10 dicas práticas para organizar sua casa

Depois que me mudei, senti muita dificuldade em achar tempo para organizar a casa em meio a loucura da minha rotina diária. Simplesmente demorei meses para conseguir dar conta de fazer isso. Minha última mudança foi há 11 anos atrás e na época não tinha nem filhos, nem quase nada em casa. Dessa vez foi tanta tranqueira que fiquei zonza. Além de não achar tempo, confesso que fiquei bem perdida, sem saber onde colocar as coisas. Acabei guardando tudo em qualquer lugar, só para tirar do caminho e isso dificultou a organização depois. Em meio a essa confusão, comecei a buscar dicas práticas de arrumação e acabei encontrando o perfil da Tatiana Corbucci no Instagram. Ela é da arquiteta e personal organizer, fundadora da empresa Make It Easy.

Organizar

Como eu adoro as dicas que ela coloca no seu Instagram, resolvi convidá-la para fazer um guest post aqui, com algumas dicas de organização e de como incorporar essa tarefa na nossa rotina.

Com a palavra Tatiana:

1- Primeiramente, faça uma programação. Escolha por onde irá começar e quanto tempo irá investir na tarefa. Uma ideia é começar com 15 minutos diários, para que isso comece a fazer parte da sua rotina. Aos poucos aumente o tempo, especialmente nos finais de semana.

2- Envolva as crianças na atividade. É importante ensiná-las aos poucos para que elas desenvolvam essa habilidade e fiquem mais estimuladas a fazerem suas tarefas .

3- Comece pelo ambiente mais fácil, assim você não se sente sobrecarregada(o) e aos poucos vai entrando no ritmo da organização.

4- Use a regra do 1 para 1. Para entrar coisas novas, temos que descartar algo antigo primeiro. Nessa época sempre queremos comprar uma coisinha nova para enfeitar a casa, mas para evitar que você acumule itens que não precisa, aumentando a bagunça, descarte algo antigo antes de comprar uma coisa nova.

5- Comece separando os items por categorias. Quando categorizamos, visualizamos a quantidade de items e o que realmente precisamos manter e descartar.

6- Sempre tenha a mão 3 caixas: uma para doação, uma para reciclagem e outra para descarte.

7- Separe uma caixa para todos aqueles items que precisam de reparos e deixe num lugar visível como ao lado da sua porta de entrada. Isso te ajudará a lembrar de leva-los na próxima vez que sair de casa.

8- Tente encontrar um sistema que funcione pra você. Não há uma fórmula mágica, nem certo ou errado. Tem pessoas que precisam deixar as coisas mais visíveis para conseguir mante-las organizadas, outras não.

9- Não esqueça de organizar os papéis. Eu sei, essa é a pior parte! Tente manter um arquivo separado para cada tipo de conta. Pode ser caixas, fichários, arquivo de pastas, etc. Uma boa ideia é separar uma cor para cada.

Organizar

10- Para finalizar, tente deixar as emoções de fora quando for organizar. Lembre-se: organizar não é perfeição, é ser mais eficiente, reduzir stress e bagunça, para ganhar tempo e melhorar sua qualidade de vida!

Caso você precise de uma mãozinha na sua organização, a Tatiana poderá te ajudar pois sua empresa é especialista nisso e em decoração de interiores. Ela atende em toda região da Grande Toronto (GTA) e transformará o seu espaço num ambiente mais funcional e produtivo. Seus contatos estão no website da Make It Easy.

Sorteio

Em parceria com o blog, a Tatiana vai sortear 4h de organização para um seguidor sortudo que mora na região da GTA. O sorteio está rolando no meu Instagram @Livi_souza, passe lá para ver como participar.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário