serve exatamente para isso.

Quando cheguei aqui demorei a entender os direitos e vantagens oferecidos ao consumidor e tinha até vergonha de devolver coisas (que boba heim) hoje aproveito essa política no que posso. Atualmente não tenho tempo de ir no shopping e ficar de loja em loja experimentado roupas, compro um monte de coisas e trago para experimentar em casa. Depois é só devolver o que não gostei. O lado decoradora também agradece, posso comprar as coisas e testar se combinam ou não. O marido também agradece pois odeia ir no shopping comprar qualquer coisa e ama quando eu compro para ele. Enfim, um mundo de possibilidades e um imenso consumismo. 🙂

Informações Úteis

Para mais informções sobre os direitos dos consumidores em Ontario visite o site do Consumer Protection, nas outras províncias clique aqui.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário