Alert Ready: o sistema de alerta de emergência do Canadá

Na semana que se inicia no dia 6 de maio, o Canadá vai começar a testar um novo sistema de alerta que vai agilizar a transmissão de informações em caso de desastres naturais, incêndio, terrorismo ou qualquer outro tipo de ameaça a segurança da população. Então não se assuste se o seu celular começar a apitar de repente. Eles já fizeram isso na TV e levei o maior susto porque não sabia o que era!

O National Public Alerting System, que já emite avisos no rádio e TV, será ampliado e passará a direcionar os alertas também para os aparelhos de celular e tablets. O aviso será recebido em todos os aparelhos compatíveis, conectados a uma rede de telefonia LTE. O alerta virá em forma de uma mensagem escrita, acompanhada de uma sirene parecida com a de uma ambulância mais vibração do aparelho. O tipo de som vai depender da empresa e dos settings do aparelho mas será parecido com esse do vídeo acima. O som e a vibração irão durar em média 8 segundos.

Em Ontário o alerta será emitido em celulares, rádio e TV, às 1:55pm do dia 7 de maio. Em British Columbia no dia 9 de maio às 1:55pm e em Quebec, dia 7 de maio às 9:55am. No site Alert Ready tem informações detalhadas sobre o alerta com datas e horários específicos para cada província, respostas às dúvidas mais frequentes e os tipos de alerta que poderão ser emitidos.

Essa semana será apenas um teste mas em caso de uma situação de emergência real, que coloque em risco a vida da população, o alerta será enviado juntamente com instruções do que fazer. Então é super importante que as pessoas saibam o que esperar e sigam as instruções que forem passadas. As autoridades esperam que esse novo sistema possibilite prevenir e orientar mais rápido, evitando que as pessoas fiquem perdidas sem saber o que fazer num momento de emergência.

É importante lembrar que há limitações no sistema e portanto aparelhos desligados, ou ajustados para wi-fi only não irão receber o alerta.  Celulares que estiverem em modo silencioso também podem não ouvir a sirene.


Imagens divulgação do Alert Ready

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário