Governo canadense vai dar ajudinha financeira para comprar a primeira casa no país

Estava conversando com a mortgage broker Flávia da Silva (Licença #12728 – FSCO #M08009600) e ela me contou uma novidade que vai facilitar, e muito, a vida de quem está planejando comprar a primeira casa no Canadá. O governo canadense vai dar uma contribuição financeira aos novos compradores. E essa grana já pode servir como parte do down payment.

Para quem não conhece a Flávia, ela já tem mais de 10 anos de experiência atuando no Canadá e é especialista em financiamento imobiliário Ela já fez outros posts no blog respondendo dúvidas dos leitores sobre financiamento e dando dicas importantes para quem vai comprar o primeiro imóvel aqui. Recomendo a leitura desses posts para entender melhor como funciona o financiamento e se familiarizar com o vocabulário em inglês, referente ao assunto.

Mas afinal, quanto será esse incentivo?

O governo canadense anunciou em seu orçamento de 2019 o novo incentivo para pessoas que irão comprar imóvel pela primeira vez, chamado First-Time Home Buyer Incentive (FTHBI).

Com esse incentivo o comprador pode receber 10% do valor de um imóvel novo e 5% se não for uma nova construção.

Quem irá administrar esse programa é o Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC).

Como vai funcionar

Nem todos os detalhes do programa foram divulgados ainda, somente alguns pontos importantes. Para ter direito a receber o incentivo financeiro será preciso atender aos requisitos abaixo:

– É preciso ser first time home buyer, ou seja, nunca ter comprado nenhum imóvel no Canadá.

– Ter 5% do valor do imóvel para dar de entrada.

– Se qualificar para o financiamento do imóvel, de acordo com as regras atuais.

– A hipoteca deve ter seguro.

– A renda familiar do comprador deve ser inferior $120,000 por ano.

– O incentivo recebido não pode ser mais do que quatro vezes a renda familiar dos participantes.

– O preço máximo do imóvel tem que ser $505,000. Apesar de parecer um valor baixo, quando se pensa em relação a cidades grandes, como Toronto e Vancouver, a agência CHMC observou que 23% das transações na área de Toronto são de menos de $500,000 e que 10% das compras de Vancouver estão abaixo desse limite. Segundo dados de 2018, mais de 2000 pessoas teriam se beneficiado desse incentivo em Toronto e 1000 na Grande Vancouver. O programa dispõe de $1,25 bilhões, num período de 3 anos.

O melhor de tudo é que não será necessário fazer pagamentos mensais para devolver o valor, então não irá aumentar a prestação da mortgage. O valor poderá ser pago após a venda da casa.

Esse incentivo entrará em vigor a partir de setembro de 2019. O governo espera que 100 mil novos compradores sejam beneficiados com o programa nos próximos três anos.

Se você pretende comprar um imóvel, sugiro conversar com a Flávia da Silva. Ela poderá tirar suas dúvidas sobre empréstimo, fazer uma análise de crédito, dar dicas de como se qualificar para um financiamento de imóvel residencial ou comercial, e também te ajudar a conseguir o novo incentivo do governo. O telefone dela é (416) 804-7705, o email flavia@flaviadasilva.com e o website é www.flaviadasilva.com. A Flávia está sempre anunciando novidades de como comprar casa em seu Instagram @_flaviadasilva e página no Facebook. Mencione que ficou conhecendo seu trabalho através do blog, assim ela volta mais vezes aqui para dar dicas para vocês. 😉

Flavia da Silva - Compra da primeira casa no Canadá

Gostaria de agradecer a Flávia da Silva por ter trazido essa ótima novidade e por sempre disponibilizar o seu tempo para dar dicas e tirar dúvidas dos leitores do blog.

Fotos: arquivo pessoal da Flávia e Shutterstock

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário